Há um bom tempo que tenho vontade de fazer o meu próprio pão, mas acabo sempre deixando para depois, seja por preguiça, por inexperiência, por medo de errar e desperdiçar um monte de ingredientes, ou por achar que não levo jeito para panificação... Mas, aos poucos, vou saindo da inércia e experimentando uma receitinha aqui, outra ali, até perder o medo. Desta vez escolhi uma receita do livro Panelinha. Afinal, o subtítulo é: "Receitas que Funcionam". Até que funcionou mesmo, mas não foi tão fácil quanto parecia à primeira vista. Precisei colocar mais farinha do que o recomendado, e ainda achei a massa um pouco grudenta (o livro não esclarece se é assim mesmo), mas no final deu tudo certo, e o pão ficou muito bom. Quer dizer, eu achei muito bom. O meu namorado também gostou muito, mas achou que faltava um tchans, tipo um tempero mais marcante. Eu já discordo, mas aí é uma questão de gosto... Outra coisa boa é que a receita rende 2 pães grandes, daí aproveitei para congelar um (o que é ótimo, já que pão é mesmo um pouco trabalhoso).
(rendimento: 2 pães)
- 3 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
- 3 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
- 1 1/2 xícara de nozes picadas
- 30g (2 tabletes) de fermento fresco para pão
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 3 colheres de sopa de mel
- 2 1/2 xícaras de água morna
- 3 colheres de sopa de óleo de canola
- 1 colher de sopa de sal
Em uma tigela grande, misture as farinhas, o sal e as nozes. Reserve. Em outra vasilha, misture o fermento, açúcar, mel, água e óleo, mexendo até dissolver o fermento. Deixe em repouso por 10 minutos, até se formar uma camada de espuma. Após essa pausa, verta o conteúdo da vasilha de fermento na tigela com as farinhas, e misture com as mãos até conseguir formar uma bola. No meu caso não formou exatamente uma bola, já estava vendo que ia faltar farinha, mas fui seguindo a receita. Cubra com um pano de prato limpo e deixe repousar por 1 hora e 20 minutos, ou até dobrar de tamanho (deixei dentro do forno desligado).
Divida a massa em 2 partes iguais, transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e sove cada uma por 5 minutos. Nessa hora, a minha massa continuava super grudenta, estava impossível sovar, por isso fui colocando um pouco mais de farinha. Faça uma bola com cada porção de massa e coloque em uma assadeira com 40cm, untada com óleo. Deixe espaço entre elas, pois ainda irão crescer. Polvilhe com farinha e deixe crescer por mais 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°. Faça 3 cortes paralelos na superfície dos pães e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Nessa hora me lembrei de uma dica que li em outro livro: quando você coloca um pão para assar, nos primeiros 10 minutos, borrife um pouco de água nas paredes do forno. A umidade ajuda a deixar a casca do pão bem crocante. O pão está pronto quando, ao bater com os nós dos dedos na parte de baixo, sai um som oco. Retire da assadeira e transfira para uma grade para esfriar.