sábado, 30 de agosto de 2014

Brioche de mandioquinha


Continuando com a minha tentativa de passar a fazer meus próprios pães (estou amando, apesar de alguns percalços), resolvi testar essa receita de brioche de mandioquinha (também conhecida como batata baroa ou cenoura amarela). A receita é da Palmirinha Onofre, e eu encontrei aqui. O pão (que eu quase deixei queimar) ficou bem gostoso, a massa é uma delícia de manipular, e depois de assada ficou bem macia e saborosa. Na receita original ela fez pequenos pãezinhos, e recheou uns com queijo e outros com goiabada. Eu preferi cortar a receita ao meio e fazer um "pãozão" simples, sem recheio, para comer com manteiga mesmo.

Brioche de mandioquinha
(rendimento: 2 pães)

-      350 g de mandioquinha cozida
-      4 ovos + 1 ovo para pincelar
-      1 xícara de óleo
-      1 xícara de açúcar
-      3 tabletes de fermento para pão
-      1 kg de farinha de trigo, aproximadamente

No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o açúcar e a mandioquinha. Acrescente os tabletes de fermento (eu esfarelei com a mão para ajudar) e bata muito rapidamente. Passe para uma vasilha e vá juntando a farinha aos poucos. Começe mexendo com uma colher e depois vá sovando (eu usei uma batedeira, com a pá de gancho. Não coloque toda a farinha de uma vez! Pode ser que precise um pouco mais ou menos (no meu caso, foi menos do que o indicado). Sove até que a massa fique bem lisa e elástica, sem grudar nas mãos. Deixe descansar por 10 minutos (eu deixei meia hora), depois modele os pães. O meu pão eu fiz assim: dividi a massa em 4 partes, fiz 4 ovais e coloquei em uma forma untada e polvilhada e fiz um corte de fora a fora, no sentido do comprimento. Cubra e deixe fermentar até dobrar de volume (cerca de 1 hora). Enquanto isso, preaqueça o forno a 150°. Pincele o ovo batido sobre o pão e leve para assar. Após cerca de 15 minutos, aumente a temperatura para 180° e asse mais 10 minutos, ou até dourar. 


sábado, 23 de agosto de 2014

Salada de broto de feijão, trigo, abacaxi, ricota e cranberries


Saladinha delícia, que pode fazer as vezes de prato principal ou acompanhamento. A receita veio do maravilhoso livro Cozinhando para Amigos, de Heloísa Bacellar. Adoro esse livro, que traz várias receitas, todas agrupadas em menus específicos, para festas com muita gente ou pequenas reuniões, para dias frios ou quentes, para almoços, jantares, ocasiões especiais e até para um dia de chuva! Super recomendo... Originalmente o prato leva passas, mas como não tinha em casa troquei por cranberries, e adorei, tanto o sabor quanto a cor vermelha, que deu vida ao prato.

Salada de broto de feijão, trigo, abacaxi, ricota e cranberries

-      500 g de trigo para quibe
-      900 g de ricota
-      Suco de 1 limão
-      1 xícara de folhas de hortelã
-      1/4 xícara de folhas de salsinha picadinhas
-      1/2 xícara de azeite de oliva, aproximadamente
-      2 xícaras de uva passa escura (troquei por cranberries)
-      1 abacaxi grande, sem casca, em cubinhos miúdos
-      500 g de broto de feijão
-      sal e pimenta-do-reino

Coloque o trigo em uma tigela grande, cubra com água morna e deixe descansar por 30 minutos. Escorra, esprema bem com as mãos (ou use uma peneira, ou um pano), e volte para a tigela. Junte a ricota quebrada em pedacinhos (a minha estava muito firme, por isso amassei), o suco de limão, metade da hortelã, a salsinha, azeite o bastante para umedecer, e as cranberries. Mexa bem, tempere com sal e pimenta moída na hora, e leve à geladeira por até 12 horas. Duas horas antes de servir, junte o abacaxi e o broto de feijão, ajuste o tempero, transfira para uma saladeira e espalhe por cima o restante da hortelã.

Eu fiz 1/3 da receita acima, e servi como prato principal. Rendeu cerca de 3-4 porções.

sábado, 9 de agosto de 2014

Lasanha de abóbora

Essa receita cai muito bem nesse frio que tem feito! Quentinha, cremosa, comfort food total! Tirei do ótimo livro Meatless, da Titia Martha. As receitas dela não falham nunca! Entretanto, por uma questão de gosto, da próxima eu trocaria parte do queijo parmesão por minas ou mozzarella (faço tudo para não escrever muçarela, com essa grafia uó...) e provavelmente aumentaria um pouco a quantidade. Afinal, eu sou mineira, uai! ;-)


Lasanha de abóbora
serve 8 pessoas

-      1 abóbora com cerca de 1,8 kg
-      3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
-      2 1/4 xícara de queijo parmesão ralado (ver observação acima)
-      1/4 xícara de folhas de sálvia frescas (troquei por folhas secas, e reduzi para metade)
-      1/2 colher de chá de noz moscada ralada
-      280 gr de folhas de lasanha (daquelas que não precisam ferver antes)
-      6 xícaras de leite (usei o normal, mas pode até ser o desnatado)
-      5 colheres de sopa de manteiga
-      1/4 xícara mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 200°. Parta a abóbora ao meio e retire as sementes. Pincele azeite e tempere com o sal e a pimenta. Coloque em uma assadeira  com a parte cortada virada para baixo e asse por cerca de 1 hora, ou até ficar macia. Deixe esfriar, retire a polpa e amasse/processe até virar um purê.

Enquanto a abóbora assa, prepare o molho béchamel: aqueça o leite em uma leiteira. Em uma panela, derreta a manteiga e misture a farinha. Abaixe o fogo e deixe cozinhar um pouco (cerca de 3 minutos), porém sem deixar a farinha escurecer. Junte o leite aos poucos, e vá misturando com um fouet, para que não empelote. Tempere com o sal, a pimenta e metade da noz moscada. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5-10 minutos, de modo que não fique com gosto de farinha, mexendo sempre para não queimar nem grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de usar.

Em uma vasilha misture o purê de abóbora, 1 xícara de queijo, a sálvia, a outra metade da noz moscada e cerca de 1 colher de chá de sal. Não coloque o sal todo de uma vez, pois essa quantidade pode variar bastante, dependendo do tanto de sal polvilhado na abóbora, e também do queijo utilizado.

Abaixe a temperatura do forno para 190°. Espalhe uma fina camada do molho béchamel (cerda de 1/2 xícara) nos fundos e nas laterais de uma assadeira com 23 x 33 cm. Cubra com folhas de massa. Espalhe cerca de 3/4 xícara do recheio de abóbora e cubra com mais folhas de massa. Depois mais 3/4 xícara de béchamel e 2 colheres de sopa de queijo. Repita as camadas (massa, abóbora, massa, béchamel e queijo) mais uma vez. Coloque uma última camada de massa e por cima o resto do molho branco. Reserve o queijo restante. 

Cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire o papel, polvilhe o queijo e volte ao forno para assar, até que esteja borbulhante e gratinado na superfície (cerca de 35 minutos). Deixe esfriar ligeiramente antes de servir.