quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Marmita: salada morna de feijão ao estilo mexicano e sobrecoxa assada

Eba! Ela voltou! Há tempos que a minha marmita  não dava as caras aqui no bloguito... Na verdade eu nunca deixei de prepará-la, mas com o cansaço de final de ano a minha marmita andou muito preguiçosa e repetitiva.

Essa comida saiu de improviso. Tinha na geladeira feijão cozido, mas não estava com vontade de preparar o combo carne, verdura, arroz e feijão (zzzzzzz...). Como eu também tinha uma espiga de milho, tomate, chilli e coentro (ingredientes sempre presentes na culinária mexicana), resolvi fazer essa salada morna (ou refogadinho). O frango ficou um pouco picante também, porém mais para agridoce, para equilibrar o prato. Não aparece na foto, mas para acompanhar o prato levei também uma saladinha de folhas verdes.

Um pedido: não deixem de colocar o coentro, ele faz toda a diferença. A não ser que você seja um hater convicto - mas mesmo nesse caso eu acho que vale dar uma chance a essa plantinha tão difamada...



Salada morna de feijão mexican style
3 porções

-      2 xícaras de feijão já cozido (o meu era carioquinha, mas pode ser qualquer um)
-      1 espiga grande de milho verde
-      2 tomates maduros
-      1 cebola média
-      1/2 pimentão verde pequeno
-      1 dente de alho grande picadinho
-      chilli mexicano (é uma mistura pronta que leva pimenta chilli, cominho, orégano e alho)
-      salsinha, cebolinha e coentro picadinhos
-      azeite extravirgem e sal a gosto

Pique em cubinhos (mais ou menos do tamanho do feijão) a cebola, o tomate sem sementes e o pimentão. Debulhe o milho, deslizando uma faquinha de serra ao longo da espiga. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e refogue a cebola, até começar a amaciar. Junte o pimentão, o alho e o milho, e deixe refogar por mais alguns minutos. Acrescente o tomate e o feijão, tempere com o chilli e o sal a gosto, mexa por mais uns 2 minutos. Lembre-se que é uma salada, por isso não deixe os ingredientes, especialmente o tomate, se desfazerem. Coloque mais um fio de azeite, se achar necessário, e finalize com a salsinha, cebolinha e coentro.

Sobrecoxa de frango assada
(3 porções)

-      3 sobrecoxas de frango (preferencialmente orgânicas)
-      2-3 colheres de sopa de molho sweet chilli
-      1 dente de alho grande, amassadinho com sal a gosto
-      1 pitada de gengibre em pó
-      1 pitada de alecrim desidratado
-      suco de 1 limão
-      1 fio de azeite

Coloque em um saco plástico o frango e os demais ingredientes, e deixe marinar por pelo menos 1 hora. Leve tudo para uma assadeira pequena e coloque em forno preaquecido a 200°, até ficar bem dourado (não precisa cobrir com papel alumínio.

Obs.: se você não achar para comprar o molho sweet chilli, pode tentar fazer em casa (tem várias receitas na net), ou faça uma mistura de páprica picante defumada, mel e catchup (ou molho barbecue). Não é a mesma coisa, mas fica bom também. 
  

sábado, 11 de janeiro de 2014

Tarte de Aspargos e Gruyère

Essa é, sem sombra de dúvida, uma das receitas mais fáceis que já apareceram aqui no blog. Além disso, fica uma delícia, e faz bonito em qualquer ocasião. Receita do ótimo Great Food Fast.

Obs.: outro dia eu fiz essas tortinhas usando aquela massa folhada já cortada em retângulos (fotos no final da receita). Coloquei uma colherinha de cream cheese, e por cima um refogadinho de abobrinha, bacon, cebola e cebolinha. Achei que, pelo seu tamanho, não precisaria pré-assar a massa. Ficou bom, mas tostou um pouquinho mais do que eu gostaria (por isso acabei não fotografando). Assim, recomendo não pular esta etapa. 




Tarte de Aspargos e Gruyère
(um nadinha adaptado daqui)
4 porções 

-      1 tira de massa folhada com cerca de 30x20 cm
-      1 1/2 xícaras de queijo gruyère ralado grosso
-      1 maço de aspargos
-      azeite extravirgem
-      sal pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 200°. Cubra uma assadeira com papel manteiga e coloque a massa folhada. Se a sua massa vier em bloco, é só abrir com um rolo, em uma superfície levemente enfarinhada, até o tamanho desejado. Com uma faca afiada, faça uma moldura na massa, com cerca de 2,5cm, sem cortá-la até o final, e depois faça furinhos na parte interna (vide a foto abaixo). Isso permite que as bordas cresçam, e que a parte do meio não fique estufada. Asse por cerca de 15 minutos, ou até dourar levemente.

Retire do forno, polvilhe o queijo, corte as pontas mais duras dos aspargos, para que caibam na torta, e coloque-os, com as pontas alternadas, em uma camada única. Pincele um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta. Volte ao forno e asse por mais 20-25 minutos, ou até os aspargos ficarem macios (mais ainda al dente). 

domingo, 5 de janeiro de 2014

Suco de beterraba, maçã, abacaxi e salsinha


E vamos de suco, para começar o ano de um jeito mais light, depois dos excessos de dezembro... A combinação pode parecer estranha, mas ficou bem saborosa: bata no liquidificador 1 beterraba pequena, 1 fatia grossa de abacaxi, 1 maçã partida em quatro sem sementes (como a minha era orgânica, deixei a casca) e um punhado de salsinha com 1 xícara de água, gelo e um pouquinho de açúcar demerara (vai depender da doçura do seu abacaxi). Coe (ou não) e sirva. Rende um copão.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo!

Ponte Rialto - Veneza

Gostaria de desejar a todos um ano novo maravilhoso! Que neste ano a gente ame mais, cozinhe melhor, viaje muito e conheça novos lugares! Que a gente também se aceite mais, que aprenda a conviver melhor com as diferenças, a respeitar ao próximo e aos animais, e a manter, SEMPRE, o bom humor, o bom senso, e a elegância, em todos os momentos da vida... Feliz 2014!