sábado, 13 de outubro de 2012

Barrinhas de Limão Cravo


Para fazer essa receita, usei limão cravo orgânico, delicioso, perfumado, e com muuuuuito suco. Aqui em Minas ele é mais conhecido como limão capeta, mas limão cravo é um nome mais bonito e poético, não? Essas barrinhas, super azedinhas, não são boas para serem comidas ainda quentes. Aliás, elas ficam ainda melhores no dia seguinte. A receita eu encontrei aqui, e adaptei um nadinha, para substituir parte da farinha por gérmen de trigo, que deixou a massa mais leve (ou pelo menos assim me  pareceu). De resto, é uma receita muito simples, e faz pouca sujeira, pois dispensa batedeira, liquidificador, e outras engenhocas. 

Barrinhas Super Azedinhas de Limão Cravo
(rende 16 pedaços)

-      100gr de manteiga sem sal derretida
-      1/4 xícara de açúcar refinado
-      3/4 colher de chá de extrato de baunilha
-      1/4 colher de chá de sal
-      3/4 xícara de farinha de trigo
-      1/2 xícara de gérmen de trigo
-      1 xícara de açúcar refinado
-      3 colheres de copa de farinha de trigo
-      3 ovos
-      raspas da casca de 2 limões cravo
-      1/2 xícara de suco de limão cravo coado
-      açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°. Unte levemente uma forma quadrada de 20 cm com manteiga, e forre com papel alumínio. Deixe uma sobra para fora da forma, como se fossem "alças". Unte o papel alumínio com manteiga. 

Para preparar a base, misture a manteiga derretida com o açúcar, a baunilha e o sal. Junte a farinha e misture bem. Não é uma massa para se manipular, como a páte brisée. Ela fica mole e um pouco oleosa. Verta na assadeira e vá nivelando com as costas de uma colher. Asse por 25-30 minutos, ou até ficar totalmente assada, e dourada nas bordas.

Enquanto isso, prepare o recheio, que é dificílimo: misture em uma tigela a farinha e o açúcar. Junte os ovos e mexa bem. Acrescente as raspas e o suco de limão, e mexa até incorporar. 

Quando a base estiver assada, reduza a temperatura do forno para 150°. Sem tirar a forma do forno, despeje o recheio sobre a base e asse por mais 25 minutos, ou até firmar e não balançar no centro. Nesse ponto, a minha base começou a dourar um pouco demais, e eu coloquei uma assadeira por baixo da forma, para não deixar queimar. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade, e desenforme com a ajuda das alças de papel alumínio. Somente quando estiverem completamente frios, corte os quadradinhos com uma faca bem afiada. Polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva. O que sobrar, guarde em geladeira, em uma vasilha com tampa.


2 comentários:

  1. Que delicinha de receita...adoro limao,vo adorar essas barinhas...

    Beijinhos

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sharon! Desculpe a demora em publicar o mentário, fiquei sem computador essa semana... Foi a minha primeira experiência com esse tipo de doce, tão tipicamente americano, e gostei bastante do resultado. Você, que mora aí nos USA já deve ter provado e feito várias! Se tiver alguma receita bacana, me mande depois, ok?
    Bjim,
    Samantha.

    ResponderExcluir