sábado, 12 de março de 2011

Bolo de Cranberries e Pecãs

Sempre morri de inveja das blogueiras gringas, ou mesmo das colegas que moram em Sampa, onde é possível comprar muitos produtos que nunca encontro aqui em BH. Um exemplo são as cranberries, que tinha muita vontade de experimentar. Até que encontei as frutinhas secas em um supermercado daqui. Oba!

Confesso que, em um primeiro momento, fiquei um pouco decepcionada, pois achei-as bem  parecidas com as uvas passas, apenas um pouco mais azedinhas. Depois resolvi preparar um bolo com elas, e veio a sua redenção. Ficaram deliciosas!




A receita do bolo eu encontrei no site da Joy. Não mudei praticamente nada, exceto o que vou colocar entre parêntesis. Mãos à obra:

Bolo de Cranberries e Pecãs   (daqui)

Bolo:
-      4 xícaras de farinha de trigo
-      4 colheres de chá de fermento
-      1 1/2 colher de chá de sal
-      200gr de manteiga amolecida
-      2 xícaras de açúcar granulado (usei metade de açúcar demerara e metade de refinado)
-      1/2 xícara de açúcar mascavo
-      4 ovos
-      1/2 colher de chá de extrato de amêndoas (usei essência) 
-      1 xícara de sour cream misturado com 2 colheres de sopa de leite (troquei o sour cream por iogurte natural caseiro e  dispensei o leite, já que as cranberries hidratadas estavam bem úmidas)
-      4 xícaras de cranberies frescas, picadas grosseiramente (usei frutas secas, hidratadas em água quente)

Cobertura:
-      1 1/3 xícara de farinha de trigo
-      1 1/3 xícara de açúcar mascavo
-      1/2 colher de chá de canela em pó
-      100gr de manteiga amolecida
-      2/3 xícara de pecãs picadas finamente
-      1/3 xícara de aveia em flocos finos

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180°. Unte e enfarinhe uma fôrma de 23x33cm (eu usei forminhas de cupcake com capacidade para 80ml).

Peneire a farinha, o fermento e o sal. Em outra vasilha, misture o açúcar e a manteiga, e bata na batedeira (usei o mixer), em velocidade média-alta até que fique claro e fofo (de 3 a 5 minutos). Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente o extrato de amêndoas. Abaixe a velocidade da batedeira e acrescente, alternadamente, a farinha e o sour cream. Divida a farinha em 3 partes e o sour cream em duas, pois é preciso começar e terminar com a farinha. Desligue a batedeira, acrescente as cranberries e mexa delicadamente. Despeje a mistura na fôrma e espalhe.




Para preparar a cobertura, misture com uma colher de pau a farinha, o açúcar mascavo, as pecãs, a canela e a aveia em uma vasilha grande. Acrescente a manteiga e vá trabalhando com as pontas dos dedos até misturar tudo, e virar uma farofinha. Pegue dois bons punhados da farofa e despeje sobre a massa do bolo, misturando com a ponta de uma faca. Despeje sobre a massa o restante da cobertura. Asse até que esteja dourado (faça o teste do palito). Deixe esfriar sobre uma grade. Você pode servir ainda morno que fica bem gostoso.




Eu preparei meia receita, e obtive 20 bolinhos. Última coisa: depois que preparei a cobertura achei que era muito, poderia ter tanquilamente feito 1/3 ou mesmo 1/4 da receita. O que sobrou eu congelei, para usar em outra receita diferente (quem sabe um crumble?).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário