quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Oi Oi Oi! Biscoitos de Grapefruit


Gente, esses biscoitos são MUITO bons! Vocês não têm noção do cheiro maravilhoso que sai do forno quando estão assando. Eu sei, vocês devem estar pensando: mas Samantha, porque fazer biscoitos de grapefruit? Ninguém tem isso em casa... Pois é, minha gente, as grapefruits vieram na cesta de orgânicos, pensei em dar mais uma chance para elas (da última vez que comprei, tentei colocar na salada, e acabou saindo esse bolo aqui), mas não tem jeito: são azedas demais! Tentei chupar como se fosse laranja, fazer um suco, pensei em colocar na salada (de novo), mas não rolou... No desespero, para não precisar jogar fora, me lembrei dessa receita da super Martha Stewart, de seu super livro Baking

A receita original é de biscoitos recheados, mas resolvi dispensar o trabalho e as calorias. Sem contar que os biscoitos recheados duram muito menos tempo. Caso você prefira fazê-los desta forma, a receita do recheio também aparece aqui, no site da diva... E, caso você não tenha grapefruits em casa (ninguém tem mesmo), não se aflija: pode fazer os biscoitos com tangerina, laranja, limão cravo, limão siciliano, etc... Não importa a fruta cítrica escolhida, just do it! São tão bons que até merecem ser congelados no final da novela:

Calma, pessoal, não precisa me xingar... Ficou tosco, eu sei....   risos...

Biscoitos de Grapefruit
(rendimento: 30 biscoitos)

-      raspas da casca de 1 grapefruit vermelho (o que usei era bem grande), mais 1/4 de xícara do suco, espremido na hora
-      1 xícara de açúcar
-      1 xícara de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
-      3/4 de xícara de farinha de bolo*
-      1 colher de chá de fermento
-      1/2 colher de chá de sal
-      100g de manteiga sem sal
-      2 gemas grandes (use preferencialmente ovos orgânicos ou caipiras)

Preaqueça o forno a 180°. Forre 2 assadeiras com papel manteiga e reserve. Em uma vasilha pequena, misture as raspas do grapefruit com 1 colher de sopa do açúcar, e vá espremendo com as costas da colher. Isto serve para liberar os óleos essenciais da fruta, e ativar ainda mais o seu aroma. Reserve. Em uma outra vasilha, misture as farinhas, o fermento e o sal. Reserve também.

Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar restante em velocidade média-alta, por aproximadamente 2  minutos, até virar um creme claro e fofo, raspando as laterais da tigela sempre que necessário. Junte as gemas e bata somente até incorporar. Junte o açúcar, misturado com as raspas da grapefruit. Acrescente a metade da mistura de farinha, bata mais um pouco, junte o suco de grapefruit e depois o restante da farinha, e bata até incorporar todos os ingredientes.

Embrulhe a massa em plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos, até firmar. Depois, aba a massa até atingir a espessura de 0,3mm, e corte com um cortador de biscoitos. Eu fiz um pouco diferente: enrolei a massa até virar um cilindro, de aproximadamente 3-4cm de diâmetro, deixei a massa mais um pouco na geladeira para firmar, e depois fui fatiando, com uma faca bem afiada e ligeiramente enfarinhada. Leve para assar, deixando um espaço entre os biscoitos, até que as bordas fiquem douradas. O livro indica 18-20 minutos, girando a assadeira na metade do tempo, mas é bom ficar de olho, pois cada forno funciona de um jeito. 

Retire do forno, deixe esfriar na própria assadeira por 5 minutos, e depois transfira a folha de papel manteiga, com os cookies, para uma gradinha, até esfriar completamente. Guarde em pote hermeticamente fechado, em local fresco e seco (os meus levaram 1 semana para acabar, e até o último dia estavam ótimos). Entretanto, se for rechear, mantenha-os na geladeira, em recipiente fechado, por até 3 dias.

* Farinha para bolos caseira: para fazer uma xícara, coloque 2 colheres de sopa de amido de milho e complete o restante com farinha comum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário