segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ratatouille ou Tian?

Esse tian de legumes é um repeteco, pois já foi postado aqui no blog (para ver a receita, clique aqui). Quando preparei, meu namorado me perguntou se não era uma ratatouille, e por isso me peguei pensando nas diferenças entre um e outro. Até onde sei, embora os dois pratos pertençam à culinária provençal, a ratatouille tem molho, é feita de uma forma mais rústica (não em camadas) e também não é assada. Por isso, há quem diga que o prato que o ratinho Remy preparou na animação Ratatouille foi, na verdade, um tian de legumes... 

Polêmicas à parte, eu recomendo que você prepare essa receita. O meu foi feito totalmente com legumes e ervas orgânicos (alecrim, tomilho, salsinha e cebolinha). Desta vez, não usei pimentão, e o alho, bem picadinho, foi polvilhado por cima, para não queimar no fundo. Eu sempre faço bastante, pois gosto que tenha sobras. Assim posso preparar um delicioso sanduíche com elas: pão de forma integral ou ciabatta, queijo e o tian. Hummmmmmm!

PS: aqui tem um link para uma receita tradicional de ratatouille, que encontrei no site da Larousse Cuisine. Possui inclusive um vídeo, que está em francês, mas pelas imagens nem precisa conhecer a língua para entender. Esta é a receita tradicional, e quando estive em Paris comi uma parecida. Fica deliciosa também, mas, como podem ver, é bem diferente do tian...



Nenhum comentário:

Postar um comentário