sábado, 25 de fevereiro de 2012

Azeites Aromatizados



Meses atrás, folheando uma revista na sala de espera do dentista, li que, para fazer azeite aromatizado, era preciso aquecer o azeite lentamente com a erva (ou qualquer outra coisa), por alguns minutos, sem deixar ferver ou queimar, antes de armazená-lo.

Partindo desse princípio, resolvi fazer alguns vidrinhos de azeite para mim. Entretanto, como queria tentar mais de um sabor, me bateu uma preguiça danada de aquecer o azeite várias vezes, com elementos diferentes, e sujar várias panelas, ou lavar uma mesma panela diversas vezes, ao trocar de aroma. Também tinha o problema de depois despejar o azeite da panela para o vidro, pois o meu funil era um pouco grande demais para os vidrinhos, ao passo que o vidro grande de azeite já vinha com um daqueles bicos dosadores, que facilitaria muito a minha vida.

Pensei, então, em uma versão alternativa e simplificada desse método: primeiro, lavei bem e fervi os vidrinhos, comprados no Mercado Central. Depois, já com os potes esterilizados, levei o vidro grande de azeite (escolha um extra virgem de qualidade) para aquecer em banho-maria. Selecionei os sabores: pimenta dedo de moça com alho; alecrim com tomilho; e limão siciliano. Coloquei todos os ingredientes espalhados em uma forma (sem encostarem uns nos outros), e levei para aquecer no forno, coisa bem rápida mesmo, não é para secar ou queimar.

Distribuí os ingredientes nos vidros, enchi com o azeite aquecido, tampei e ainda deixei no armário por umas 2 semanas, antes de provar. O resultado? O de pimenta com alho ficou muito bom, picante na medida certa, o de tomilho e alecrim ficou com um sabor delicioso, bem marcante, apenas o de limão é que ficou um pouco suave demais para o meu gosto. Da próxima vez, acho que colocaria mais raspinhas, e provavelmente tentaria colocar sem aquecer no forno, ou aqueceria separadamente, por um minutinho apenas. Como as raspas são mais delicadas do que os demais ingredientes, acho que secaram um pouco mais do que o recomendado... Depois vou tentar com outros sabores, e vou colocando os resultados aqui no Blog.

Falando em azeites aromatizados, recomendo, para quem mora em BH, uma visita ao restaurante italiano Cantina Piacenza (já comentei aqui), que possui em suas mesas diversas garrafinhas de azeites aromatizados, preparados pelo proprietário, todos deliciosos, e com  muitos sabores inusitados, tais como: café, carvão (o meu favorito), baunilha, cardamomo, avelãs, anis, e por aí vai... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário