sábado, 23 de julho de 2011

Dicas da Rita Lobo para uma Marmita Phyna

Tem alguns blogs e sites que eu visito sempre, e o Panelinha é um deles. Essa semana passei para ver as novidades e no blog da Chef Rita Lobo tinham duas matérias, muito bacanas, sobre como preparar uma marmita. Eu adorei, já que sempre levo a minha martitinha para o trabalho, e às vezes a gente fica meio sem ideia, né? Sem contar que as receitas dela, além de deliciosas, são super saudáveis e lights... São dois posts, e em um deles tem um vídeo que ela fez sobre o tema para o GNT Fashion. Só achei engraçado ela reclamar da vasilha de plástico, que é o que eu levo...hehehehehe. Vou repensar a idéia e ver se acho uma bolsinha térmica phyna como a dela. ;-)

Post com vídeo >>>> AQUI
Post com mais dicas de preparo>>>> AQUI

PS: aqui no blog tem várias receitas de marmitas. Basta clicar na palavra MARMITA, na lista de marcadores que fica no lado direito da tela, e escolher a sua!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Crumble de Morangos

Nem eu me lembrava mais, mas a farofinha que sobrou desse bolo estava esquecida no congelador, esperando um uso. Outro dia descobri a dita cuja em um cantinho, entre as cerejas secas e os pistaches comprados na Itália (também na espera de alguma receita), e resolvi fazer um crumble, aproveitando os morangos que começam a aparecer aos montes. Eu apenas pequei o que sobrou (receita original aqui), acrescentei um pouco de aveia em flocos grandes e ajustei a textura com um tiquinho de manteiga (no olhômetro mesmo). Piquei uma bandeja de morangos em pedaços grandes, acrescentei uma colher de chá de amido de milho e uma colher de sopa de açúcar refinado, e misturei. Espalhei por cima a cobertura e levei ao forno por 25-30 minutos, ou até começar a borbulhar e dourar por cima. Se quiser, pode servir acompanhado de uma bola de sorvete de creme que fica show!

Frio combina com Fondue

Há uns 15 dias eu e o meu amoreco fizemos uma Noite de Fondue. Tudo muito prático, mas ficou ótimo! Comprei uma caixinha com a mistura ponta para fondue de queijo, e só acertei o tempero, acrescentando vinho branco, pimenta do reino e noz moscada moídas na hora. Para acompanhar, um bom pão italiano cortado em cubos, iscas de filé mignon e, para amenizar um pouco a culpa, brócolis e cenoura cozidos no vapor e cebola inteira (daquelas pequenininhas) também cozida no vapor e depois levemente caramelizada no shoyu com crema de balsâmico. Para mim, o que combinou mais foi o brócolis. Muito bom! Lembrando que não é para cozinhar até amolecer não, tá? Tem que ficar mais para al dente... Uma pena que quando fui tirar fotos da mesa arrumadinha descobri que a máquina estava sem bateria. Precisei colocar para carregar e depois, no meio do jantar, tirei essa foto, corrida, para não estragar o clima. Vocês entendem, né? ;)


PS1: a ideia (ficou horrível sem acento, mas é assim mesmo) era finalizar com fondue de chocolate, mas o de queijo encheu bem. Fica para outro dia...
PS2: olha aí, no cantinho superior esquerdo da foto, o carregador de bateria...risos

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Receitas Ilustradas

Em minhas andanças pela internet descobri esse site, que eu achei incrível! Chama-se They Draw & Cook, e é mantido por dois irmãos, Nate e Salli, que trabalham juntos com design e ilustração, e tiveram essa idéia. Hoje o site tem muitas receitas, feitas por ilustradores de todo o mundo,  inclusive do Brasil. É possível selecionar as receitas por tipo, ingrediente, ou estilo de desenho! Separei algumas que eu gostei para mostrar aqui:








  
Esse gatinho não é a coisa mais fofucha do mundo? Ownnnn...

domingo, 17 de julho de 2011

Para começar bem a semana...


Detalhe da Igreja Sagrada Família, projetada por Gaudí.
Barcelona - Espanha

Torta de Legumes com Carne Moída



Em um dia de pouco trabalho, estava eu passeando pelos food blogs e procurando uma receita com legumes, para variar um pouco o meu repertório. Daí que, fuçando nos arquivos antigos do Figos & Funghis, encontrei essa torta delícia, cuja foto me fisgou antes mesmo de ler os ingredientes e o modo de preparo. Fiquei com água na boca, decidi fazer naquele mesmo dia, e não me arrependi! Já entrou para a minha lista de favoritos e pretendo fazê-la muitas outras vezes.

Torta de Legumes com Carne
Receita daqui
 
-      3 batatas médias
-      2 cenouras grandes
-      3 mandioquinhas (batata baroa) grandes
-      1 abobrinha italiana média
-      1/3 maço de brócolis comum, cortado em pequenos buquês
-      1 cebola grande
-      1 alho poró
-      2 dentes de alho
-      500g de patinho moído
-      25gr de bacon picadinho
-      3 ovos orgânicos ou caipiras grandes
-      1 xícara de farinha de trigo
-      1 1/2 colher de chá de fermento
-      2 colheres de sopa bem cheias de creme de ricota light
-      Azeite extra-virgem
-      Salsinha e cebolinha picadinhas na ponta da faca
-      Páprica defumada picante, pimenta calabresa, pimenta-do reino moída na hora e sal a gosto
-      Queijo parmesão ralado para polvilhar
 
 
Descasque e corte em pedaços grandes as batatas, as cenouras e as mandioquinhas. Cozinhe até amaciar (sem ficar mole demais) e depois amasse grosseiramente. A idéia é ficar bem "pedaçudo". Reserve. Refogue o bacon picadinho na própria gordura, e junte a carne moída com a cebola e o alho. Tempere com páprica, pimenta calabresa e sal, e mexa até que a carne fique bem sequinha. Desligue o fogo, acrescente salsinha e cebolinha e reserve. Em outra panela, refogue a abobrinha picada em cubinhos, os buquês de brócolis e o alho poró fatiado em um fio de azeite, até amaciar levemente. Reserve.
 
Unte uma assadeira de 25cm de diâmetro com um fiozinho de óleo, e forre o fundo com papel manteiga (unte o papel também). Se você tiver uma assadeira de aro removível é melhor, mas eu não tenho e mesmo assim consegui desenformar com facilidade. Acrescente a farinha de trigo, o fermento e os ovos levemente batidos à mistura de batata, baroa e cenoura, mexendo delicadamente. Como indica o site, a consistência deve ficar semelhante à de uma salada de maionese. De achar que foi pouca farinha, acrescente mais. A receita original pedia 1 1/2 xícara, mas para mim não foi necessário. Tempere com a pimenta do reino e o sal. Cubra o fundo da assadeira com metade desta mistura e nivele a massa. Acrescente a carne moída com bacon, fazendo uma nova camada.
 
Junte ao restante da mistura de legumes a abobrinha, o brócolis e o alho poró refogados, bem como o creme de ricota, e misture delicadamente. Despeje sobre a camada de carne, alise com uma espátula, e polvilhe queijo parmesão ralado. Asse por 30-40 minutos, em forno pré-aquecido a 210°. Deixe esfriar um pouco, antes de desenformar. A torta rende bastante, e para mim serviu como refeição principal, acompanhada apenas de uma saladinha. Hummmmmm!

sábado, 16 de julho de 2011

Chocolate Fudgy Brownies

Estava em casa com o meu sobrinho, e ele me perguntou se a gente não iria preparar nenhuma receita. Perguntei o que ele queria cozinhar, e ele respondeu: Bolo! Eu não tinha muitos ingredientes em casa, mas me lembrei de uma barra de chocolate amargo na despensa e resolvi preparar um brownie que eu vi no livro da Dona Martha, e que usa poucos itens no preparo (sem contar que suja apenas uma vasilha). Eu já falei aqui sobre o livro, mas aproveito pra repetir: comprem que vale muito à pena!

O brownie é muito, muito bom! Denso e  "chocolático" como deve ser, e com uma deliciosa casquinha crocante por cima. Entretanto, é preciso prestar atenção em algumas coisinhas: na primeira vez que eu fiz, por pura hipocrisia para reduzir um pouco a culpa, substituí o açúcar comum pelo light, coisa que já havia feito em outras receitas, sem problemas. Mas nesse caso realmente não ficou legal, talvez por causa do volume, já que o light vai só metade da quantidade indicada. Outra coisa: prestem muita atenção ao tempo de forno! Se, ao espetar o palito na massa, ele sair seco, é porque o browbie passou do ponto. O correto é sair úmido, com alguns pedaços de massa agarrados. Brownie que assa demais vira bolo comum, e fica ressecado... eca!



Chocolate Fudgy Brownies
Receita daqui

-      1 xícara de manteiga sem sal, mais um pouco para untar
-      225gr de chocolate amargo picado
-      1 1/2 xícara de açúcar
-      4 ovos grandes, orgânicos ou caipiras
-      1 colher de chá de extrato de baunilha (fui de essência mesmo)
-      3/4 xícara de farinha de trigo
-      1/2 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma 20x20 e cubra com papel manteiga, deixando uma folga nas laterais, como se fossem duas "alças". Isso facilita na hora de desenformar. Derreta a manteiga e o chocolate no microondas ou em banho maria. Se for utilizar o microondas, regule o tempo para 1 minuto na potência 70, e se não der ligue por mais 1 minuto (em geral é o suficiente). Deixe resfriar, em temperatura ambiente, por 10 a 15 minutos. Eu acho que não esperei nem 10 minutos (vai convencer uma criança de 5 anos!). 

Depois de resfriar, acrescente o açúcar e mexa até incorporar. Junte os ovos, um de cada vez, mexendo até ficar homogêneo, após cada adição. Misture a baunilha. Gentilmente, com uma espátula, junte a farinha e o sal. Não misture demais. Despeje a massa na assadeira e alise com a espátula. Asse  por 40-45 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia com algumas migalhas úmidas grudadas. Inacreditavelmente, no meu forno mequetrefe, levou 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Se você tiver uma gradinha, melhor ainda. Para desenformar, utilize as "alças" de papel. 


Essa é uma das melhores partes: raspar a vasilha! :D

domingo, 10 de julho de 2011

sábado, 9 de julho de 2011

Trouxinha Integral com Recheio de Ricota, Espinafre e Tomate



Não sei se isso acontece com todo mundo, mas no inverno eu custo a sair da cama. Sei lá, ainda está escuro, o tempo fica mais frio, enfim, é uma dificuldade. Com isso, muitas vezes eu saio de casa sem tomar o café e acabo comendo um salgado na lanchonete em frente ao trabalho. Péssimo, eu sei...

Para tentar minimizar o prejuízo na dieta quando isso acontece, decidi que faria um salgado, e deixaria congelado. Assim, nos dias de atraso, é só pegar um no congelador e levar para comer no trabalho (lá tem microondas e uma pequena copa para refeições). Também deixei na minha gaveta uma caixinha com vários tipos de chás, e umas frutinhas secas ou barrinhas de cereal caseiras para acompanhar.

Escolhi uma receita do Panelaterapia. Elá já postou várias vezes, pois a massa pode ser trabalhada de diversas formas, inclusive para fazer pães enrolados. Me impressionaram ainda os diversos comentários de gente que também havia feito (e adorado) a massa! Como eu queria algo mais light e saudável, fiz diversas adaptações: troquei metade da farinha comum por integral, reduzi a quantidade de óleo e troquei o açúcar comum por mascavo. Para o recheio, fiz uma misturinha deliciosa de ricota, espinafre e tomates sweet grape.

Ah! A massa rende muito... Deu para fazer 11 salgados grandes, até que o recheio acabou e ainda tinha bastante massa para usar. Precisei então comprar mais ricota, acabei usando o resto da massa para fazer um pão enrolado imenso, com uns 35cm! Se você for preparar só salgados, pode dobrar, ou fazer 1 1/2 quantidade de recheio.



Massa Básica para Salgados Assados
(receita adaptada daqui)

-      1 e 1/2  xícaras de água morna
-      1/3 xícara de óleo de canola
-      2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
-      1/2 colher  (sopa) de sal
-      1 colher (sopa) de fermento biológico seco para pães
-      250gr de farinha de trigo comum, aproximadamente
-      250gr de farinha de trigo integral, aproximadamente

Para prepara a massa, misture o óleo, o açúcar, o sal e o fermento em uma vasinha grande. Acrescente a água morna (não deixe esquentar demais para não matar o fermento), e em seguida a farinha de trigo aos poucos. Vá misturando com as pontas dos dedos, até dar liga. No meu caso, precisei colocar um tiquinho mais do que o indicado. Não precisa sovar demais, nem deixar descansar, ou esperar crescer. Faça os salgados que preferir, pincele gema de ovo e leve ao forno. Eu não tinha ovos em casa, então pincelei com um pouquinho de azeite e joguei gergelim preto por cima.
.
Recheio de Ricota, Espinafre e Tomate
(suficiente para fazer 12 salgados, aproximadamente)
.
-      1 ricota temperada com ervas
-      1/2 maço grande de espinafre (ou um pequeno)
-      1 cebola grande picada
-      1 bandeja de tomatinhos sweet grape partidos ao meio
-      2 dentes de alho bem picadinhos
-      2 colheres de sopa de creme de ricota light
-      salsinha e cebolinha
-      sal e pimenta a gosto
.
Refogue em uma panela a cebola e o alho, acrescente os tomates e as folhas de espinafre rasgadas. Amasse a ricota com um garfo, acrescente a mistura de tomates e espinafre, o creme de ricota, e misture. Tempere a gosto.

A Cultura Alimentar dos Estados Unidos

Estava navegando pela web, e achei esse artigo no UOL. Muito interessante! Fala sobre a cultura alimentar dos EUA, e como durante muito tempo a quantidade de comida era mais importante do que a qualidade, o que explica as porções exageradas consumidas atualmente. Para ler, clique aqui


O diagrama acima mostra a nova política defendida pela primeira dama Michelle Obama, em substituição à Pirâmide Alimentar. Para conhecer melhor as novas diretrizes clique aqui.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Torta de Coco com Chocolate


Semana passada foi aniversário da minha sogra querida (graças à Deus, sempre dei muita sorte com as minhas sogras – a atual e as ex). Como teria um churrasco para comemorar, e eu  D E T E S T O  chegar de mãos vazias, resolvi fazer um docinho para contribuir. Na hora eu pensei em uma receita do livro Martha Stewart’s Baking Handbook (uma Bíblia para os amantes do baking). Perguntei para o meu namorado e, quando ele me disse que ela adorava coco, eu tive certeza que era o destino...

O preparo da torta possui várias etapas, e parece complicado de fazer, mas não é nada difícil... Nas fotos ela ainda está na fôrma, eu levei assim, com medo de quebrar, e deixei para desenformar quando chegasse. Minha intenção era tirar outras fotos, inclusive de uma fatia cortada, para poder mostrar as camadas, mas não teve jeito. A torta sumiu em questão de segundos. Sucesso absoluto! Também pudera, modéstia à parte ficou muito gostosa, e nada enjoativa. O custard de coco tinha um gosto marcante, mas não exagerado, e não ficou doce demais. 

Momento cultural: o recheio de coco se chama  custard. Custard é um creme, feito com leite, ovos, açúcar e amido de milho, entre outras coisas. É muito comum na Inglaterra e muitas vezes é também chamado de creme inglês. É mais ou menos parecido com o nosso creme de pavê, só que este é feito com leite condensado. Também existe o curd, que, até onde eu sei, é feito sem leite, apenas ovos, manteiga, açúcar e, normalmente, limão. Mas isso já é assunto para outra conversa... ;)

Uma última observação: o pulo do gato dessa torta é a camadinha de chocolate entre a massa e o recheio! Além de dar um sabor todo especial (chocolate com coco é tudibom), ele tem a função de “vedar” a massa, impedindo que ela fique úmida e amoleça, ao colocar o custard. Entretanto, resista à tentação de fazer uma camada grossa demais, ou depois que secar ele vai ficar muito duro de partir.

Torta de Coco
(torta e massa ligeiramente adaptadas daqui)

-      1/2 Receita de Pâte Brisée (ver no final)
-      Farinha de trigo, para polvilhar
-      60gr de coco ralado em fitas
-      4 gemas de ovos grandes
-      3 xícaras de leite de coco sem açúcar
-      2/3 xícara de açúcar cristal
-      5 colheres de sopa de amido de milho
-      1/4 colher de chá de sal
-      80gr de chocolate meio amargo
-      1 xícara de creme de leite fresco, bem gelado
-      1/4 xícara de açúcar de confeiteiro

Pré-aqueça o forno a 190°. Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo e transfira para a fôrma. Ajuste bem e acerte as beiradas. Faça diversos furos com um garfo. Se achar que a massa está muito mole, deixe na geladeira por mais uns 30 minutos (eu nao achei necessário). Coloque um papel alumínio ou papel manteiga sobre a massa, cubra com feijões secos e asse por 15-20 minutos, até que as bordas estejam douradas. Remova o papel alumínio e os feijões e volte ao forno, até dourar por igual (mais uns 15 minutos). Deixe sobre uma gradinha para esfriar, na forma mesmo. Ah! Na receita original pede-se para pincelar a massa com um ovo batido antes de levar ao forno, mas eu sinceramente achei desnecessário.

Abaixe a temperatura do forno para 160°. Coloque as fitas de coco em uma assadeira e leve ao forno, agitando ocasionalmente, até que estejam dourados e perfumados (aproximadamente 10minutos). Retire do forno e reserve.

Em uma tigela, bata levemente as gemas e reserve. Em uma panela, misture o leite de coco, açúcar cristal, amido de milho e sal. Leve ao fogo (não deixe ferver), e cozinhe, mexendo constantemente, até aquecer e o açúcar derreter (3 a 4 minutos). Retire do fogo, e junte 1/4 dessa mistura às gemas de ovos, mexendo bem para incorporar (use o fouet). Acrescente o restante da mistura e mexa. Volte ao fogão e cozinhe em fogo médio-alto, mexendo sempre com o fouet, até que o creme fique bem grosso, e bolhas apareçam no centro da panela (mais uns 3 minutos). Transfira o creme para uma tigela média, e cubra com filme plástico, pressionando-o diretamente sobre a superfície para evitar a formação de película. Coloque essa tigela sobre outra tigela maior, com água fria e gelo, e deixe até esfriar completamente.

Derreta em banho-maria ou no microondas 60gr do chocolate meio amargo. Mexa até ficar homogêneo e reserve até esfriar ao toque, mexendo ocasionalmente. Usando um pincel culinário, espalhe o chocolate no interior da massa da torta, já fria. Coloque na geladeira ou no freezer até ficar firme ao toque, cerca de 10 minutos.

Para preparar o chantilly é simples: bata o creme de leite bem gelado com o açúcar de confeiteiro em uma batedeira, até formar picos moles. Reserve.



Agora a montagem: depois que o chocolate firmar, despeje dentro da massa o custard de coco, nivelando com uma espátula. Por cima do creme, espalhe o chantilly. Pouco antes de servir, decore a torta com as fitas de coco tostadas e, para finalizar, rale por cima de tudo o restante do chocolate meio amargo.

Pâte Brisée

-      300gr (2 1/2 xícaras) de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
-      1 colher de chá de sal (eu coloquei um pouco menos)
-      200gr de manteiga sem sal fria, cortada em pedaços pequenos
-      1/4 xícara (aproximadamente) de água gelada

Misture a farinha e o sal. Acrescente a manteiga, e rapidamente (quanto mais rápido melhor) misture, usando a ponta dos dedos até que fique com a textura de uma farofa. Adicione a água gelada aos poucos, manipulando o mínimo possível, apenas até dar liga (no meu caso, usei menos água que a quantidade sugerida). Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, e amasse mais uma vez para combinar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (ou até 2 dias).  Essa massa serve para fazer quiches, e pode ser congelada por até um mês. Se você tiver um processador, pode preparar a massa com ele. Fica até melhor, pois leva menos tempo.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Almoço de Domingo

Domingo passado minha mãe e meu sobrinho vieram almoçar comigo e meu namorado. Eu tinha na geladeira uma fraldinha já com destino traçado: preparar a carne de panela com cerveja preta, cuja receita (aqui) vi no blog Pecado da Gula. Para acompanhar, arroz branco soltinho e batatas e cebolas picantes com mel e gergelim, receita (aqui) do ótimo Pimenta no Reino.

A receita da carne eu apenas complementei com pimentão e simplifiquei um pouco o preparo, e ficou deliciosa! Sucesso total! As batatas não ficaram caramelizadas como as originais, mas a culpa foi do meu forno, que é uma m#$%&! Eu deveria ter cozinhado as batatinhas e cebolas primeiro, para depois levar ao forno, mas como comecei a preparar o almoço com antecedência, achei que fosse dar. Resultado, elas assaram por um tempaço, até que o almoço já estava todo pronto e os legumes ainda estavam duros. Por fim, desisti, piquei as batatas (que já eram pequenas) em 4 para facilitar e coloquei um pouco de água na fôrma ver se elas amaciavam logo. Acrescentei um pouco do mel para deixar agridoce, mas não deu para deixar até dourar. Em todo o caso, ficaram gostosas... Enfim, vou colocar aqui a receita original, com o acréscimo das cebolas, e se o seu forno for uma porcaria como o meu, você aferventa os legumes antes de assar, combinado



Fraldinha ao Molho de Cerveja Preta

-      1kg de fraldinha sem gordura em cubos grandes
-      2 cebolas picadas
-      2 dentes de alho picados
-      1 Pimentão verde grande picado
-      1 lata de molho de tomate pronto
-      1 lata de cerveja preta
-      1 vidro de cogumelos fatiados escorridos
-      cheiro verde picado
-      1 envelope de caldo de carne sem gordura
-      óleo de canola
-      louro, sal e pimenta a gosto (se você achar necessário)

Corte a carne em cubos grandes. Leve à panela de pressão a carne, a cebola, o alho e o pimentão, com um fio de óleo. Mexa até selar todos os lados da carne. Acrescente o caldo de carne, a pimenta, o louro, a cerveja e o molho de tomate. Misture bem e acerte o sal. Se achar que ficou muito grosso, coloque um pouco de água, tampe e deixe pegar pressão. Depois marque 40 minutos. Com muito cuidado para não queimar (morro de medo de panela de pressão), leve a panela debaixo da água corrente e espere a pressão sair para abrir. Veja se a carne já está macia ou se será necessário mais algum tempo no fogão. No meu caso, foi suficiente. Junte os cogumelos, o cheiro verde, e sirva em seguida.

Batatinhas e Cebolas Picantes com Mel e Gergelim

-      12 Batatas bolinha com casca, já lavadas
-      12 Cebolas pérola (aquela pequena, do tamanho da batata)
-      Páprica defumada picante, curry, pimenta-do-reino, garan masala, canela em pó, alecrim, tomilho e sálvia desidratados e sal à gosto
-      Azeite extra-virgem
-      Gergelim claro e escuro
-      Mel

Coloque em uma assadeira grande as especiarias (use a quantidade que quiser, ajustando ao seu gosto) e acrescente um pouco de azeite, mexendo até formar uma pasta. Junte as batatas e as cebolas, misturando bastante para distribuir bem o tempero. Levar ao forno alto pré-aquecido até que elas amaciem. Quando chegarem nesse ponto, retire a assadeira do forno e acrescente mel suficiente para envolver as batatas e cebolas (vá sacodindo a assadeira para com movimentos para frente e para trás, para ajudar a incorporar o mel). Leve novamente ao forno até que estejam caramelizadas (= bem douradas). Retire do forno e acrescente o gergelim torrado.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

E na marmita, vai o quê?

Salada de Alface, Gorgonzola, Nozes, Cebola Caramelizada, Pêra e Maçã Verde

Muito fácil, e ficou ótima! Preparei as cebolas caramelizadas  do jeito que eu já mostrei aqui. Daí misturei a cebola, as alfaces americana e crespa rasgadas grosseiramente, um pedaço de gorgonzola esmigalhado, nozes picadas (se você puder tostar fica melhor, mas não deu tempo e ficou bom do mesmo jeito), maçã verde e pêra picadas. A princípio eu ia usar só a maçã, mas ela estava super-ultra-mega-azeda, então reduzi a quantidade e acrescentei pêra, pois estava sentindo falta de um docinho para equilibrar. Ah! As frutas não aparecem nas fotos, pois eu deixo para picar lá no meu trabalho, na hora do almoço, para que não escureçam. Não tem quantidade certa não, tá? Cada um coloca conforme o seu gosto. Para temperar, desta vez  eu usei um molho pronto, desses de iogurte. Mas se você tiver tempo, prepara um molho caseiro que fica muito melhor, combinado?


Barrinha de Cereal Caseira Light



Daí que eu cismei que iria fazer as minhas próprias barrinhas de cereais.... Procura daqui, procura dali, achei receitas deliciosas, principalmente em um livro da Mestra Martha Stewart. Acontece que as dela não eram lá muito light (eram bem calóricas mesmo, para falar a verdade). Encontrei então uma receita no site Banquetes & Lanchinhos, que era a com menor quantidade de gordura, e preparei com algumas pequenas adaptações, só para variar... ; )

Cozinhei com a ajuda do meu sobrinho e sous-chef (todo dia ele me pergunta com que tamanho ele pode virar o "chefe"...risos), pois o preparo é bem simples, e as barrinhas ficaram muito gostosas. Recomendo! Abaixo a receita, já com as minhas adaptações. A original você encontra aqui

Barrinhas de Cereais Light

-      4 colheres de sopa de açúcar mascavo
-      1/3 xícara de mel
-      2/3 xícara de aveia em flocos grossos
-      1/3 xícara de aveia em flocos finos
-      4 colheres de sopa de gergellim
-      3 xícaras bem cheias de flocos de milho sem açúcar 
-      1/3 xícara de damascos picados
-      1/3 xícara de cerejas secas picadas
-      1/3 xícara de castanha do pará picada grosseiramente
-      1 colher de sopa de manteiga
-      1 pitada de sal

Misturar todos os ingredientes em uma panela grande e levar para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, por 10 minutos. Retire do fogo e despeje a massa em uma forma forrada com papel manteiga e levemente untada. Nivele a massa compactando bem. Para fazer isso eu cobri a massa com outra folha de papel manteiga e achatei com o rolo de massa, mas você pode usar uma garrafa, ou um copo. Ao contrário da receita original, eu esperei esfriar e endurecer, e depois cortei com uma faca de serra. Eu cortei mais ou menos do tamanho de uma barrinha comum, mas fica a gosto de cada um. Embrulhe em papel laminado ou manteiga.