terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Compota rápida de cerejas e balsâmico


Chegou, finalmente, a época das cerejas! O preço já está abaixando, e eu mal comecei o festival... ;) Eu nunca fui fã daquele alien-vermelho-radioativo chamado cereja ao marasquino, mas depois que provei cerejas DE VERDADE pela primeira vez, é que eu vi como aquilo era horroroso! Essa compota é infinitamente superior, não é enjoativa, a cereja tem gosto de cereja, e leva muito menos açúcar do que a outra.

Essa compota maravilhosa é uma receita de Alice Waters, que eu vi ano passado no La Cucinetta (meu blog favorito), e esperei o ano inteiro para preparar. Ah! Como valeu à pena... Faz aí e depois me conta. Comi com iogurte, mas já imagino sobre uma cheesecake, ou um sorvete, ou como recheio de torta, quem sabe até com uma carne, porque não?

Compota Rápida de Cerejas com Balsâmico
(adaptado daqui)

-      1kg de cerejas
-      1/4 de xícara de açúcar (usei demerara)
-      2 - 3 colheres de chá de vinagre balsâmico (troquei por crema di balsamico)
-      1 colher de chá de kirsch (não tinha, usei uma Absolut Vanilla)

Lave as cerejas em água corrente, retire os cabinhos e descarte as que estiverem passadas. Distribua em camada única, em uma panela de fundo grosso, e polvilhe o açúcar. Leve ao fogo alto, sacudindo a panela de vez em quanto, ou misturando devagar com uma colher de pau (sem esmagar as cerejas). Faça isso por 5 minutos, ou até que o açúcar tenha derretido e as cerejas estejam ligeiramente macias. No final do tempo, você vai ver que se forma um líquido escuro e espesso no fundo da panela. Nessa hora, coloque o balsâmico, a vodca e sacuda por mais 30 segundos. Desligue o fogo, transfira o conteúdo para uma vasilha (raspando bem a caldinha) e deixe que esfrie e libere o vapor antes de levar para a geladeira. Eu não fiz isso e achei que as cerejas murcharam um pouco. Mas ficou tão bommmm....

Nenhum comentário:

Postar um comentário