sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Bolo Delícia com Morangos


Sabe quando você come alguma coisa sensacional? Uma daquelas comidas que, ao dar uma mordida, você imediatamente fecha os olhos, de forma a reforçar o sentido do paladar? E que, depois de mastigar um pouco, você não se contém e solta aquele hummmmmmmmmm caprichado? (risos)

Esse bolo é assim, simples e perfeito (como em geral o são todas as coisas simples), e não precisa de nenhum acompanhamento ou enfeite além dos morangos orgânicos (aliás, use o máximo de ingredientes orgânicos que puder). A receita original é da Martha Stewart (só podia ser), mas eu encontrei primeiro no ótimo Smitten Kitchen, onde a autora substituiu metade da farinha de trigo por farinha de cevada. Como eu nunca vi isso por aqui, resolvi substituir por farinha de aveia. Aveia, pelo menos para o meu gosto, combina muito com morango... Como não tinha a farinha pronta, bati no liquidificador a aveia em flocos finos, o que gerou uma farinha um pouco mais rústica. Já fiz duas vezes essa receita, e em uma delas os morangos afundaram completamente, não me pergunte o porquê. De qualquer forma, o gosto continuou maravilhoso... Hummmmmmmm....

Bolo com Morangos

-      6 colheres de sopa de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
-      3/4 xícara de farinha de trigo
-      3/4 xícara de farinha de aveia
-      1 1/2 colher de chá de fermento em pó
-      1/2 colher de chá de sal
-      1 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar (usei o cristal orgânico)
-      1 ovo grande, orgânico ou caipira
-      1/2 xícara de leite (o meu também era orgânico)
-      1 colher de chá de extrato de baunilha (no verde mar, um supermercado de BH, tem o extrato - não essência - orgânico)
-      1 1/2 caixa de morangos (450gr) orgânicos, sem os cabinhos, cortados ao meio

Preaqueça o forno a 180°. Unte uma forma redonda de 24cm com manteiga. Em uma vasilha, misture as farinhas, o fermento, o sal, e reserve. Na tigela da batedeira, misture a manteiga e 1 xícara do açúcar e bata por aproximadamente 3 minutos, até ficar pálido e fofo. Junte o ovo, o leite e a baunilha, e bata até misturar (em uma das vezes que preparei o bolo bati tudo à mão, e ficou bom também). Junte aos poucos a mistura de farinha e bata até ficar uniforme. Verta a mistura na forma, disponha os morangos por cima, com a parte cortada virada para baixo, se possível em uma camada única, e polvilhe com as 2 colheres restantes de açúcar. Asse por aproximadamente 50 minutos (lembrando que cada forno tem o seu tempo), até dourar. Faça o teste do palito. Deixe esfriar para poder cortar, ou ele vai quebrar. Eu aconselho usar uma forma de vidro, pois não é o tipo de bolo que desenforma, ok?


Nenhum comentário:

Postar um comentário