sábado, 24 de maio de 2014

Castanha de caju caramelizada com mel e mostarda + uma dica de salada

Essa é uma ótima opção de aperitivo! Entretanto, antes de tudo, devo dizer que o gosto da mostarda não fica muito evidente, ele mais dá um toque diferente na castanha, tipo um ingrediente secreto... Não sei, talvez seja o mel que eu usei, que tinha um gosto bem marcante, ou quem sabe a minha mostarda em pó, que era dessas genéricas de supermercado. Mas tenho certeza de uma coisa, a castanha ficou uma delícia assim mesmo! De quebra, uma dica (nem dá para chamar de receita) de salada para usar as castanhas, caso tenha sobrado alguma. =]

Castanha de caju caramelizada com mel e mostarda
(receita daqui)

-      1/4 xícara de mel (de preferência um mel mais suave)
-      1 colher de sopa de óleo vegetal
-      1 - 2 colheres de chá de mostarda em pó (coloquei 2, da próxima vou colocar mais um pouco)
-      2 xícaras de castanha de caju torrada e salgada
-      1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 190°. Forre uma assadeira com papel manteiga ou um tapetinho de silicone (silpat). Em uma vasilha média, misture o mel, óleo e mostarda. Junte as castanhas e misture, para que todas fiquem bem cobertas (a mistura fica mesmo bem grudenta, mas vai com fé que dá). Espalhe as castanhas em camada única sobre a assadeira. Polvilhe com a pimenta e asse por 15 - 20 minutos, parando para mexes uma ou duas vezes durante o processo. Retire do forno e deixe esfriar. Depois de frio, guarde em um pote vedado, local fresco e seco, por até uma semana.


A salada eu fiz assim: misturei alface verde e roxa, rúcula e manjericão, e espalhei por cima as castanhas e cubinhos de manga. Você também pode fazer um molhinho de mostarda e mel para acompanhar. Bom apetite!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Marmita: salmão al cartoccio e salada de cevada com frutas secas


Esse bem que poderia ser o prato de um jantar chique, ou de uma festa de reveillon, mas foi a minha marmita mesmo... Isso porque é mega fácil e rápido de preparar além de saudável e muito saboroso. Às vezes a gente se apega aos pratos de sempre e não percebe que pode variar, sem comprometer o tempo e o sabor. Preparar essas duas receitas leva MUITO menos tempo do que preparar o combo arroz, feijão, carne e legumes. Experimenta, vai!

Salada de cevada com frutas secas
receita um nadinha adaptada daqui
4 porções

-      1 xícara de cevada
-      2 xícaras de água
-      1 folha de louro
-      1 maçã verde
-      suco de 1 limão
-      2 colheres de sopa de manteiga
-      1/3 de xícara de amêndoas em lâminas
-      1 cebola picada
-      1/3 xícara de damasco picado
-      1/3 xícara de passas escuras
-      3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadinhas
-      1 colher de sopa de tomilho fresco (só as folhas)
-      sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma tigela, coloque a cevada e cubra com o triplo de água. Esfregue com as mãos até a água ficar turva. Escorra e repita a operação 3 vezes. Escorra novamente e coloque a cevada em uma panela com a água, o louro e uma pitada de sal. Deixe ferver por cerca de 30 minutos com a tampa entreaberta, ou até que a cevada fique macia, mas sem desmanchar (enquanto isso, prepare o peixe). Retire o louro, escorra o restante da água e transfira para uma tigela. 

Lave e corte a maçã em cubinhos de 2 cm, e regue com o suco de limão para não escurecer. Reserve. Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de manteiga, junte as amêndoas e deixe dourar, mexendo sempre (cerca de 3 minutos). Retire do fogo e junte à cevada. Coloque na frigideira a colher de manteiga restante e refogue a cebola por cerca de 5 minutos. Escorra o excesso de suco de limão para a cevada e acrescente a maçã à frigideira, refogando por mais 1 minuto. Desligue o fogo e misture à cevada. Junte o restante dos ingredientes, acrescente a pimenta-do-reino moída na hora e acerte o sal. A salada pode ser servida quente ou fria 

Salmão al cartoccio
4 porções

-      4 filés de salmão, sem pele
-      1 alho poró grande
-      1 dente de alho picadinho
-      1 cálice de vinho branco seco (ou suco de 1 limão, ou laranja)
-      azeite extravirgem
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 180°. Corte 4 quadrados grandes de papel manteiga ou alumínio. Coloque uma gotinha de azeite e 1 filé de salmão em cada um, e tempere com sal, pimenta-do-reino e alho (é bem pouquinho mesmo, só para dar um toque de sabor). Parta o alho poró ao meio, lave bem, e corte a parte branca e verde clarinha em meia lua (use as partes mais escuras para fazer caldo de legumes caseiro). Divida sobre os filés de salmão, acrescente mais umas gotinhas de azeite e um pouco de vinho e feche os pacotinhos, deixando um espaço para o ar circular. Transfira os pacotes para uma assadeira e leve ao forno por cerca de 15-20 minutos (vai depender do tamanho e da grossura dos filés, mas é bem rápido). 

domingo, 11 de maio de 2014

Guacamole


Receita que tem cara de final de semana. Ótima sugestão para acompanhar aquela cervejinha gelada, para as festinhas informais, e também para servir para os amigos em dia de jogo de futebol na TV. Guacamole não tem muita receita (ou melhor, tem milhares de receitas), cada um vai fazendo e adaptando ao seu gosto pessoal. A minha é assim: para 1 abacate médio picadinho, coloco 2 tomates picados sem semente, 1/2 cebola roxa picada bem miudinho, de 1/2 a 1 pimenta dedo de moça (depende do tamanho da pimenta) picadinha (com ou sem sementes, depende da tolerância de cada um) ou algumas gotas de tabasco, na falta da pimenta, mais um punhado de coentro e salsinha bem picadinhos. Tempero com suco de limão (1 ou 2, dependendo do tanto de caldo), sal e uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora. Misturo tudo e depois amasso parte do abacate, para virar uma pastinha, mas mantendo alguns pedaços para morder. Rende bastante! Se forem só duas ou três pessoas, faço metade da receita, ok?


Para começar bem a semana...


Taipus de Fora - Península de Maraú - Bahia

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Risoto trufado de aspargos com frango defumado

Esse risoto é tiro, porrada e bomba... Mais beijinho no ombro impossível! ;)

Risoto é tudo de bom e combina muito com o clima frio que tem feito! É o tipo de comida que parece chique e complicado de fazer, mas que na verdade é muito simples. Gostei muito desta combinação, mas não se prenda a ela, pois tenho certeza que sem o frango, ou sem o toque de trufas ficaria excelente também. Falando em trufas, eu usei esse creme de champignon trufado da marca Solarius, que é orgânico, muito saboroso e tem um precinho camarada, se comparado com outros similares. Não estou fazendo jabá, gosto mesmo dos produtos desta marca, ok?

Ainda em relação ao risoto, eu prefiro usar o arroz carnaroli, que demora um pouco mais para cozinhar, se comparado ao arbóreo, mas que possui maior cremosidade (sem perder a consistência). Também prefiro caldos caseiros, mas nada impede que se use o industrializado.

Risoto trufado de aspargos com frango defumado
rendimento: 2-3 porções bem generosas

-      1 xícara de arroz carnaroli
-      1 cálice de vinho branco seco (opcional)
-      1 litro de caldo de legumes ou frango caseiro
-      1 cebola pequena bem picadinha
-      1 maço de aspargos picados em rodelas (corte a parte inferior, que é mais dura, e coloque no caldo de legumes para dar gosto, e separe as pontas superiores)
-      1 1/2 xícara de frango defumado em cubos
-      2 colheres de sopa de creme de champignon trufado (opcional)
-      1 colher bem cheia de manteiga
-      1/2 xícara de queijo parmesão ralado
-      azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Deixe o caldo fervendo em fogo baixo, enquanto prepara o risoto. Coloque um fio de azeite na panela, e refoque a cebola até ficar translúcida. Junte o arroz e mexa por mais 1 minuto. Acrescente o vinho e mexa, até começar a secar. Coloque 2 conchas de caldo e continue mexendo, acrescentando mais uma concha sempre que a anterior for absorvida. Quando o arroz começar a amaciar, junte o frango e as rodelinhas de aspargos, mas não coloque as pontas, que cozinham bem mais rápido. Assim que o arroz estiver quase cozido (mas ainda al dente), junte as pontas dos aspargos. Mexa um pouco, acrescente uma última concha de caldo, o creme de champignon, a manteiga e o queijo. Desligue o fogo, mexa bem,acerte o sal e a pimenta, tampe e deixe descansar por 3-5 minutos antes de servir.

Obs.: se o caldo acabar antes do risoto ficar no ponto, é só colocar um pouco de água quente.

sábado, 3 de maio de 2014

Suco de abacaxi com chá verde, capim santo, couve e hortelã


Suco mara para começar bem o dia. É só bater no liquidificador 2 fatias grossas de abacaxi, 1 mão cheia de hortelã, 1 mão cheia de folhas de capim santo, 1 folha de couve pequena com talo (tirei só aquela ponta mais grossa), 1 copo de chá verde (com as folhas), gelo e açúcar demerara a gosto. Coar e servir. Muito bom!

Obs.: da próxima vez vou experimentar acrescentar um pedaço de gengibre...