sábado, 25 de fevereiro de 2012

Barrinhas de Amêndoas e Cerejas

Olá! Como foram de carnaval? Cansaram ou descansaram? ;-)

Preparei essas barrinhas já faz algum tempo, aproveitando as últimas cerejas da temporada. Pretendia fazer outras receitas, como um clafoutis da Nigella, mas não tive tempo (fica para a próxima)... Essas barrinhas eu vi aqui (receita original daqui), e fiquei doida com a foto, tão linda e com aparência tão apetitosa.

Precisei fazer algumas adaptações, pois não tinha baunilha em casa, e não achei farinha de amêndoas. Comprei, então, amêndoas já descascadas e passei pelo processador. Acontece que o meu não é dos melhores (é aquele míni, que vem com o mixer), e a farinha ficou um pouco grossa. Na hora de preparar, também resolvi substituir parte da farinha comum por integral, pois achei que combinaria. As barrinhas ficaram gostosas, melhores ainda no dia seguinte, mas confesso que não ficaram tão deliciosas quanto imaginei... Fiquei pensando, e levantei algumas hipóteses:

  1. A compota de cerejas que vai no recheio é muito saborosa, mas bem suave,  então acho que poderia tentar realçar mais o seu sabor, acrescentando hortelã, por exemplo;
  2. Como a compota é mais suave, talvez eu não devesse ter trocado parte da farinha comum (suave também) por farinha integral, que tem mais personalidade;
  3. Não sei, mas talvez também pudesse colocar um pouco mais de açúcar na massa, que leva uma quantidade bem pequena;
  4. Também colocaria algumas amêndoas em pedaços, pelo menos na cobertura, para uma crocância extra;
  5. Não deixaria de colocar a baunilha, da próxima vez...
E aí, mais alguma sugestão?


Barrinhas de Amêndoas e Cerejas

Recheio:
-      500g de cerejas frescas, sem os caroços, cortadas ao meio
-      ½ xícara de açúcar demerara orgânico
-      1 colher de sopa de amido de milho
-      1/8 colher de chá de sal
-      1 limão siciliano (raspas e suco)

Misture as cerejas, o açúcar, o amido de milho, o sal, as raspas e o suco de limão em uma panela média e leve ao fogo médio-alto até começar a ferver, mexendo ocasionalmente. Ferva por 1 minuto para engrossar e retire do fogo. Reserve.

Base/cobertura:
-      2 ¼ xícaras de farinha de trigo
-      ½ xícara de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
-      1 xícara de farinha de amêndoas
-      ¼ colher de chá de sal
-      ¾ xícara de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
-      1 ovo grande, orgânico ou caipira
-      1 colher de chá de extrato de baunilha


Pré-aqueça o forno a 180°C; unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 22-23cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças” (a manteiga gruda o papel alumínio na forma), e unte o papel com manteiga também.

Coloque a farinha de trigo, o açúcar mascavo, a farinha de amêndoas e o sal em uma tigela e misture com um garfo. Você pode usar o processador de alimentos, se tiver. Adicione a manteiga e misture com a ponta dos dedos, até obter uma farofa grossa. Junte o ovo e a baunilha e continue misturando até que os ingredientes comecem a se unir.

Pressione 2/3 da mistura na base da forma. Despeje o recheio de cereja. Aperte porções da massa restante com os dedos, formando “carocinhos” e espalhe sobre todo o recheio (como um crumble). Leve para assar por 30-35 minutos ou até que doure e o recheio esteja borbulhando. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha antes de cortar. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

Eu experimentei congelar algumas barrinhas, e deu certo. Na hora de servir, retire do congelador e coloque no microondas por aproximadamente 30 segundos. Comi uma dessas barrinhas quentinhas com uma bola de frozen iogurte e ficou bommmm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário