Eu adoro agradar as pessoas que eu amo! E quer coisa melhor do que levar para essa pessoa algo que você mesma fez? Por isso eu gosto de artesanato e de culinária... Esse natal vou tentar fazer umas caixas bem bacanas, e encher de biscoitinhos para presentear. Se der certo mostro aqui o resultado.
Mas voltando aos agrados, resolvi fazer um bolo para o meu Paizão umas semanas atrás, e escolhi uma receita de bolo de mel, que a minha irmã me passou há alguns anos, quando ela morou na Bahia (acho que o bolo era feito na pousada, não me lembro mais). Olhando a receita, parece que está faltando (ou sobrando) alguma coisa, as medidas são meio estranhas, mas o bolo fica bom. Só achei que da primeira vez ficou muito doce, por isso resolvi cortar um pouco do açúcar nessa versão. Como o meu pai AMA pão de mel, acrescentei uma cobertura durinha de chocolate (amargo, para equilibrar). Foi um sucesso! E rende um bolão, ou dois bolos menores, o que é ideal para presentear. Ah! Ainda por cima é de liquidificador... Precisa falar mais alguma coisa?
PS: Desculpe a foto trash... Fotografar chocolate amargo, à noite, foi osso...risos. Também não deu para tirar a foto de uma fatia, para mostrar a textura, já que o bolo foi presente, néam?
- 1/2 lata de leite condensado (originalmente era uma lata, coloquei metade e da próxima acho que reduziria ainda mais, para tipo 1/3 da lata)
- 1 xícara de mel
- 1 lata de leite
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de cravo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 3 xícaras de farinha de trigo
Cobertura (opcional):
- 70gr de chocolate amargo 74% de cacau
- leite para diluir
- amêndoas em lascas para decorar
Pré-aqueça o forno a 180°. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e o mel. Acrescente os demais ingredientes, exceto o fermento e os cravos, que devem ser colocados no final, sem bater (apenas misture). Leve para assar em uma fôrma grande ou duas pequenas, untadas, por aproximadamente 40 minutos (faça o teste do palito). Espere esfriar antes de desenformar.
Prepare a cobertura: derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e vá pingando o leite, apenas para diluir o chocolate. Aí depende de você: como eu queria uma cobertura mais firme, para dar aquela ideia de um "pão de mel gigante", usei bem pouco leite, só mesmo o suficiente para o chocolate não ficar muito duro, e para ajudar a espalhar sobre o bolo. Se você quiser uma cobertura mais cremosa, sugiro fazer uma ganache, misturando o chocolate derretido com creme de leite. Decore com as amêndoas e faça feliz uma pessoa querida!
Oi! Achei ótima e simples a receita, mas não vai trigo? E isso mesmo? Desculpe, só quero confirmar antes de preparar! Obrigada,
ResponderExcluirDanielle.
Olá, Danielle!
ExcluirEita, não sei onde eu estava com a cabeça, vai farinha sim, são 3 xícaras. Desculpe o lapso! Para compensar, deixo aqui outra receita de bolo de mel, de um livro gringo, que testei outro dia e gostei bastante. É diferente, e um pouco mais saudável, pois leva farinha integral e o leite condensado fica de fora. Também é super prática, pois suja apenas uma vasilha:
3 xícaras de farinha de trigo integral, 1 colher de sopa de fermento, 1 colher de sopa de canela em pó, 1/2 colher de chá de sal, 3 ovos grandes em temperatura ambiente, 2 xícaras de leite, 1 3/4 xícara de mel, 3/4 xícara de óleo, 1 colher de sopa de extrato de baunilha.
Em uma vasilha, misture a farinha, fermento, canela e sal. Junte os ovos, 1/2 xícara de leite, mel, óleo e baunilha. Bata com o mixer, em velocidade média-baixa por 1 minuto, até misturar tudo. Raspe as laterais e o fundo da vasilha e bata por mais 1 minuto. Junte o restante do leite e bata em velocidade média por outro minuto até misturar tudo (a massa fica mais líquida). Asse em uma forma de 33x23cm, untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 180°, por 45-60 minutos (faça o teste do palito). Se quiser, complemente com uma cobertura de laranja com açúcar.
Boa sorte! Abraço, Samantha.
Oi samantha! Adorei a segunda receita também! Adoro bolos rústicos, assim... integrais, com nozes, avelãs, mel....bom ,quando fizer o bolo ( vai ser logo, rsss) te conto o resultado.
ExcluirObrigada pelo retorno,
Abraços,
Danielle.