domingo, 22 de janeiro de 2012

Biscoitos Amanteigados com Geleia de Jabuticaba


falei escrevi aqui que o meu sobrinho adora cozinhar. Quando ele vem na minha casa, a primeira pergunta que faz, assim que eu abro a porta, é: o que a gente vai cozinhar hoje? Por isso eu procuro me antecipar e deixar tudo no jeito quando ele vem. Entretanto, outro dia a minha irmã me pediu para ficar com ele em cima da hora, e a pergunta "o que a gente vai cozinhar hoje" me pegou desprevenida. Não tinha muita coisa na geladeira e nem na despensa, mas tinha farinha, manteiga e açúcar, e me lembrei de uma receita que vi no Panelinha, chamada "Biscoito 1, 2, 3", porque leva apenas 100g de açúcar, 200g de manteiga e 300g de farinha (já decorou, né? aposto que sim!). Como eu havia feito a geleia de jabuticaba dias antes, resolvi acrescentar um quarto ingrediente à receita. 

Olha, ficou muito bom, muito melhor do que eu esperava. A textura do biscoito é deliciosa, bem amanteigada, e o azedinho da geleia serviu como um ótimo contraponto. Sem contar que é muito fácil, perfeito para fazer com a criançada nas férias. Basta misturar e amassar com as mãos, e modelar como massinha. 

A receita da geleia de jabuticaba você encontra >>>> AQUI
Para mais receitas de biscoito, clique >>>> AQUI

Biscoitos Amanteigados com Geleia de Jabuticaba
(adaptado daqui)

-      100g (1/2 xícara) de açúcar
-      200g de manteiga
-      300g (2 1/2 xícaras) de farinha de trigo
-      geleia de jabuticaba ou outra de sua preferência

Pré-aqueça o forno a 180°. Forre 2 assadeiras grandes (no site fala 3, mas 2 bastaram para mim) com papel manteiga ou unte com manteiga e polvilhe com farinha. Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Faça bolinhas mais ou menos do diâmetro de uma moeda de R$1,00 e afunde o dedo no meio, sem furar toda a massa, criando um lugar para acomodar a geleia. Não se preocupe se a massa rachar, fica até mais bacana, pois dá um aspecto rústico. Coloque a geleia (aproximadamente 1/2 colher de chá em cada biscoito). Leve para assar por uns 10 minutos, ou até começar a dourar. A receita original não fala nada sobre isso, mas enquanto a primeira fornada assava, eu levei a segunda assadeira para o congelador e achei que ficou melhor, espalhou menos na hora de assar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário