Todo mineiro ama pão de queijo, e eu não fujo à regra. A D O R O! Quando viajo, sinto a maior falta. E não adianta tentar pedir em outros estados, pão de queijo bom mesmo é o nosso. Desculpa aí, quem não mora em minas, mas é verdade. Tenho uma colega de trabalho que veio do nordeste, e ela me disse que nunca entendeu essa obsessão do mineiro até se mudar para cá e provar dos nossos...
Mesmo sendo mineira e amando pão de queijo, foram pouquíssimas as vezes que me aventurei a prepará-los. O motivo? A chatice do processo, especialmente a parte de escaldar o polvilho. Até que um dia, lendo o blog Diga Maria, me deparei com essa receita, onde não era necessário escaldar o polvilho e, melhor ainda, levava apenas 1 colher de manteiga (a maioria leva um copo de óleo). A princípio fiquei desconfiada, e pensei que provavelmente a receita não prestava, mas quando li que era uma receita de Itajubá-MG, resolvi arriscar...risos.
Olha, é muito fácil de fazer, muito rápida e extremamente prática. O pão de queijo assou super bem, ficou bonitão e bem gostoso. Não vou dizer que é o melhor pão de queijo do mundo de minas, mas é muito bom! A receita original usa 100g de parmesão e 300g de queijo minas padrão. Eu não gosto muito desse queijo, a maior parte do que é vendido com esse nome não é o queijo minas original, feito com leite fresco. Se você não tiver acesso ao legítimo, vai esse mesmo, mas o outro é muito melhor, não vou mentir. Já fiz a receita várias vezes, usando diferentes queijos, em diversos pontos de maturação: a receita com o queijo bem curado deixa um sabor mais forte, marcante; o meia cura é a alternativa zen-budista, o caminho do meio...Já o queijo novo, bem fresco, deixa o gosto suave, ideal para quem pretende adicionar outros sabores (uma vez coloquei chimichurri, e ficou excelente, agora penso em colocar ervas frescas, como tomilho e alecrim, ou salsinha e cebolinha).
Duas observações: primeiro, é uma receita que congela muito bem. Basta fazer as bolinhas, colocar em um prato ou assadeira e levar para congelar. Depois, passe as bolinhas, já congeladas, para um saquinho ou pote de plástico. Outro dia eu preparei alguns pães de queijo em tamanho lanche (aqueles maiores, tipo de lanchonete), e os congelei já assados, e também deu certo... A outra coisa é que esse pão de queijo fica melhor se comido na hora, recém saído do forno, ok?
Pão de queijo
- 400g de queijo minas ralado grosso (ver observações acima)
- 1/4 de xícara de leite, aproximadamente
- 1 ovo médio
- 2 xícaras de polvilho (usei o doce)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- sal a gosto
- opcional - temperos diversos: pimenta calabresa, chimichurri, ervas, alho, etc
Preaqueça o forno em temperatura alta (220-240°). Misture todos os ingredientes em uma tigela e sove até ficar homogêneo. Se precisar, coloque um pouco mais de leite. Entretanto, tenha em mente que a massa fica bem grossa, nem um pouco líquida (mas ambé não pode ficar farelenta). Faça bolinhas com as mãos, do tamanho desejado, e coloque em uma assadeira. Mantenha distância entre eles, para que possam crescer. Asse até que fiquem dourados (o tempo de forno vai depender do tamanho das bolinhas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário