sexta-feira, 8 de julho de 2011

Torta de Coco com Chocolate


Semana passada foi aniversário da minha sogra querida (graças à Deus, sempre dei muita sorte com as minhas sogras – a atual e as ex). Como teria um churrasco para comemorar, e eu  D E T E S T O  chegar de mãos vazias, resolvi fazer um docinho para contribuir. Na hora eu pensei em uma receita do livro Martha Stewart’s Baking Handbook (uma Bíblia para os amantes do baking). Perguntei para o meu namorado e, quando ele me disse que ela adorava coco, eu tive certeza que era o destino...

O preparo da torta possui várias etapas, e parece complicado de fazer, mas não é nada difícil... Nas fotos ela ainda está na fôrma, eu levei assim, com medo de quebrar, e deixei para desenformar quando chegasse. Minha intenção era tirar outras fotos, inclusive de uma fatia cortada, para poder mostrar as camadas, mas não teve jeito. A torta sumiu em questão de segundos. Sucesso absoluto! Também pudera, modéstia à parte ficou muito gostosa, e nada enjoativa. O custard de coco tinha um gosto marcante, mas não exagerado, e não ficou doce demais. 

Momento cultural: o recheio de coco se chama  custard. Custard é um creme, feito com leite, ovos, açúcar e amido de milho, entre outras coisas. É muito comum na Inglaterra e muitas vezes é também chamado de creme inglês. É mais ou menos parecido com o nosso creme de pavê, só que este é feito com leite condensado. Também existe o curd, que, até onde eu sei, é feito sem leite, apenas ovos, manteiga, açúcar e, normalmente, limão. Mas isso já é assunto para outra conversa... ;)

Uma última observação: o pulo do gato dessa torta é a camadinha de chocolate entre a massa e o recheio! Além de dar um sabor todo especial (chocolate com coco é tudibom), ele tem a função de “vedar” a massa, impedindo que ela fique úmida e amoleça, ao colocar o custard. Entretanto, resista à tentação de fazer uma camada grossa demais, ou depois que secar ele vai ficar muito duro de partir.

Torta de Coco
(torta e massa ligeiramente adaptadas daqui)

-      1/2 Receita de Pâte Brisée (ver no final)
-      Farinha de trigo, para polvilhar
-      60gr de coco ralado em fitas
-      4 gemas de ovos grandes
-      3 xícaras de leite de coco sem açúcar
-      2/3 xícara de açúcar cristal
-      5 colheres de sopa de amido de milho
-      1/4 colher de chá de sal
-      80gr de chocolate meio amargo
-      1 xícara de creme de leite fresco, bem gelado
-      1/4 xícara de açúcar de confeiteiro

Pré-aqueça o forno a 190°. Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo e transfira para a fôrma. Ajuste bem e acerte as beiradas. Faça diversos furos com um garfo. Se achar que a massa está muito mole, deixe na geladeira por mais uns 30 minutos (eu nao achei necessário). Coloque um papel alumínio ou papel manteiga sobre a massa, cubra com feijões secos e asse por 15-20 minutos, até que as bordas estejam douradas. Remova o papel alumínio e os feijões e volte ao forno, até dourar por igual (mais uns 15 minutos). Deixe sobre uma gradinha para esfriar, na forma mesmo. Ah! Na receita original pede-se para pincelar a massa com um ovo batido antes de levar ao forno, mas eu sinceramente achei desnecessário.

Abaixe a temperatura do forno para 160°. Coloque as fitas de coco em uma assadeira e leve ao forno, agitando ocasionalmente, até que estejam dourados e perfumados (aproximadamente 10minutos). Retire do forno e reserve.

Em uma tigela, bata levemente as gemas e reserve. Em uma panela, misture o leite de coco, açúcar cristal, amido de milho e sal. Leve ao fogo (não deixe ferver), e cozinhe, mexendo constantemente, até aquecer e o açúcar derreter (3 a 4 minutos). Retire do fogo, e junte 1/4 dessa mistura às gemas de ovos, mexendo bem para incorporar (use o fouet). Acrescente o restante da mistura e mexa. Volte ao fogão e cozinhe em fogo médio-alto, mexendo sempre com o fouet, até que o creme fique bem grosso, e bolhas apareçam no centro da panela (mais uns 3 minutos). Transfira o creme para uma tigela média, e cubra com filme plástico, pressionando-o diretamente sobre a superfície para evitar a formação de película. Coloque essa tigela sobre outra tigela maior, com água fria e gelo, e deixe até esfriar completamente.

Derreta em banho-maria ou no microondas 60gr do chocolate meio amargo. Mexa até ficar homogêneo e reserve até esfriar ao toque, mexendo ocasionalmente. Usando um pincel culinário, espalhe o chocolate no interior da massa da torta, já fria. Coloque na geladeira ou no freezer até ficar firme ao toque, cerca de 10 minutos.

Para preparar o chantilly é simples: bata o creme de leite bem gelado com o açúcar de confeiteiro em uma batedeira, até formar picos moles. Reserve.



Agora a montagem: depois que o chocolate firmar, despeje dentro da massa o custard de coco, nivelando com uma espátula. Por cima do creme, espalhe o chantilly. Pouco antes de servir, decore a torta com as fitas de coco tostadas e, para finalizar, rale por cima de tudo o restante do chocolate meio amargo.

Pâte Brisée

-      300gr (2 1/2 xícaras) de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
-      1 colher de chá de sal (eu coloquei um pouco menos)
-      200gr de manteiga sem sal fria, cortada em pedaços pequenos
-      1/4 xícara (aproximadamente) de água gelada

Misture a farinha e o sal. Acrescente a manteiga, e rapidamente (quanto mais rápido melhor) misture, usando a ponta dos dedos até que fique com a textura de uma farofa. Adicione a água gelada aos poucos, manipulando o mínimo possível, apenas até dar liga (no meu caso, usei menos água que a quantidade sugerida). Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, e amasse mais uma vez para combinar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (ou até 2 dias).  Essa massa serve para fazer quiches, e pode ser congelada por até um mês. Se você tiver um processador, pode preparar a massa com ele. Fica até melhor, pois leva menos tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário