domingo, 4 de agosto de 2013

Bolo invertido de abacaxi e manga - aniversário no escritório parte 1


Domingo passado foi o meu aniversário, e eu resolvi que na segunda levaria bolo e biscoitos para o escritório, para poder comemorar. Eu mudei recentemente de equipe, e achei que seria uma boa ideia levar um mimo tanto para os novos colegas, com quem ainda estou me enturmando, quanto para o pessoal da equipe antiga, com quem convivi por bastante tempo. Chegando lá, tcharan! O pessoal (equipe nova, antiga, e mais alguns queridos) preparou uma festa surpresa para mim, um café da manhã bacanérrimo... Fiquei super contente, adorei! O engraçado é que por pouco eu não concorro com a minha própria festa, pois já estava chamando o povo para provar as comidinhas na minha mesa...risos.

Tinha tanta coisa boa na festinha... Só de bolo tinham três! O meu, de abacaxi com manga; um de banana, feito com farinha de rosca (já peguei a  receita), e outro de cenoura (vou pegar também). O meu bolo, modéstia à parte, ficou bem gostoso. Olhando parece complicado, mas é bastante simples. Para acompanhar, eu também levei uns biscoitinhos de coco e amêndoas, cuja receita postarei na sequência.

Bolo invertido de abacaxi e manga
(receita daqui)  

-      125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
-      1/2 xícara de açúcar mascavo
-      1 abacaxi médio
-      1 manga média-grande
-      1 1/2 xícara de farinha de trigo
-      1/2 colher de chá de sal
-      1/4 colher de chá de fermento em pó
-      1/4 colher de chá de bicarbonato de cálcio
-      1 xícara de açúcar refinado ou cristal
-      2 ovos grandes, orgânicos ou caipiras
-      1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
-      1/4 xícara de iogurte natural integral


Preaqueça o forno a 180°. Unte com manteiga uma forma de 22cm e forre o fundo com papel manteiga. Unte o papel também e reserve.

Descasque o abacaxi e a manga, e corte fatias com cerca de 1cm de espessura. Retire o miolo do abacaxi. As estrelas eu recortei com um cortador de biscoitos (facilita muito!), mas quem não tiver pode usar uma faca e fazer um círculo. Corte as fatias de manga, no mesmo formato e tamanho do corte feito no abacaxi. Pique o restante das frutas em pedaços pequenos, de forma a obter 1 xícara de abacaxi e 1/2 xícara de pedaços de manga. Coloque em uma peneira e deixe escorrer o excesso de líquido.

Em uma vasilha média, peneire a farinha, sal, fermento, bicarbonato e reserve.

Em outra vasilha, misture 25g de manteiga com o açúcar mascavo e bata, à mão ou na batedeira, por cerca de 2-3 minutos, até ficar claro e fofo (eu bati à mão mesmo). Espalhe essa pasta no fundo da forma, alisando bem com as costas de uma colher. Na mesma vasilha (nem precisa lavar), bata o restante da manteiga (100g) com o açúcar comum, também por cerca de 2-3 minutos, até ficar claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição, e raspando as laterais da tigela sempre que necessário. Misture a baunilha. Acrescente metade da mistura de farinha, o iogurte natural, e depois o restante da farinha, batendo bem entre cada adição.

Coloque as fatias de abacaxi no fundo da forma, e a manga no meio (no lugar do miolo). Espalhe por todo o fundo a mistura de abacaxi e manga picados, cobrindo bem o fundo, principalmente os vãos entre as fatias. Alise com uma espátula ou com as costas de uma colher. Acrescente por cima a massa do bolo, nivelando  também com as costas de uma colher, e leve para assar, por cerca de 50 minutos, ou até dourar (faça o teste do palito). Retire do forno, deixe esfriar sobre uma gradinha por 30 minutos, e vire sobre um prato para desenformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário