quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Três pratos, um ingrediente em comum, zero fotos

Este final de ano foi muito corrido (a bem da verdade, não consigo me lembrar de um final de ano tranquilo). Some-se a isto a falta de uma câmera e o resultado é esse: muita comida boa sem fotos. Entretanto, mesmo sem as imagens, deixo aqui algumas receitas que foram testadas e aprovadas. Por coincidência, todas levam limão tahiti...


Tilápia Assada Com Legumes e Risotto Com Limão e Gengibre

Meu namorado é um cozinheiro de mão cheia, e juntos fazemos uma boa dupla no fogão (e em outros lugares também, of course :D). Ele acordou um domingo e disse que queria comer peixe. Compramos então uma tilápia no supermercado, e assamos inteira, com os temperos de praxe (sal, limão, pimenta e alecrim). Na assadeira também colocamos cenouras fatiadas, cebolas cortadas em pétalas, tomates sweet grape partidos ao meio, e pimentão verde, vermelho e amarelo em cubinhos, tudo regado por um fio generoso de azeite extra virgem. Para acompanhar, fiz um risotto com limão e um toque de gengibre. A inspiração veio do blog Panelaterapia (receita aqui), mas eu não tinha creme de leite em casa, e não queria sair para comprar nada, então fui olhar outra receita em um livrinho que tenho há anos, chamado Risotos Criativos, escrito por Laura Tremolada Barghini . É um livro pequeno, bem básico, e despretensioso, com muitas dicas de preparo e diversas receitas (todas que eu testei deram certinho). Seu maior defeito (olha só) é que não tem fotos de todos os pratos. Acontece que a receita do livro era com limão siciliano, e só tinha o tahiti na geladeira. E eu definitivamente não estava a fim de sair de casa. Resolvi então fazer uma mistura das duas receitas, acrescentei por minha conta um pouco de gengibre em pó e ficou assim:

-          1 xícara de arroz arbóreo;
-          suco e raspas de 2 limões tahiti;
-          1 colher de sobremesa de gengibre em pó;
-          1 litro de caldo de legumes (usei uns 800ml...)
-          1 cebola picadinha
-          2 colheres de sopa de manteiga
-          Azeite extra virgem
-          2 bons punhados de queijo parmesão ralado

Refogue a cebola no azeite com 1 colher de manteiga. Acrescente o arroz, o gengibre, o suco de limão e as raspas (reserve metade para decorar), e misture bem, até o arroz começar a ficar transparente nas extremidades.  Acrescente o caldo aos poucos, mexendo sempre. Quando começar a secar, acrescente mais caldo. Quando estiver QUASE no ponto, desligue o fogo e acrescente uma colherada de manteiga e o parmesão ralado. Mexa, tampe a panela e deixe descansar uns minutinhos, antes de servir.


Torta Ganache de Limão e Chocolate

Essa foi a que mais doeu não ter fotografado, pois ficou linda! Não vou reproduzir a receita, pois fiz exatamente como indicado aqui (exceto pelas sementes de papoula, impossíveis de achar em BH, e pelo limão tahiti, que usei no lugar do siciliano), no blog Chocolatria, e depois decorei com cerejas e nozes, o que deixou um visual bem natalino. A torta inteira ficou pronta em menos de 20 minutos, e foi o centro das atenções no almoço de natal. Já havia feito outra versão dessa torta há uns meses atrás, substituindo o limão por polpa de maracujá, e achei que ficou ainda melhor. Super recomendado!


Mousse de Coco Com Rum e Açúcar Mascavo e Compota de Frutas Tropicais

Como aqui em BH continua um calor horroroso, eu pensei em fazer um doce bem leve e fresco para servir no natal, e essa receita do site Baking Obsession me pareceu perfeita. Entretanto, como eu não queria fazer sobremesas individuais, adaptei o doce, que de Panna Cotta se transformou em mousse. A compota, entretanto, eu fiz tal e qual indica o site, e achei que ficou deliciosa! O limão e o rum combinaram maravilhosamente com as frutas, e no dia seguinte o sabor estava ainda mais acentuado. A receita original da panna cotta e da compota você encontra aqui, e a receita da mousse, com as devidas adaptações, segue abaixo (para facilitar, incluí também a receita original da compota, traduzida):

Mousse/Panna Cotta

-          5 colheres de sopa de rum
-          5 colheres de sopa de água
-          3 envelopes de gelatina incolor
-          2 vidros de leite de coco
-          2 xícaras de iogurte natural (receita aqui)
-          1 lata de creme de leite
-          1 lata de leite condensado (um pouco menos)
-          1/2 xícara de açúcar mascavo claro
-          ¼ de colher de sopa de sal
-          1 colher de sopa de essência de baunilha (se puder, utilize ½ fava de baunilha, aberta no comprimento, sementes raspadas com as costas da faca. Eu não achei para comprar.)

Misture o rum e a água, e polvilhe com a gelatina. Deixe descansar por alguns minutos. Em uma panela, aqueça o leite de coco, o açúcar, o sal e a baunilha, até o açúcar dissolver. Desligue o fogo, junte a gelatina e mexa bem com um fouet, até dissolver completamente. Acrescente o iogurte, o creme de leite e o leite condensado (prove, até que fique do seu gosto). Misture bem com o fouet, e despeje em uma fôrma (usei uma grande, com furo central) untada com manteiga. Cubra e leve à geladeira para firmar.

Compota de Frutas Tropicais

-          1 xícara de água
-          ½ xícara de açúcar cristal orgânico
-          1 colher de sopa de essência de baunilha (ou ½ fava)
-          Suco e raspas de 2 limões tahiti
-          ¼ de xícara de rum
-          1 abacaxi pequeno (usei o pérola)
-          1 mamão pequeno
-          1 manga grande, madura, porém firme

Pique as frutas em cubos pequenos. Em uma panela pequena, misture a água, o açúcar, a baunilha e as raspas de limão, e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver. Retire do fogo e junte o suco de limão e o rum. Transfira para um recipiente de vidro ou aço inoxidável (grande o suficiente para caber a mistura de frutas), e leve à geladeira até esfriar. Acrescente as frutas, misture gentilmente, e deixe na geladeira por no mínimo 2 horas (e no máximo 2 dias). Na hora de servir, eu desenformei a mousse em um prato bem bonito e decorei com a compota (em cima e nas laterais). Para deixar o prato com um ar mais natalino, incrementei a decoração com cerejas frescas e folhas de hortelã. Ficou luxo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário