domingo, 28 de abril de 2013

Bolo Formigueiro Vapt-vupt (suja só uma vasilha!)


Bolo formigueiro é uma unanimidade. Todo mundo adora! Se for preparado em 5 minutos (sem contar o tempo de forno, óbvio), e sujar apenas uma vasilha, melhor ainda! Como eu sempre digo aqui no blog, a sua receita ficará tão boa quanto os ingredientes que você usar, por isso consiga o melhor extrato de baunilha, e o melhor chocolate que puder. No caso, eu usei splits de chocolate amargo da Callebaut. Aqui em BH tem para vender na Maria Chocolate, eles também vendem on line, mas nunca comprei dessa forma, não sei se funciona, nem qual a área de entrega...

A receita, que no original era de um bolo de baunilha, veio do livro Piece of cake!, que eu adoro, e a quem sempre recorro quando quero fazer um bolo rápido e prático. Todas as receitas do livro são do tipo "one-bowl cake", quer dizer, daqueles que sujam apenas uma vasilha. Perfeito!

Bolo Formigueiro

-      1 1/3 xícara de farinha de trigo
-      2/3 xícara de açúcar
-      2 colheres de chá de fermento em pó
-      1/2 colher de chá de sal
-      1 ovo grande, em temperatura ambiente
-      2/3 xícara de leite
-      1/4 xícara de manteiga amolecida
-      1 colher de chá de extrato de baunilha
-      2/3 xícara de granulado de chocolate

Preaqueça o forno a 180°. Unte e polvilhe com farinha uma forma redonda de 23 cm, ou uma forma de bolo ingês. Em uma vasilha grande, misture a farinha, açúcar, fermento e sal. Acrescente o ovo, leite, manteiga e baunilha e bata em velocidade média-baixa na batedeira ou no mixer, com o fouet adaptado por 1 minuto, até misturar tudo. Raspe as laterais da vasilha  e bata em velocidade média por mais 1 minuto. Eu fiz tudo na mão mesmo, e deu certo. Acrescente o granulado e misture com uma espátula, para que fique bem distribuído pela massa.  Verta a mistura na forma e asse por cerca de 30 minutos (faça o teste do palito, e não deixe ele sair seco demais). Deixe esfriar na forma por pelo menos 10 minutos, e depois inverta para desenformar.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cenouras Assadas In Cartoccio


A melhor forma de consumir legumes que já estão mais pra lá do que pra cá, e assando-os. O processo parece concentrar (e realçar) o seu sabor. Bastaria assá-los com um fio de azeite, e uma pitada de sal e pimenta, mas essa forma de preparo vai um pouco mais além, e acrescenta várias camadas de sabor à cenoura nossa de cada dia. Ficou MUITO bom! A receita veio do livro Revolução na Cozinha, do Jamie Oliver.

Cenouras Assadas In Cartoccio
(para 4-6 pessoas)

-      800 gr de cenouras
-      1 tira de bacon defumado picadinho
-      folhas de 2 ramos de alecrim fresco
-      1 dente de alho picadinho
-      1 laranja, raspas e suco
-      1 colher de chá de geleia de laranja (substituí por damasco)
-      1 colher de chá de manteiga
-      Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 200°. Descasque e pique as cenouras em pedaços de 2-3 cm. Peque uma folha de papel alumínio, com cerca de 60 cm, dobre-a ao meio (apenas para marcar) e depois abra de novo. Junte as cenouras no centro de uma das metades da folha. Espalhe o bacon, o alecrim e o alho sobre as cenouras. Rale a casca da laranja sobre elas e adicione a geleia e a manteiga, aos pedacinhos, por cima de tudo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Dobre a outra metade do papel sobre as cenouras, enrolando e comprimindo as extremidades, fechando 2 lados do pacote. Corte a laranja ao meio e esprema sobre as cenouras, fechando a extremidade restante. Coloque o pacote sobre uma assadeira e leve ao forno por cerca de 50 minutos, ou até que a cenoura fique macia, mas não desmanchando. Abra o embrulho cuidadosamente, e verta o seu conteúdo (cenouras e o caldo que se formou) em uma travessa. 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Smothie de Banana, Blueberries e Água de Rosas


Sempre que tem banana sobrando em casa, eu aproveito para fazer um bolo. Acontece que outro dia tinha banana demais (com o calor, elas amadureceram mega rápido), e ainda tinha outro bolo pronto. Então descasquei todas as frutas e congelei, até pensar em outro destino para elas. 

Parêntesis: a melhor compra que eu fiz foi uma geladeira com um congelador bem grande. Acho que já falei disso aqui no blog, meu congelador tem de tudo um pouco, e me ajuda demais no dia a dia. Faço receitas dobradas e congelo (tipo quibe, lasanha ou mesmo massa para quiche); compro carne ou frango e divido em porções menores; congelo pães, bolos e biscoitos; cozinho uma quantidade maior de grãos e congelo, também em porções menores; idem com caldo de legumes ou frango caseiro; e também guardo sobras, tipo claras de ovos, pedacinhos de salsão (para mirepoix), gengibre e frutas (abacaxi e banana), que viram suco.

Tendo também blueberries congeladas, e iogurte natural caseiro, resolvi preparar esse smothie, que é uma delícia de se tomar no café da manhã ou lanche da tarde. A água de rosas entra como aquele ingrediente secreto, que dá um plus. Cuidado, entretanto, para não exagerar, e deixar a sua bebida com gosto de perfume. 

Smothie de Banana, Blueberries e Água de Rosas
(rendimento: 1 copo grande)

-      3/4 xícara de iogurte natural
-      2 bananas (as minhas estavam congeladas)
-      1/2 xícara de blueberries (idem)
-      1 colher de chá de água de rosas
-      leite para diluir
-      açúcar à gosto
-      gelo (caso não utilize frutas congeladas)

Bata no liquidificador o iogurte, as bananas, as blueberries e a água de rosas. Adoce à gosto (as minhas bananas estavam bem docinhas, por isso coloquei 1 colher apenas). Se ficar muito grosso, pingue um pouco de leite, para melhorar a consistência. 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Muffins de Maracujá e Coco


Preparei esses muffins há alguns meses, para um café da manhã no trabalho, e foi um sucesso! A mesa estava repleta de bolos, biscoitos, pães, e sobrou muita coisa, mas nenhuma dessas belezinhas...rs. O bolo fica suuuper fofinho, e maracujá com coco é coisa linda dessa vida, vamos combinar. A receita é do livro Bom Dia Trancoso, que nunca me deixou na mão.

Muffins de Maracujá e Coco
rendimento: 12 muffins (depende do tamanho da forma)

-      1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
-      1 xícara de açúcar
-      3 ovos
-      1 1/2 xícara de farinha de trigo
-      1/2 xícara de leite
-      1 colher de chá de extrato de baunilha
-      1 xícara de coco ralado
-      2 maracujás
-      1 colher de sopa de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180°. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar, até virar um creme claro e fofo. Junte os ovos, uma a um. Misture o leite e a baunilha, e acrescente, alternadamente, com a farinha. Coloque o coco, as polpas dos maracujás (com as sementes), e o fermento, e mexa só até incorporar. Preencha 2/3 das forminhas com a massa e leve para assar (faça o teste do palito).

terça-feira, 9 de abril de 2013

Spanakopita: pastéis gregos de massa filo com espinafre e feta



Não sou uma grande conhecedora da culinária grega, mas tudo que provei até hoje foi bom! Com esses pasteizinhos não poderia ser diferente, eles ficam com uma casquinha suuuuuper crocante, e o recheio é bem gostoso. A receita é do ótimo livro Falling Cloudberries, e diz que eles também são bastante populares no Chipre. Eu fiz pastéis maiores (não imensos), mas você pode prepará-los naquele tamanho coquetel. Nesse caso, acho que poderia cortar as folhas de filo  na vertical (eu cortei no sentido do comprimento). 

Spanakopita
(rende cerca de 18 pastéis médios)

-      570 gr de folhas de espinafre (não pesei, usei um maço bem grandão, incluindo também os tallinhos mais tenros)
-      2 1/3 xícara de queijo feta esfarelado (não precisa apertar na xícara na hora de medir)
-      2 ovos, levemente batidos
-      noz moscada ralada na hora
-      3 colheres de sopa de parmesão ralado (use do bom, please)
-      450 gr (1 1/2 pacote) de massa filo
-      4-5 colheres de sopa de manteiga derretida ( a minha estava bem molinha, então não derreti)
-      pimenta-do-reino moída na hora

Mergulhe o espinafre em água fervente com sal por alguns minutos e depois escorra bem. Quando estiver esfriado um pouco, pique finamente, espremendo o máximo de água que puder. Coloque em uma vasilha, junte o feta e amasse com um garfo. Junte os ovos, noz moscada a gosto, parmesão, e tempere com pimenta-do-reino. Não precisa sal, o queijo já tem o suficiente.

Preaqueça o forno a 180°. Coloque uma folha do filo na bancada limpa (ou tábua) e pincele com a manteiga. Não precisa exagerar. Enquanto você trabalha com uma folha, mantenha as outras cobertas com um pano levemente umedecido, para não ressecarem (às vezes é um saco trabalhar com filo, mas o resultado final nunca decepciona). Coloque outra folha sobre a primeira e pincele com manteiga também. Corte em tiras de 10 cm, no sentido do comprimento (eu cortei a folha em 3 tiras, não medi). Se a massa rasgar (acontece direto) não tem problema, já que os pastéis serão enrolados várias vezes. Apenas emende como puder e continue (escolhi para as fotos um bem detonado, para vocês verem que no final tudo se resolve). 




Coloque 1 colher de sopa do recheio na ponta de cada tira e dobre, pegando a ponta inferior direita e levando até o lado esquerdo, para formar um triângulo, e continue dobrando até chegar no final. Pincele um pouquinho de manteiga na ponta para colar. Como é mais fácil mostrar do que escrever, tirei essas fotinhas para vocês verem. A qualidade não está boa, desculpe. Estava com as mão sujas de manteira, e não podia demorar demais, para a massa não ressecar. Pincele ambos os lados com manteiga e arrume tudo em uma assadeira, forrada com silpat (um daqueles tapetinhos de silicone, para não grudar). Se você não tiver, pode forrar com papel manteiga, mas não sei se sairá com a mesma facilidade. Não precisa deixar uma distância grande entre um pastel e outro, basta não deixar encostar. Asse por 15-20 minutos, ou até a massa ficar bem dourada e crocante. Sirva imediatamente.

domingo, 7 de abril de 2013

Marmita: Salada de Cevadinha com Beterraba, Nozes e Queijo Curado



Para mim, a melhor forma de preparar beterrabas é assá-las. Por isso, sempre que tenho beterrabas sobrando na geladeira, e acontece de ligar o forno, seja para assar um bolo, carne, etc, eu aproveito e as preparo, mesmo que não tenham uso imediato. Assim, já ficam no jeito para serem comidas, ou utilizadas em algum prato, como é o caso dessa salada.

Para fazer as beterrabas assadas, é só descascar, picar em pedaços maiores (se forem pequenas e orgânicas, pode assar com casca, depois é só esfregar o dedo que elas saem), temperar com azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta-do-reino, e o que mais você desejar (alecrim, tomilho, hortelã, etc). Coloque em uma folha de papel alumínio, embrulhe (deixe o embrulho mais frouxo, para o ar circular), coloque em uma assadeira e leve ao forno, junto com o bolo, para assar até amaciar.

A ideia da salada eu tirei daqui, mas, para variar, fiz algumas adaptações: incluí as nozes, pois acho que toda salada se beneficia de um elemento crocante, e troquei o queijo feta por um queijo meia cura da serra da mantiqueira: com um queijo delícia desses em casa, nunca que eu ia sair para comprar feta! Além do mais, ambos possuem um sabor intenso, pronunciado, e mais salgado, por isso achei que seria uma boa troca.


O que me deu mais trabalho foi a cevadinha: o fabricante indicava deixá-la de molho por 2 horas, e depois cozinhar por 30 minutos. Como cheguei tarde em casa, e não dispunha de 2 horas extras, resolvi lavar e colocar direto na panela, imaginando que nesse caso o tempo de cozimento aumentaria consideravelmente. Qual não foi a minha surpresa, ao abrir a panela 25 minutos depois, e descobrir que ela já estava SUPER cozida! Acho que para ficar al dente 15-20 minutos bastariam, sem deixar de molho. Outra dica que posso dar é que, se você não tiver as beterrabas no jeito, o ideal seria cozinhar a cevadinha em uma panela comum, e preparar as beterrabas em cima, na vaporeira, aproveitando o vapor do cozimento dos grãos.


Salada de Cevadinha com Beterraba, Nozes e Queijo Curado
(serve 2-3 porções)

-      3/4 xícara de cevadinha
-      5 beterrabas pequenas, assadas (ver acima)
-      1/2 cebola roxa média picadinha e deixada de molho em água gelada por 30 minutos
-      100 gr de queijo minas meia cura (ou feta)
-      1/3 xícara de nozes (usei pecãs), tostadas e picadas grosseiramente
-      salsinha, cebolinha, sal, pimenta-do-reino, limão e azeite para temperar

Cozinhe a cevadinha (veja observações acima), escorra e reserve. Pique a beterraba e o queijo minas. O segredo e deixar tudo mais ou menos do tamanho da cevadinha, para que você sinta todos os sabores misturados em cada garfada. Escorra a cebola (o molho é para diminuir um pouco o gosto forte da cebola crua). Misture todos os ingredientes e tempere à gosto.

Eu levei a salada na marmita e comi em temperatura ambiente, já que tem feito muito calor em BH. Entretanto, acho que também ficaria gostosa se servida morna. Como prato único, rende 2-3 porções bem generosas.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Repeteco: Bolo de Banana com Aveia

Eu já postei a receita desse bolo aqui, mas desta vez fiz um pouco diferente. Usei aveia em flocos finos no lugar da farinha de aveia, e açúcar demerara orgânico. Complementei com nozes pecãs, que não misturei à massa, apenas salpiquei em cima do bolo. Eu só tinha 2 ovos, mas como eram bem grandes, resolvi fazer 2/3 da receita, em vez de metade. O acréscimo da aveia em flocos, no lugar da farinha de aveia, deixou o bolo mais denso e rústico. Para mim, ficou mais saboroso também... 


Bolo de Banana e Aveia

-      4 bananas prata bem maduras
-      2 xícaras de aveia em flocos finos
-      1 xícara de açúcar demerara
-      2 ovos grandes
-      2/3 de xícara de óleo (o meu era de girassol)
-      2/3 de colher de sopa de fermento em pó
-      canela e pecãs (opcional)

Preaqueça o forno a 180°. Bata no liquidificador as bananas, aveia, açúcar, ovos, e óleo. Não bata demais, para não perder a textura dos flocos de aveia. Acrescente o fermento e a canela (coloquei cerca de 1/2 colher de chá) e bata rapidamente, só para misturar. Verta em uma forma de 23 x 13 cm, untada com manteiga, e salpique as pecãs por cima. Leva ao forno para assar. Faça o teste do palito para ver se está bom.