Nunca havia preparado conchiglione, achava caro e imaginava que seria muito trabalhoso, até que vi uma promô no supermercado e resolvi arriscar. Tinha em casa abobrinha, ricota com ervas, um restinho de azeitonas verdes recheadas e um restinho menor ainda de queijo brie. O molho de tomate com manjericão eu comprei pronto, aquele natural, sem nenhum aditivo, sabe? Se você quiser fazer o seu, melhor ainda! Ficou tão bom, e tão chique, que deu até dó de colocar na marmita e levar para o trabalho. Acho que merecia ser servido com mais pompa e circunstância. Mas, enfim, quem disse que marmita não pode ser glamurosa?
Conchiglione com Abobrinha, Ricota, Brie e Azeitona
(serve 3-4 porções)
- 1/2 pacote de conchiglione
- 1 abobrinha pequena picada em cubinhos
- 1 dente de alho grande picadinho
- 3/4 de uma ricota com ervas amassada com o garfo
- 15 azeitonas recheadas picadas
- 1/4 de queijo brie picado
- 2 colheres de sopa de creme de leite fresco (ou creme de ricota, requeijão, cream cheese, etc)
- 1 lata de molho de tomate com manjericão
- azeite
- salsinha e cebolinha a gosto
- orégano e alecrim secos a gosto
- sal, pimenta-do-reino moída na hora
- queijo grana padano para gratinar (opcional)
Cozinhe o conchiglione em água fervente com uma pitada de sal, mas retire uns 3 minutinhos antes do tempo indicado na embalagem, pois ele ainda vai ao forno para gratinar. Escorra e passe pela água fria, para impedir que ele continue a cozinhar. Reserve. Aqueça o azeite na frigideira e coloque o alho. Mexa por um minutinho, só até começar a cheirar (não deixe dourar). Junte a abobrinha e tempere com sal, pimenta, orégano e alecrim. Refogue até amaciar (não até desmanchar). Coloque a ricota em uma vasilha grande e vá amassando com um garfo. Junte a abobrinha, azeitona, brie, salsinha e cebolinha, e coloque o creme de leite fresco. Eu usei creme de leite porque tinha um resto já aberto na geladeira, mas você pode usar qualquer uma das opções acima. A idéia é dar liga e facilitar na hora de rechear.
Despeje o molho de tomate em um refratário. Pegue os conchigliones, abra com delicadeza, e vá recheando um a um. Eu comecei usando uma colher de sopa, mas estava muito grande (não a quantidade de recheio, mas o tamanho da colher), e dificultou um pouco o processo, que ficou mais fácil ao usar uma colher de chá. Vá enchendo os conchigliones e distribuindo-os pelo refratário. O molho não pode ficar muito rasinho na assadeira, para a massa não ficar ressecada, tá? Polvilhe queijo grana padano ou parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Eu deixei para polvilhar depois, para não atrapalhar a foto... O que eu não faço por vocês? =]
Nenhum comentário:
Postar um comentário