quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Geleia de Jabuticaba



Para se fazer uma boa geleia caseira, não tem mistério nenhum. Mistério, para mim, é comprar algumas geleias prontas que a gente vê por aí, que possuem como ingredientes acidulantes, espessantes e conservantes... Geleia de qualidade leva só fruta, ou fruta e açúcar. E, na boa, nem é difícil de fazer...

Para essa geleia, usaremos jabuticaba, água e açúcar. Não tenho as quantidades, vai depender do tanto de fruta que você tiver disponível. Leve a jabuticaba já lavada para ferver em uma panela e coloque água até um dedo acima. Não use panela de alumínio ou cobre. Deixe ferver até as frutinhas se romperem (pode ir amassando com um garfo, se quiser). Passe essa calda por uma peneira, e continue amassando com uma colher, para aproveitar bem o líquido. Descarte o que não passar pela peneira.

Meça a quantidade de líquido obtida, volte para a panela e acrescente metade do que você conseguiu em açúcar, de preferência o granulado orgânico. Então, se você conseguiu 2 xícaras de líquido, vai colocar 1 xícara de açúcar, ok? Deixe ferver até engrossar, lembrando que quando esfria engrossa mais um pouco... Coloque em potes de vidro esterilizados. Não sou especialista nisso, mas caso alguém se interesse, basta procurar no google para encontrar vários tutoriais com dicas de esterilização. Como eu faço em pouca quantidade, apenas para consumo imediato, apenas fervo bem o pote, e coloco a geléia, sem voltar ao fogo para vedar...

.

2 comentários:

  1. Parabéns ótima receita simples e pratica, como adoro a fruta e tenho no quintal, vou tentar fazer e depois vou postar o resultado.
    abraços
    jc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! Jabuticaba é tudo de bom, né? Que sonho ter um pé em casa... Depois volta para contar se deu certo, ok?
      Um abraço,
      Samantha.

      Excluir