domingo, 28 de agosto de 2011

Torta de Limão com Merengue



Essa foi uma das sobremesas que eu fiz para o almoço de dia dos Pais, e foi a mais elogiada (e que acabou mais rápido)... Para fazer o doce, usei um resto da massa Pâte Brisée e mais 4 claras de ovos que estavam congeladas (sobras da Torta de Coco e Chocolate). Muito simples! Abri a massa em uma fôrma de fundo removível, fiz alguns furinhos com um garfo e levei para assar por 15 minutos em forno 180°, coberta com papel alumínio e feijões. Depois retirei o papel e os feijões e deixei mais 10 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.

Enquanto assa e esfria, prepare uma mousse de limão batendo no liquidificador: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem o soro e 1/2 lata de suco de limão (antes de partir os limões, rale a casca -sem a parte branca - e reserve). Leve à geladeira.

Prepare o merengue: bata na batedeira ou com o mixer as 4 claras de ovos com 1 pitadinha de sal ou cremor de tártaro, até ficar em ponto de picos firmes, e aos poucos acrescente 5-6 colheres de sopa de açúcar refinado ou de confeiteiro e as raspas da casca de limão. 

Quando a massa resfriar, acrescente a mousse de limão , nivele com uma espátula e, por cima, espalhe o merengue. Leve ao forno pré-aquecido rapidamente, apenas para dourar o suspiro. Se você tiver maçarico, melhor ainda (eu AINDA não tenho um... :-S). Retire do forno, deixe esfriar, e leve à geladeira antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário