Essa mousse é ótima, deliciosa, e muito fácil de fazer! Super recomendo para o almoço de Páscoa! Não rende uma mousse grande, mas também é daqueles doces que satisfazem com pouco. Eu levei para um almoço com 6 pessoas, e todo mundo comeu bem... Como sempre, sua receita ficará tão boa quanto os ingredientes que você usar. Por isso, compre o melhor chocolate que puder!
Mousse de Chocolate
(rendimento: 6 porções)
receita adaptada daqui
- 230 gr de chocolate meio amargo (usei gotas de chocolate 53% da Callebaut)
- 2 ovos grandes, claras e gemas separadas
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Derreta o chocolate no microondas (no meu levou 2 minutos - programe de 1 em 1 minuto). Em uma panela pequena, misture com um garfo as gemas, 3/4 de xícara do creme de leite, e 2 colheres do açúcar. Leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre, até engrossar o suficiente para cobrir as costas de uma colher (cerca de 3-4 minutos). Não deixe ferver! Peneire essa mistura, descartando quaisquer sólidos, e verta sobre o chocolate derretido. Acrescente a baunilha e misture bem. Tampe e leve à geladeira, até esfriar.
Batas as claras em neve com 1 colher de sopa de açúcar. Bata os 3/4 de xícara de creme de leite restantes com a colher de açúcar que sobrou até formar picos moles, e misture às claras em neve. Despeje 1/3 dessa mistura ao creme de chocolate, mexendo gentilmente com uma espátula de silicone. Coloque o restante e mexa cuidadosamente. Coloque em copinhos individuais, ou em uma vasilha bem bonita, e leve para a geladeira, coberto, por pelo menos 2 horas, ou até 3 dias (segundo o livro). Retire da geladeira 15 minutinhos antes de servir. Para decorar, polvilhei splits de chocolate amargo Callebaut, mas poderiam ser nozes, castanha de caju, bolinhas crocantes de chocolate branco, uma avelã, ou não coloque nada...