sábado, 14 de junho de 2014

Pão de cenoura e chia


Continuando com a saga dos pães, aos poucos percebo que estou começando a pegar o jeito da coisa. Dá uma satisfação imensa quando o pão sai lindo e perfumado do forno! Essa receita é do Dan Lepard, mas eu encontrei aqui. O pão ficou uma delícia, muito macio e substancioso. Para guardar e repetir muitas e muitas vezes!

Pão de cenoura e chia
(rendimento: 1 pão de forma)

-      175 g de cenoura
-      250 ml de água morna
-      7 g de fermento biológico seco e instantâneo
-      25 ml de azeite
-      450 g de farinha de trigo
-      50 g de farinha integral
-      2 colheres de chá de sal
-      2 colheres de sopa de chia, mais um pouco para polvilhar

Lave bem as cenouras, seque-as e rale fino na tigela da batedeira. Junte a água morna e o fermento e deixe descansar por 5 minutos. Junte o azeite, a farinha integral, a maior parte da farinha comum (reserve cerca de 3/4 de xícara) o sal e as sementes. Bata com o batedor de gancho, na velocidade baixa (também pode ser sovado com as mãos, caso prefira), incorporando bem todos os ingredientes, até obter uma massa razoavelmente firme, mais ainda grudenta. Se estiver mole demais, acrescente o resto da farinha aos poucos. Pode ser que você use tudo, mas no meu caso sobrou um pouquinho. Deixe descansar por 10 minutos.

Passado o tempo, volte a sovar/bater por mais uns 2 minutos. A massa ainda estará grudenta. Passe para a bancada e polvilhe com pouca farinha, o suficiente apenas para ajudar a formar uma bola. Unte ligeiramente a tigela, e volte com a massa para lá. Cubra com um plástico e deixe fermentar por 1 hora. Unte uma forma de pão com manteiga ou azeite.

Na bancada ligeiramente enfarinhada, achate a massa até formar um retângulo. Dobre as abas para o meio e depois uma aba sobre a outra, aperando bem para selar. Coloque a massa na forma, com o vinco para baixo, cubra e deixe fermentar por mais 1 hora.

Preaqueça o forno a 200°. Quando a massa tiver crescido bem, pincele sua superfície com água, polvilhe mais um pouco da chia e faça um corte com 2 cm de profundidade, no sentido do comprimento, na superfície do pão. Leve para assar por cerca de 50 minutos, ou até que esteja dourado e emita um som oco ao bater no fundo com os nós dos dedos. Retire da forma e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário