sábado, 30 de março de 2013

Parfait (ou seria Trifle?) de Curd de Limão com Iogurte Grego, Amaretti e Blueberries

Puxa, faz mais de um mês que não dou as caras por aqui... A vida esse ano está corrida, e difícil... Mas tem melhorado, ainda bem! Com isso, venho tentando restabelecer a minha rotina, e voltar às panelas e ao blog, coisas que me fazem muita falta. Vamo que vamo! (rs)


Essa foi a sobremesa que eu inventei para usar o curd de limão do post anterior. Bom, na verdade foi só esmigalhar os biscoitos e fazer as camadas. Sirva em copinhos pequenos, que vai ficar um charme!

Fiquei na dúvida na hora de batizar...Trifle ou Parfait? Fui pesquisar e vi que os conceitos são muito parecidos, e aprendi mais um nome: Fool... Vixe! E agora? Pelo que pude entender, normalmente iogurte é usado no Parfait, mas é o Trifle que em geral possui uma camada de biscoito (fonte: aqui):

  • Trifle: feito com recheio cremoso e biscoitos esfarelados. Também pode ter migalhas de bolo,  no lugar dos biscoitos;
  • Parfait: feito com camadas de custard (creme inglês ou outros à base de ovos) congelado (normalmente sorvete), e, mais recentemente, iogurte;
  • Fool: originalmente feito com mistura de custard (veja acima) e frutas. Hoje em dia, também se usa chantilly no lugar do custard, e também pode incluir biscoitos esfarelados.

Bom, independente do nome, esse docinho é uma delícia! Os biscoitos Amaretti, com seu sabor bem característico de amêndoas (e licor de amêndoas), casam bem com o azedinho do limão, e a suavidade e cremosidade do iogurte grego é o contraponto ideal para esses dois sabores. A calda de blueberry foi mais para dar um contraste com a cor vibrante do curd, mas ficou bem gostosa também... Experimentem e depois me contem!




Parfait de Curd de Limão com Iogurte Grego e Amaretti
(rendimento: 6-8 copinhos pequenos)

-      1/2 receita do curd de limão
-      2 potes de iogurte grego (compre o mais firme que encontrar)
-      4-8 biscoitos amaretti (depende do tamanho do biscoito)
-      150 gr de blueberries
-      2 colheres de açúcar
-      gotinhas de suco de limão (opcional)

Prepare uma calda grossa com as blueberries: coloque as frutinhas em uma panela pequena com o açúcar e gotinhas de limão, e deixe ferver, amassando ligeiramente com as costas da colher. As blueberries vão se desfazer parcialmente e a calda vai engrossar um pouco (cerca de 3 minutos é o suficiente). Desligue e deixe esfriar. 

Esmigalhe os biscoitos, e coloque no fundo dos copinhos. Por cima, uma colherada generosa de curd. Cubra com o iogurte grego, e finalize com uma colherinha da calda de blueberries. Leve à geladeira por cerca de 2 horas antes de servir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário