sábado, 28 de dezembro de 2013

Smothie de morango, coco e banana

Esse smothie foi feito no improviso e ficou uma delícia! Para preparar 2 copos, é só bater no liquidificador 1 caixinha de morangos, 3 bananas médias congeladas, 1/2 vidro de leite de coco e 1 xícara de leite bem gelado. Adoce a gosto e sirva. 

Pode ser banana fresca? Pode, mas aí vai ficar uma vitamina comum. O pulo do gato, para deixar a bebida super cremosa, é justamente a banana congelada (se os morangos forem congelados também, melhor ainda). Não sei se já comentei isso aqui no blog (afinal já são mais de 260 posts!), mas sempre que eu vejo que não vou dar conta das bananas que comprei eu as congelo, para não perder, e poder usar depois em algum prato. É um ótimo recurso para evitar desperdício na cozinha!


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Bolo de Natal com frutas secas e nozes


Então é Nataaaaaal... Época de sofrer com a Simone tocando no último volume em todas as lojas de departamento, mas também um período de muita união. Hora de confraternizar, de dar e receber, não apenas presentes, mas carinho, amor e amizade; tempo de desejar e fazer o bem. Claro, praticar o bem deve ser feito o ano todo, não só no Natal, mas nessa época é inegável que esse desejo (e a boa vontade) afloram nas pessoas.

Esse bolo tem muito a ver com isso. As frutas secas e as nozes estão sempre associadas à abundância, à fartura, e a receita rende 2 bolos, o que já é um incentivo a partilhar, a presentear. Se forem usadas forminhas de bolo inglês, o rendimento é ainda maior (mais gente para distribuir). Pensando bem, talvez essas forminhas sejam até mais indicadas do que as formas redondas originais, pois esse é um daqueles bolos incrivelmente deliciosos, mas que satisfazem com uma fatia pequena, graças à imensa quantidade de frutas. O ideal é começar a fazer com antecedência, para que as frutas macerem bem. 

Bom, desejo a todos os leitores do blog um Feliz Natal, repleto de paz, saúde e alegrias! Boas Festas!


Bolo de Natal com frutas secas e nozes
(receita um nadinha adaptada daqui)
rendimento: 2 bolos com 20 cm ou 5-6 forminhas de bolo inglês

-      12 xícaras de frutas secas variadas (pode ser passas claras, escuras, damascos, tâmaras, cranberries, cerejas, frutas cristalizadas, ameixa, etc)
-      3/4 xícara de mel
-      1  1/2 xícara de conhaque
-      150gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
-      2 1/4 xícaras de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar nas formas
-      1 colher de sopa mal cheia de sal
-      1 1/2 colher de chá de gengibre em pó
-      1 1/2 colher de chá de canela em pó
-      1 colher de chá de cravo em pó
-      2 xícaras de nozes grosseiramente picadas
-      1 1/4 xícara de açúcar
-      7 ovos grandes, orgânicos ou caipiras
-      raspas da casca de 1 laranja grande
-      1 1/2 xícara de geleia de damasco
-      frutas secas ou frescas variadas para decorar

Em uma vasilha bem grande, de cerâmica, vidro ou plástico (não use metal), misture as frutas secas, o mel e o conhaque. Cubra com filme plástico e deixe macerar, em temperatura ambiente, por no mínimo 1 dia, e no máximo 2 semanas. Eu usei uma mistura de passas claras, escuras e vermelhas, damascos, cerejas e frutas cristalizadas, e deixei apurar por 5 dias. Todos os dias eu dava uma mexida nas frutas, para evitar que a parte de cima ficasse ressecada, pois a quantidade de bebida utilizada não era suficiente para cobrir tudo.

Preaqueça o forno a 135°. Unte e enfarinhe generosamente 2 formas com 20cm (ou 5-6 forminhas de bolo inglês - se forem aquelas de papelão pule esta etapa). Peneire a farinha, sal, gengibre, canela e cravo em uma vasilha. Junte as nozes, misture e reserve.

Na batedeira, com o batedor de arame, bata a manteiga e o açúcar, em velocidade média, até ficar claro e fofo (2-3 minutos). Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição e raspando as laterais da vasilha sempre que necessário. Transfira para uma tigela bem grande. Com uma espátula de silicone, junte a mistura de farinha e nozes, e as frutas com as raspas da laranja (escorra qualquer excesso de líquido com uma peneira). Mexa até que as frutas e nozes fiquem bem distribuídas.

Divida a massa nas formas e leve para assar por cerca de 2 horas. Faça o teste do palito: ele deve sair ainda com algumas migalhas úmidas de massa (se você for usar as forminhas de bolo inglês, provavelmente levará menos tempo. Coloque sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Para decorar os bolos, coloque em uma panela a geleia de damasco com 1/2 xícara de água, e mexa até dissolver. Passe por uma peneira, para retirar os pedaços de damasco, e pincele a superfície dos bolos com a mistura ainda quente. Decore com frutas secas ou nozes, e pincele mais um pouco de geleia para deixar com um brilho bem bonito. Eu ainda arrematei o bolo com um laço de fita, e achei que ficou um charme! 

sábado, 21 de dezembro de 2013

Aperitivo crocante (e picante) de grão de bico


Gente, e essa correria de final do ano? Não sei o que acontece nessa época, parece que o relógio acelera, a gente corre atrás para acompanhar, e tudo vira uma loucura! Tenho um monte de coisa para postar, mas cadê tempo? No meio dessa confusão toda, esse aperitivo de grão de bico foi uma grata surpresa. Rápido de preparar (basta misturar tudo e colocar no forno) e muito gostoso. Para comer no lugar da pipoca, assistindo a um filme, ou para servir como aperitivo, nas festas e encontrinhos de final de ano. A páprica (amo!) dá um gostinho especial, não deixe de colocar.

Aperitivo de grão de bico
(receita daqui)
rendimento: 2 xícaras

-      2 latas de grão de bico
-      3 colheres de sopa de azeite de oliva
-      1 1/2 colher de chá de sal grosso moído (usei sal rosa do himalaia- se for usar sal refinado diminua um pouco a quantidade)
-      1 colher de chá de páprica picante defumada

Preaqueça o forno a 230° (temperatura alta). Coloque o grão de bico em uma peneira, lave e escorra. Seque com papel toalha e transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga. Acrescente o azeite e mexa para distribuí-lo bem. Espalhe em uma camada única e asse, mexendo ocasionalmente, até dicar bem dourardo e crocante (cerca de 40 minutos, a depender do forno de cada um). Retire do forno, polvilhe o sal e a páprica, e deixe assar por mais 2-3 minutos. Transfira para uma vasilha forrada com papel toalha e deixe esfriar. O grão de bico pode ser guardado em um pote hermeticamente fechado por até 2 dias, em temperatura ambiente.


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Salada de melão, prosciutto e mussarela de búfala


Essa salada é uma delícia, e muito refrescante, prefeita para o calor que tem feito. Fica linda se servida em verrines (copinhos ou taças), como uma entradinha elegante. Se for para o almoço light da semana, complemente com um pratão de folhas verdes. A receita é do ótimo Great Food Fast

Salada de melão com prosciutto e mussarela de búfala
(4 porções)

-      1 melão maduro (usei um melão cantaloupe, que é laranja por dentro)
-      230g de mussarela de búfala em bolinhas pequenas
-      4-6 fatias finas de prosciutto (presunto cru) cortado em tirinhas
-      1 colher de sopa de suco de limão
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
-      1/4 xícara de folhinhas de hortelã picadinhas (troquei por salsinha)

Use um boleador para fazer bolinhas de melão (se não tiver, corte em cubinhos, mais ou menos do mesmo tamanho da mussarela). Deve render umas 3 xícaras de bolinhas. Em uma vasilha grande, misture o melão, a mussarela de búfala, o prosciutto e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta, misture a hortelã, e sirva imediatamente.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Bolo vegan de abóbora com pecã



Bom dia, pessoas! Peço desculpas pelo sumiço... Final de ano é dureza. Tenho muitas receitas para postar, mas cadê tempo? :S

Esse bolo nasceu de um erro culinário: há alguns meses eu tentei fazer um doce de abóbora com coco, usando uma quantidade mínima de açúcar. Acontece que a quantidade foi tão pouca que não ficou com gosto de doce... Na verdade parecia um purê adocicado, o que definitivamente não ficou legal. Como eu detesto jogar comida fora, coloquei o "purê" em um potinho e congelei, para depois ver o que podia ser feito com ele. Daí que outro dia, folheando o livro da Joy, eu encontrei essa receita de bolo vegan, que levava... purê de abóbora!

Sei que tem gente que vai ler no título a palavra vegan e pensar: será que presta? Claro que sim! Ficou muito bom! O bolo é úmido, fofinho, e as especiarias dão um toque divino. Como o meu purê já era adocicado, eu reduzi a quantidade de açúcar da receita. O coco originalmente também não fazia parte, mas já estava incorporado ao purê... De qualquer forma, achei que combinou muito! Como o meu bolo veio de um acidente culinário, vou deixar aqui a receita original. Nos EUA é comum encontrar purê de abóbora enlatado, mas por aqui nunca vi, então vocês terão esse trabalhinho extra, mas que vale muito à pena. Quem se animar pode fazer a quantidade dobrada, e depois congelar para testar em outros pratos, como nesse quibe de abóbora. Encontrei aqui e aqui receitas e dicas para fazer purê de abóbora (não testei), mas também não tem mistério nenhum, né?

Bolo vegan de abóbora e pecã
(rendimento: 2 formas de bolo inglês com 20x10 ou 1 tabuleiro grande)

-      3 3/4 xícaras de farinha de trigo
-      2 xícaras de açúcar mascavo claro
-      2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
-      1 colher de chá de fermento em pó
-      1 colher de chá de sal
-      1 colher de chá de noz moscada ralada na hora
-      1 colher de chá de canela em pó
-      1 colher de chá de allspice (pimenta da jamaica) em pó  (coloquei metade)
-      1/2 colher de chá de cravo em pó
-      425g de purê de abóbora
-      1 xícara de óleo vegetal (usei girassol)
-      1/3 xícara de maple syrup (xarope de bordo)
-      1/3 xícara de água
-      1 xícara de pecãs picadas, mais algumas inteiras para enfeitar
-      opcional: 3/4 xícara de coco ralado

 Preaqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe a(s) forma(s) e reserve.

Em uma vasilha grande, misture a farinha, açúcar, bicarbonato, fermento, sal e especiarias. Em outra vasilha, misture o purê, óleo, maple syrup e a água. Junte a mistura de abóbora à de farinha. Use uma espátula para incorporar bem os ingredientes, até que não apareça mais nenhum traço de farinha. Junte as pecãs e o coco. Verta a mistura na(s) forma(s), decore com as pecãs no topo e leve para assar (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha por pelo menos 20 minutos, antes de desenformar. Como eu assei o meu bolo em um tabuleiro grande, ao invés de desenformar fui cortando em quadrados e retirando da forma. 

Ah! Esse bolo congela super bem...