sábado, 24 de maio de 2014

Castanha de caju caramelizada com mel e mostarda + uma dica de salada

Essa é uma ótima opção de aperitivo! Entretanto, antes de tudo, devo dizer que o gosto da mostarda não fica muito evidente, ele mais dá um toque diferente na castanha, tipo um ingrediente secreto... Não sei, talvez seja o mel que eu usei, que tinha um gosto bem marcante, ou quem sabe a minha mostarda em pó, que era dessas genéricas de supermercado. Mas tenho certeza de uma coisa, a castanha ficou uma delícia assim mesmo! De quebra, uma dica (nem dá para chamar de receita) de salada para usar as castanhas, caso tenha sobrado alguma. =]

Castanha de caju caramelizada com mel e mostarda
(receita daqui)

-      1/4 xícara de mel (de preferência um mel mais suave)
-      1 colher de sopa de óleo vegetal
-      1 - 2 colheres de chá de mostarda em pó (coloquei 2, da próxima vou colocar mais um pouco)
-      2 xícaras de castanha de caju torrada e salgada
-      1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 190°. Forre uma assadeira com papel manteiga ou um tapetinho de silicone (silpat). Em uma vasilha média, misture o mel, óleo e mostarda. Junte as castanhas e misture, para que todas fiquem bem cobertas (a mistura fica mesmo bem grudenta, mas vai com fé que dá). Espalhe as castanhas em camada única sobre a assadeira. Polvilhe com a pimenta e asse por 15 - 20 minutos, parando para mexes uma ou duas vezes durante o processo. Retire do forno e deixe esfriar. Depois de frio, guarde em um pote vedado, local fresco e seco, por até uma semana.


A salada eu fiz assim: misturei alface verde e roxa, rúcula e manjericão, e espalhei por cima as castanhas e cubinhos de manga. Você também pode fazer um molhinho de mostarda e mel para acompanhar. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário