quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

E na marmita, vai o quê?

Trabalho fora o dia todo, e como não compensa ir em casa no horário de almoço, quase sempre como em restaurantes a quilo da região (eu e o meu namorado, pois trabalhamos juntos). Acontece que às vezes a gente enjoa de comida de restaurante e, quando isso acontece, passamos um tempo nos revezando no fogão: um dia eu levo o almoço, e no outro é a vez dele. Pensando nisso, vou fazer uma seleção das “marmitas” mais saborosas. Como são receitas do dia a dia, é tudo simples, e, sobretudo, rápido, pois tem que ser feito à noite, depois do trabalho e dos demais compromissos...

Começo com uma receita de torta de liquidificador. Tenho essa receita há vários anos, é de uma apostila que ganhei no Vigilantes do Peso, quando passei por lá. Eu chamo de apostila, mas são vários xerox de receitas que a orientadora distribuiu, não sei se receitas dela ou se retiradas de alguma publicação dos Vigilantes. É um prato curinga, já fiz de várias formas, mas geralmente preparo com legumes, os que estiverem dando sopa na geladeira. Claro, não é A-Melhor-Receita-de-Torta-de-Liquidificador-de-Todos-os-Tempos, mas considerando a grande redução calórica em relação à outras tortas similares - uma pesquisa rápida no google mostrou que a maioria leva uma xícara de óleo, leite integral, 3 ovos e queijo ralado na massa - acho que fica bem satisfatória. Desta vez a minha não ficou tão light pois, como tinha poucos legumes na geladeira, usei peito de frango desfiado e azeitonas, e aromatizei com óleo de gergelim e curry, para dar um toque oriental. Servi acompanhado de cenoura, brócolis e cebola cozidos no vapor e depois temperados com um fiozinho de azeite (bem pouco) e sal.


Torta Ligeiramente Light de Liquidificador
Rendimento: 6 porções, se for servir com acompanhamento

Massa:

- 1 xícara de leite desnatado
- 2 ovos orgânicos ou caipiras
- 12 colheres de sopa de farinha de trigo (usei 8 colheres de farinha comum e 4 de farinha integral)
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 colher de sopa de margarina light (detesto, usei manteiga, mesmo sendo mais calórica)
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de páprica picante
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado para polvilhar
- gergelim para polvilhar

- Obs: a receita original é feita com os cinco primeiros ingredientes. Eu acrescento o sal e a páprica para dar um gostinho (já coloquei orégano ou chimichurri no lugar da páprica e gostei do resultado). Também passei a incluir gergelim e um pouquinho de parmesão ralado por cima, para deixar mais crocante. Coloco pouco para não aumentar muito o valor calórico, mas quem quiser pode caprichar.



Recheio:

- Peito de frango desfiado (usei o que tinha em casa, creio que coloquei no máximo 300gr)
- ½ pimentão verde em cubos
- ½ pimentão vermelho em cubos
- ½ pimentão amarelo em cubos
- 1 cebola em cubinhos,
Azeitona preta a gosto
- 2 dentes de alho picadinhos
- Curry, sal e alecrim desidratado a gosto
- Folhas de manjericão (estavam de bobeira na geladeira e entraram na receita)
- 1 colher de café de óleo de gergelim



Bater no liquidificador todos os ingredientes da torta, exceto pelo parmesão e pelo gergelim (coloque os líquidos primeiro para bater mais fácil). Reserve. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e os pimentões, acrescente o frango, as azeitonas, e tempere a gosto. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Despeje 2/3 da massa em uma fôrma de 24 cm untada, distribua colheradas do recheio e verta o restante da massa. Alise a superfície com uma colher e polvilhe o queijo e o gergelim. Leve ao forno médio por uns 40 minutos. Se preferir, pode usar uma fôrma de aro removível, para desenformar a torta e servi-la decorada. Como a minha ia direto para a marmita, não havia necessidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário