quinta-feira, 19 de junho de 2014

Brownies de cacau


Essa receita veio para contrariar aqueles que acreditam que o chocolate em barra é obrigatório no preparo de um bom brownie. E como contraria! O brownie fica uma delícia, bem "chocolatudo"! Entretanto, é daqueles que um pedaço pequeno já satisfaz (o que, pensando bem, é uma vantagem... ). Essa receita faz parte do livro Chewy Gooey Crispy Crunchy Melt-in-Your-Mouth Cookies, da Alice Medrich, que eu comprei recentemente e adorei! Já tenho várias na fila para testar... Esta fila de receitas, diga-se de passagem, que está cada vez maior... Vou precisar de 3 vidas para preparar tudo que gostaria...rs

Obs.: no preparo deste brownie, eu usei um chocolate alcalinizado (uso o cacau em pó Extra Brute, da Callebaut), mas a autora diz que pode usar o comum, ok? Questão de gosto...

Brownies de Cacau
(rendimento: cerca de 16 brownies com 5x5 cm)

-      11 colheres de sopa de manteiga sem sal
-      1 1/4 xícara de açúcar
-      1 xícara mal cheia de cacau em pó (veja a observação acima)
-      1/4 colher de chá de sal
-      1 colher de chá de extrato de baunilha
-      2 ovos grandes, frios
-      1/3 xícara mais 1 colher de sopa de farinha de trigo

Forre uma forma de 20x20 cm com papel alumínio, deixando o papel mais alto nas laterais, para formar uma espécie de alça, que vai facilitar na hora de desenformar. Unte levemente com manteiga e reserve. Preaqueça o forno a 160°. Posicione a grade no terço inferior do forno.

Derreta a manteiga em banho-maria (não deixe a água quente demais). Junte o açúcar, o cacau e o sal. Mexa até que os ingredientes estejam bem incorporados, e a mistura fique quente. Remova a vasilha do banho-maria e deixe de lado por um tempinho, até que fique apenas morna. Junte a baunilha e depois os ovos, um a um, mexendo bastante com a espátula após cada adição. Quando a mistura parecer grossa, brilhante e bem misturada, junte toda a farinha de uma vez só e misture até que ela não fique mais visível. Daí, mexa vigorosamente umas 40 vezes com uma colher de pau ou espátula de silicone. Força na peruca!

Espalhe a massa na forma e asse por cerca de 20-25 minutos. O ponto certo é aqueleque, ao inserir um palito, ele saia ainda um pouco sujo, com alguns pedacinhos agarrados. Se sair limpo é porque assou demais e passou do ponto! Deixe esfriar sobre uma gradinha e depois desenforme, com o auxílio das "alças" de papel alumínio. Corte em 16 pedaços. Os brownies se conservam bem por 2 ou 3 dias, em um recipiente fechado, e também podem ser congelados. Eu gosto de congelá-los embalados individualmente, para comer aos poucos, quando as lombrigas exigirem...rs

sábado, 14 de junho de 2014

Pão de cenoura e chia


Continuando com a saga dos pães, aos poucos percebo que estou começando a pegar o jeito da coisa. Dá uma satisfação imensa quando o pão sai lindo e perfumado do forno! Essa receita é do Dan Lepard, mas eu encontrei aqui. O pão ficou uma delícia, muito macio e substancioso. Para guardar e repetir muitas e muitas vezes!

Pão de cenoura e chia
(rendimento: 1 pão de forma)

-      175 g de cenoura
-      250 ml de água morna
-      7 g de fermento biológico seco e instantâneo
-      25 ml de azeite
-      450 g de farinha de trigo
-      50 g de farinha integral
-      2 colheres de chá de sal
-      2 colheres de sopa de chia, mais um pouco para polvilhar

Lave bem as cenouras, seque-as e rale fino na tigela da batedeira. Junte a água morna e o fermento e deixe descansar por 5 minutos. Junte o azeite, a farinha integral, a maior parte da farinha comum (reserve cerca de 3/4 de xícara) o sal e as sementes. Bata com o batedor de gancho, na velocidade baixa (também pode ser sovado com as mãos, caso prefira), incorporando bem todos os ingredientes, até obter uma massa razoavelmente firme, mais ainda grudenta. Se estiver mole demais, acrescente o resto da farinha aos poucos. Pode ser que você use tudo, mas no meu caso sobrou um pouquinho. Deixe descansar por 10 minutos.

Passado o tempo, volte a sovar/bater por mais uns 2 minutos. A massa ainda estará grudenta. Passe para a bancada e polvilhe com pouca farinha, o suficiente apenas para ajudar a formar uma bola. Unte ligeiramente a tigela, e volte com a massa para lá. Cubra com um plástico e deixe fermentar por 1 hora. Unte uma forma de pão com manteiga ou azeite.

Na bancada ligeiramente enfarinhada, achate a massa até formar um retângulo. Dobre as abas para o meio e depois uma aba sobre a outra, aperando bem para selar. Coloque a massa na forma, com o vinco para baixo, cubra e deixe fermentar por mais 1 hora.

Preaqueça o forno a 200°. Quando a massa tiver crescido bem, pincele sua superfície com água, polvilhe mais um pouco da chia e faça um corte com 2 cm de profundidade, no sentido do comprimento, na superfície do pão. Leve para assar por cerca de 50 minutos, ou até que esteja dourado e emita um som oco ao bater no fundo com os nós dos dedos. Retire da forma e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha antes de servir.