Esse bolo é perfeito para acompanhar um chá da tarde, ou café, bem como para receber aquela visita inesperada, pois é muito fácil de fazer. A receita é da Sueli, que trabalhou por muitos anos na casa dos meus pais. O acréscimo da goiabada foi um improviso meu, em substituição às sementes de erva-doce que faltavam na dispensa, e achei que ficou muito bom. A Sueli manda dizer que quem quiser um bolo mais molhadinho pode acrescentar um copinho de iogurte natural ou uma caixinha de creme de leite. (perguntei se precisava reduzir a quantidade de leite e ela disse que não...). Eu não testei essa variação, pois não tinha em casa nem um, nem outro ingrediente, e achei que o bolo ficou ótimo assim mesmo!
Bolo de Fubá (de liquidificador) Romeu e Julieta
- 4 ovos
- 2 xícaras de fubá
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
- 2 xícaras de açúcar (como coloquei a goiabada, reduzi para 1 1/2 xícara)
- 2 xícaras de leite
- 1 xícara de óleo
- pitada de sal
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de queijo ralado (usei o minas)
- sementes de erva-doce (troquei por 3/4 xícara de goiabada)
- 1 copinho de iogurte natural ou 1 caixinha de creme de leite (opcional, não coloquei)
Pré-aqueça o forno a 180°. Em uma vasilha, coloque o fubá, a farinha de trigo, o açúcar, a pitada de sal, o fermento, e reserve. Corte a goiabada em cubinhos e polvilhe farinha de trigo (eu esqueci dessa parte e os cubinhos afundaram, mas ficou bom do mesmo jeito). Bata no liquidificador todos os ingredientes líquidos. Despeje os líquidos na vasilha com o fubá e misture para incorporar todos os ingredientes. Acrescente o queijo ralado misture e verta o conteúdo em uma fôrma untada de 20x35. Distribua os pedacinhos de goiabada pela fôrma (se você optar pela versão com sementes de erva-doce, acrescente-as juntamente com o queijo). Asse por aproximadamente 45 minutos (faça o teste do palito, pois isso varia de forno para forno).
Desculpe, mas se o bolo é ROMEU E JULIETA, pq colocar erva doce? Ou pq disse que "preferiu a goiabada". Presume-se que se o Bolo é Romeu e Julieta tenha goiabada e queijo...não entendi.
ResponderExcluirA resposta está no próprio texto... Como disse, eu peguei uma receita de bolo de fubá onde ia queijo e erva doce, tirei a erva doce e coloquei goiabada. Por isso virou Romeu e Julieta. Agora, eu também fiquei sem entender sua dúvida, se a pessoa por acaso gostar da erva doce, qual o problema? Até onde eu sei, não existe nada que proíba o acréscimo de alguma especiaria só porque é de goiabada com queijo... Cada um coloque o quê achar melhor, pq a graça de cozinhar é justamente essa...
ExcluirA resposta está no próprio texto... Como disse, eu peguei uma receita de bolo de fubá onde ia queijo e erva doce, tirei a erva doce e coloquei goiabada. Por isso virou Romeu e Julieta. Agora, eu também fiquei sem entender sua dúvida, se a pessoa por acaso gostar da erva doce, qual o problema? Até onde eu sei, não existe nada que proíba o acréscimo de alguma especiaria só porque é de goiabada com queijo... Cada um coloque o quê achar melhor, pq a graça de cozinhar é justamente essa...
Excluir