sábado, 7 de julho de 2012

Bolo Piña Colada


Meu pai fez aniversário em maio, e eu me ofereci fiquei encarregada de levar o bolo. Pensei logo em escolher uma receita desde livro, que eu adoooro, mas que raramente tenho a oportunidade de usar, visto que as receitas são só para bolos de festa. Passei uns dias folheando o livro, viajando nas fotos, e optei por fazer esse Piña Colada, pois acho uma delícia essa combinação de sabores. O bolo leva açúcar mascavo, é umedecido com rum, tem recheio de abacaxi e cobertura de coco... perfeito! 

Antes de fazer a receita, pesquisei um pouco na internet, para ver a quem mais tinha feito e qual a opinião dessas pessoas. Como o livro não possui versão em português, a maioria das críticas era de sites gringos, e quase todas imensamente favoráveis (oba!). Porém algumas falavam que o recheio era bem doce, e em pouca quantidade, ao contrário da cobertura, que rendia bastante. A solução, maravilhosa, eu achei no blog Technicolor Kitchen, que também havia preparado o bolo: misturar ao recheio uma parte da cobertura. Amenizava um pouco o doce da geleia e ainda fazia render mais. Ótimo exemplo de jeitinho brasileiro (jeitinho do bem, claro, não aquele jeitinho desonesto)! Aproveitei outras dicas de lá também, como usar abacaxi em calda, já que nunca vi abacaxi enlatado em seu suco, e ainda reduzi um pouco a quantidade de açúcar, que achei demais. O bolo fez um sucesso enorme, aprovadíssimo! 


Bolo Piña Colada
(levemente adaptado daqui)

Bolo:
-      3 3/4 xícaras de farinha para bolo*
-      1 3/4 colher de chá de bicarbonato
-      1 colher de chá de fermento em pó
-      1/2 colher de chá de sal
-      2 xícaras de açúcar mascavo (não apertei na xícara na hora de medir)
-      200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
-      1 3/4 xícara de buttermilk**
-      5 ovos
-      2 colheres de chá de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°. Unte 3 formas redondas de 22cm com manteiga. Forre o fundo de cada forma com papel manteiga, e unte também o papel. Em uma vasilha grande, peneire a farinha, bicarbonato, fermento e sal, misturando levemente. Junte o açúcar mascavo, a manteiga e 1 1/2 xícara do buttermilk. Bata na batedeira, na velocidade baixa, até incorporar todos os ingredientes. Aumente e velocidade para média e bata por 2-3 minutos, até ficar leve e fofa. À parte, misture os ovos com o buttermilk restante e a baunilha e junte à massa em 3 adições, raspando as laterais da vasilha e batendo somente até incorporar. Divida a massa entre as formas e leve para assar  por 25-28 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas formas por 10 minutos e depois vire sobre uma gradinha para desenformar, retirando o papel com cuidado. Como eu não tinha 3 formas com o tamanho indicado, usei 2 de 26cm, e preparei a massa de 2 vezes, porque o meu forno é uma porcaria, demora demais, e só cabe um bolo de cada vez (fiquei com medo de deixar a massa pronta esperando um tempão e ela desandar).

* Farinha de bolo: para fazer uma xícara, coloque 2 colheres de sopa de amido de milho e complete com a farinha de trigo.
** Buttermilk: para fazer uma xícara, coloque 1 colher de sopa de suco de limão e complete com leite. Mexa bem e deixe descansar uns 10 minutos antes de usar. 

Recheio de Abacaxi:
-      1 lata de abacaxi em calda (reserve 1 fatia para decorar)
-      1 xícara de açúcar
-      1/4 xícara de suco de limão
-      1 fava de baunilha (abra no sentido do comprimento, e raspe as sementes com as costas de uma faca)

Escorra a calda e pique o abacaxi finamente (ou esmague com as mãos). Em uma panela, misture o abacaxi, o açúcar, o limão e a bauninha (as sementes e a fava). Leve ao fogo médio-baixo por 2-3 minutos, mexendo para dissolver o açúcar. Aumente o fogo para médio e deixe ferver, mexendo ocasionalmente para não grudar, até secar toda a calda e a mistura ficar com a consistência de uma geleia. Deixe esfriar completamente antes de usar. Esta geleia pode ser feita com um dia de antecedência. Para rechear, misture a geleia de abacaxi a uma xícara do buttercream de coco.  

Buttercream de Coco:
-      3 claras de ovos
-      1 xícara de açúcar refinado
-      1/4 xícara de água
-      250g de manteiga, em temperatura ambiente
-      2/3 xícara de leite de coco

Coloque as claras na tigela da batedeira (eu usei o mixer com o batedor de arame adaptado) e reserve. Em uma panela misture o açúcar e a água e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver. Pare de mexer e deixe ferver até a calda ficar no ponto de bala macia (114° - use um termômetro culinário). Batas as claras levemente, só até espumar. Com a batedeira ligada, acrescente a calda aos poucos, em fio, e continue batendo até o merengue resfriar e chegar à temperatura do corpo. Diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando a manteiga, várias colheradas de cada vez, até formar uma cobertura fofa e macia. A minha manteiga estava em temperatura ambiente, mas como a cozinha estava quente por causa do forno, ela amoleceu demais, e a cobertura não firmou. Se isso acontecer com você, não se desespere, leve a vasilha ao congelador por uns 3-5 minutos, até esfriar um pouco, mexendo a cada minuto para não congelar o fundo, e volte a bater na batedeira. Junte o leite de coco em várias adições, raspando as laterais da tigela a cada adição. Esta cobertura deve ser preparada pouco antes de usar (reserve 1 xícara para misturar ao recheio).
Montagem e Decoração:
-      2/3 xícara de rum
-      flocos de coco
-      1 fatia de abacaxi

Coloque uma camada de bolo, com o lado reto para cima, no prato escolhido. Pincele rum sobre a superfície, para umedecer. A quantidade vai depender do seu gosto, eu devo ter usado 1/2 de xícara ao todo (se for para festa de criança, melhor usar menos ainda). Espalhe o recheio, deixando um pedacinho da borda sem. Só para lembrar: se o seu bolo tiver 3 camadas, e não duas como o meu, é preciso dividir o recheio em 2 partes e o rum em 3, claro. Cubra com o bolo restante, umedeça levemente com o rum e espalhe o buttercream nas laterais e topo. Se quiser, decore as laterias com o coco em flocos (eu tostei levemente no forno para dar uma cor) e enfeite o topo com a fatia reservada do abacaxi. Se for deixar na geladeira, lembre-se de retirá-lo uma meia hora antes, para o buttercream não ficar duro.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário