domingo, 11 de dezembro de 2011

Risoto de Tomate

Outra receita deliciosa de Tessa Kiros. Preparei mais para aproveitar uma lata de tomates e um resto de arroz carnaroli que estavam próximos do vencimento, e o resultado me surpreendeu! Fiz algumas (pouquíssimas) adaptações, mais para adequar ao que eu tinha em casa, e pretendo repetir o prato muitas vezes, tão gostoso que é (hummmm... a mussarela derretida a cada garfada é qualquer coisa!). Tessa também ensina uma receita de Arancini, que são bolinhos feitos com sobras de risoto, mas isso é assunto para outro post...



Risoto de Tomate
um nadinha adaptados>>> daqui

Caldo:
-      1/2 cebola roxa descascada
-      1 cenoura pequena descascada
-      1 folha de alho poró pequena
-      3 cabos de salsinha
-      1/2 tomate pequeno
-      5 xícaras de água
-      sal
Risoto:
-      4 colheres de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para servir
-      1/2 cebola roxa picada finamente
-      2 dentes de alho descascados e inteiros
-      pitada de pimenta calabresa (opcional)
-      1 xícara de arroz carnaroli
-      1 lata de tomates pelados, amassados grosseiramente
-      folhas de manjericão à gosto
-      1/4 xícara de queijo grana padano, mais um pouco para servir
-      2/3 de xícara de mussarela de búfala fresca (aquela que vem em bolinhas, na água)

Prepare o caldo de legumes caseiro: em uma panela, coloque a água e os demais ingredientes. Salgue à gosto e  deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Mantenha em fogo bem baixo, para ficar sempre aquecido enquanto você faz o prato.

Vamos ao risoto: aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso. Refogue a cebola e o alho em fogo médio-baixo por 5 minutos, ou até dourar ligeiramente. Acrescente a pimenta calabresa e o arroz, e mexa por mais 1 minuto. Adicione metade da lata de tomates (já amassados), metade do manjericão e 1 1/2 xícara do caldo quente. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre, por 10 minutos. Acrescente o restante dos tomates e mais 1 xícara do caldo, mexendo. Quando secar, coloque mais caldo, e continue mexendo, até que o risoto esteja al dente. Se o caldo acabar e ainda não estiver no ponto, coloque um pouco de água quente (no meu caso, não foi necessário, até sobrou um pouco). 

Desligue o fogo, retire os dentes de alho, acrescente o queijo grana, a mussarela rasgada em pedaços, o restante do manjericão, tampe e deixe descansar por uns 5 minutinhos, para os queijos derreterem. Ao servir, acrescente um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário