sábado, 12 de maio de 2012

Empadão Integral de Palmito


Mais uma receitinha integral, perfeita para um almoço leve, acompanhada de uma salada verde e só. Se você não quiser colocar o chuchu, basta dobrar a quantidade de palmito que fica tudo certo. A receita rende uma torta grande, ou duas pequenas. Eu optei por fazer duas pequenas, e congelei uma delas, depois de assada, sem nenhum problema. A massa, você vai ver, leva até pouca gordura para a quantidade de farinha, por isso não fica como aquela massa podre clássica e pecaminosa de empadão, onde vai uma quantidade absurda de gordura. Então, se a sua preferência é mesmo pelas massas super-hiper-amanteigadas (nada contra, viu, muito pelo contrário), substitua essa por outra receitinha da sua preferência e continue a partir daí, ok?

Empadão Integral de Palmito

Massa
-      2 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
-      2 xícaras de farinha de trigo comum
-      3 colheres de sopa bem cheias de manteiga gelada
-      1/2 xícara de óleo de canola
-      1 colher de sopa de fermento em pó
-      1 colher de chá de sal
-      1/2 xícara de leite gelado (pode ser o desnatado)
-      água filtrada gelada

Misture as farinhas, sal e fermento. Junte a manteiga gelada e vá misturando com as pontas dos dedos. Acrescente o leite e o óleo, amasse delicadamente, sem sovar, trabalhando a massa apenas o suficiente para ficar bem incorporada. Se necessário, acrescente a água gelada aos poucos, até a massa ficar macia (eu devo ter colocado mais ou menos 1/4 de xícara). Enrole em filme plástico e deixe descansar porno mínimo 1 hora na geladeira.

Recheio
-      1 colher de sopa de manteiga
-      1 colher de sopa de azeite
-      1 cebola média picadinha
-      2 dentes de alho picadinhos
-      1 chuchu picado
-      1 vidro de palmito
-      200g de tomates sweet grape partidos ao meio
-      3 colheres de sopa de farinha de trigo
-      2 xícaras de leite
-      1/2 copo de requeijão cremoso ou creme de ricota (pode ser o light)
-      1/2 xícara de salsinha e cebolinha picadinhas
-      noz moscada
-     Sal, pimenta-do-reino e temperos à gosto (usei alecrim, orégano e pimenta calabresa)

Leve ao fogo a manteiga e o azeite, junte a cebola e mexa até dourar levemente. Junte o alho, mexa por 1 minuto e acrescente o chuchu. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora, alecrim, orégano, uma pitadinha de pimenta calabresa e refogue até amaciar (se necessário coloque um pouquinho de água), mas sem ficar desmanchando, e depois junte o palmito e o tomate. Dissolva a farinha de trigo no leite e acrescente aos poucos, mexendo bem para não empelotar. Quando encorpar, junte o requeijão, a noz moscada ralada e acerte o sal, se necessário. Misture bem para que os ingredientes possam ficar bem incorporados e deixe no fogo por apenas mais uns minutinhos. Retire do fogo e junte a salsinha e a cebolinha. Deixe esfriar completamente antes de rechear a torta. 

Abra a nassa não muito fina, em mármore polvilhado com farinha de trigo*. Forre os fundos e os lados da assadeira (não precisa untar). Coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa. Se sobrar, faça tirinhas e enfeite. Como eu fiz 2 tortas menores no lugar de uma grande, sobrou pouca massa para cobrir, e eu fiz apenas as tirinhas, formando um xadrez. Mas eu até prefiro assim, com menos massa. Pincele leite ou gema de ovo e leve para assar por 30-40 minutos, em forno pré-aquecido em temperatura média.

* Tem um outro jeito de abrir a massa, que eu vi em um livro do Jamie Oliver: pegue a massa fria e vá cortando em fatias de 1cm ou menos (como se estivesse fatiando um pão). Daí você coloca essas fatias lado a lado na forma, até cobrir toda a superfície, e depois é só ir apertando com os dedos para unir essas fatias, entendeu? E voilá! A assadeira está forrada!


2 comentários:

  1. Acabei de fazer e ficou uma delícia. Fiz com recheio de legumes (brócolis, cenoura, chuchu, batata). Coloquei a margarina primor e óleo de girassol e a massa só ficou no ponto com o 1/4 da água gelada. Antes de colocar o recheio, eu levei a massa ao forno em temperatura média para não ficar crua após acrescentá-lo. Muito obrigada pela receita. Fácil de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pelo comentário! Fico super feliz quando alguém testa uma receita e gosta do resultado. Quando eu faço, geralmente coloco essa quantidade de água também (acho melhor do que ficar colocando mais manteiga), mas já reparei que depende muito da farinha integral... Tem umas que são mais finas, outras mais grossas, e aí a quantidade de água muda um pouco. Sobre pré-assar a massa, eu costumo fazer isso quando o recheio é mais líquido (tipo quiche), ou quando a torta é maior, mas é um truque ótimo!

      Depois experimenta a receita de quiche semi-integral de legumes, que é babado, confusão e gritaria...rsss

      Um abraço,

      Samantha.

      Excluir