quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Bolinhos de limão com glacê


Esses bolinhos foram feitos para o meu amoreco há alguns meses atrás, e por algum motivo esqueci de publicá-los. A receita eu encontrei aqui. Eles levam bastante limão, em comparação com outros bolos que a gente vê por aí, e por isso ficam bem azedinhos, como eu gosto. A receita original leva limão siciliano, que é mais suave, mas eu usei o limão tahiti, e mantive as mesmas quantidades (quanto mais azedinho, melhor!). 

Bolinhos de limão com glacê 
rendimento: 2 bolos*

-      200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
-      3 xícaras de farinha de trigo, mais um  pouco para enfarinhar as formas
-      3/4 xícara de buttermilk**
-      raspas da casca de 2 limões
-      1 xícara de suco de limão
-      1 1/2 colher de chá de sal
-      1/2 colher de chá de fermento
-      1/2 colher de chá de bicarbonato
-      2 xícaras de açúcar refinado
-      5 ovos grandes
-      2 xícaras de açúcar de confeiteiro
-      3-4 colheres de sopa de suco de limão
-      cascas de limão siciliano cristalizadas, para decorar (opcional)

Preaqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe 2 formas* de 20x10cm e reserve. Misture o buttermilk com as raspas e o suco de limão. Em outra vasilha, misture a farinha, sal, bicarbonato e fermento.

Em uma batedeira na velocidade média, bata a manteiga e o açúcar, por 3-4 minutos, até ficar claro e fofo. Acrescente os ovos, uma a um, batendo bem após cada adição, e raspando as laterais da vasilha de quando em quando. Reduza a velocidade e acrescente a farinha em 3 adições, alternando com o buttermilk. Começe e termine com a farinha, e bata somente até a massa ficar bem incorporada e macia.

Divida a massa nas formas, alisando a superfície com uma espátula. Asse por cerca de 50-60 minutos (menos se você optar pelas forminhas de muffin). Faça o teste do palito. Se você achar que o bolo está dourando rápido demais, cubra com papel alunínio. Deixe esfriar pelo menos 15 minutos sobre uma gradinha, antes de desenformar.

Para preparar o glacê, misture o açúcar com o suco de limão, que deve ser colocado aos poucos, até o ponto correto (grosso, mas não tanto que não possa ser derramado sobre os bolos). Volte com os bolinhos para a grade, coloque um papel manteiga embaixo (para não fazer bagunça), e despeje o glacê. Se quiser, decore com cascas cristalizadas de limão. 

* Esta receita rende o suficiente para 2 bolos de 20x10cm. Eu fiz metade da receita (coloquei 3 ovos pequenos), e utilizei forminhas de muffin. Com isso, consegui 10 bolinhos (como uso forminhas de silicone, não precisei untar nem enfarinhar). Sobre o glacê, eu preparei apenas 1/4 da receita, e foi mais do que suficiente.

** Para fazer 1 xícara de buttermilk caseiro, basta colocar 1 colher de sopa de suco de limão e completar a xícara com leite. Mexa e aguarde 5 minutos antes de usar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário