Só agora, quando o inverno está chegando ao fim, é que o frio resolveu dar o ar da graça... Nessas horas, tudo o que a gente quer é criar raízes sentar no sofá, se enroscar no edredon, e comer uma comida bem quentinha, de preferência com um boy magia do lado. ;)
Esse prato é puro comfort food. Aquece o estômago e a alma! Ragu (que vem do francês ragoût), é um molho feito com carne e tomate, e que normalmente leva horas para ficar pronto. Neste caso, como eu usei liguiça calabresa e tomates em lata, ficou pronto em cerca de 30-40 minutos, mais ou menos o tempo da polenta.
Já em relação à polenta, há quem diga que só pode ser chamada assim se for feita com farinha de milho, enquanto o angu é que é preparado com fubá. Acontece que a polenta é minha e eu uso fubá (e chamo do nome que quiser o_O). O fubá que eu compro é uma delícia, orgânico, novinho e feito no moinho de pedra, mas cada um usa o que achar melhor (desde que não seja aquela polenta que já vem pronta), ok?
Sorry pela foto, estava tarde, a fome era grande, e a preguiça também...
Polenta aos três queijos com ragu de calabresa
(4 porções)
- 1 xícara de fubá
- 1 xícara de leite
- 4 xícaras de água
- 60g de gorgonzola ralado grosso
- 70g de mussarela (não adianta, não consigo escrever muçarela) ralada grossa
- 30g de grana padano (ou parmesão) ralado fino
- sal, pimenta-do-reino, alecrim e tomilho a gosto
- 2 linguiças calabresa
- 1 cebola média
- 1 pimentão verde pequeno
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomates pelados
- Opcionais: palmito, azeitona, champignon, milho, etc
- sal, pimenta calabresa, alecrim, tomilho, louro, manjericão a gosto
É preciso muita atenção na execução do prato, para que tudo fique pronto ao mesmo tempo, e cuidado com a polenta, que precisa ser constantemente mexida.
Coloque para ferver 3 xícaras de água e 1 xícara de leite, temperados com alecrim, tomilho e pimenta-do-reino moída na hora (deixe o sal para o final, por causa dos queijos). Misture o fubá com a xícara de água restante, até formar um creme, e reserve.
Pique a calabresa em cubos, assim como a cebola e o pimentão, e coloque em uma panela com azeite para refogar. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente o alho picadinho. Mexa bem, até a calabresa dourar. Adicione os tomates, e metade da medida da lata com água. Mexa bem, e vá amassando os tomates com as costas da colher, para que fiquem grosseiramente picados. Tempere com o alecrim, tomilho, louro, uma pitada de sal e pimenta calabresa, tampe e deixe ferver em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Se secar demais, vá pingando um pouco de água. Se o molho ficar muito ácido, coloque um pouquinho de açúcar.
À essa altura a mistura de água e leite deve estar fervendo. Verta o creme de fubá e, a partir desse ponto, não pare de mexer (se você tiver um fouet fica bem mais fácil). A mistura precisa ferver uns 30-40 minutos, para engrossar e tirar o gosto do fubá. De vez em quando dê uma espiada no molho, e uma mexida rápida. Quando a polenta estiver engrossado o suficiente (lembre-se que depois de desligar o fogo ela ainda vai engrossar mais um pouco), junte o gorgonzola e a mussarela e continue mexendo, até que derretam. Desligue o fogo, polvilhe o grana padano, e acerte o sal.
Finalize o molho colocando os opcionais escolhidos (eu fui de palmito e azeitonas pretas), e acerte o tempero. Desligue o fogo e acrescente as folhas de manjericão picadas. Sirva em um prato fundo, a polenta por baixo e o ragu por cima. Decore com um raminho de manjericão.