domingo, 13 de novembro de 2011

Mini-tortinhas de massa filo

Há meses atrás eu comprei um pacote de massa filo (phyllo), que acabou esquecido no congelador, até outro dia. Mas depois dessas tortinhas, mal posso esperar para comprar outro pacote! Não é bem uma receita, mas um jeito de usar essa massa, que é super versátil.

A massa filo, ao contrário da massa folhada, não tem gordura nenhuma. Para fazer as camadas você pode usar manteiga (deliciosa, mas calórica), azeite (um pouco mais saudável), ou clara de ovos (para quem quer continuar sem gordura nenhuma). Essa última indicação é do fabricante, confesso que nunca testei. Em geral uso o azeite de oliva, que espalho com um pincel culinário, em quantidades mínimas. 


Para fazer é muito fácil. Corte as folhas em 4 retângulos de aproximadamente 32x24cm. Coloque a primeira em uma tábua, pincele azeite (ou o que você escolher), coloque outra folha por cima e repita o processo, até terminar. Recorte depois em 12 quadrados de 8x8cm. Como eu usei forminhas de muffin com capacidade de 1/3 de xícara, esse tamanho ficou bom, mas pode ser maior ou menor, dependendo da sua intenção. Posicione os quadrados de massa nas forminhas, apertando o fundo. No meio do caminho, eu acabei descolando as folhas umas das outras para depois colar novamente, desta vez deixando as quinas "desencontradas". Mas foi só por estética, frescurite minha... Como as minhas forminhas são de silicone, não untei.  

Para rechear aproveitei um refogado de frango desfiado (1/2 peito), 1 cebola , 1/2 abobrinha e tomate seco à gosto, temperado com alecrim e sálvia. Acrescentei 4 fatias de mussarela picadinha, 2 colheres de sopa de requeijão e 1/2 colher de sopa de páprica picante defumada (ficou beeem picante). Misturei tudo, despejei sobre a massa, coloquei uma lasca de queijo grana padano em cada uma e levei para assar em forno pré-aquecido a 180°, por aproximadamente 35 minutos, ou até a massa dourar. 

Ficou muito bom, e foi tão fácil de fazer, que agora estou pensando em usar forminhas menores, de empada, para servir as tortinhas em uma festa ou jantar. Nesse caso faria recheios mais phynnos, como queijo brie e geléia de damasco; gorgonzola, pêras e nozes picadas; funghi com requeijão; carne seca com cebola e abóbora (hummmm); tomatinhos, mussarela de búfala e manjericão... Quem sabe até uma tortinha doce (aí teria de trocar o azeite por manteiga)? A lista é longa, e isso é que eu adoro em cozinha: as variações são infinitas!


2 comentários:

  1. Que delicados e lindos...adorei!!!
    Ah,quanto ao seu nome,penso que minha irmã se chamar Samanta(sem H) também por conta da feiticeira...rsss
    Enfim...se coincidências existem...ai está uma hehe
    Fico feliz que tenha gostado do sul,realmente é muito bonito,sinto muitas saudades de lá.
    Obrigada pelo carinho e volte sempre sim,também voltarei sempre aqui,pois adorei tudo que vi...

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com
    Sharon

    ResponderExcluir
  2. Oi Sharon! Obrigada, ficaram gostosas mesmo, pode testar!

    ResponderExcluir