quinta-feira, 26 de julho de 2012

Salada de Cenoura com Cardamomo, Gengibre e Limão


Ótima opção para variar a cenoura ralada de todo dia. O cardamomo e o gengibre dão um ar indiano ao molho da salada. Infelizmente eu não tinha hortelã em casa, e tentei substituir por alecrim e gergelim preto (esse último mais para contrastar com a cor da cenoura), mas eu recomendo muito que você não a deixe de lado, pois tenho certeza que combinaria muitíssimo bem. O limão, para o meu gosto, foi um tantinho demais, e da próxima vez eu reduziria um pouco a quantidade. Mas talvez isso tenha ocorrido justamente pela falta da hortelã para equilibrar. Enfim, o importante é sair da mesmice. Siga a sua intuição na hora de fazer, e vá ajustando as quantidades ao seu paladar. Ah! A receita é do livro (lindo) Falling Cloudberries, de Tessa Kiros.

Salada de Cenoura com Cardamomo, Gengibre e Limão
(serve 6-8 pessoas, como acompanhamento)

-      550g cenoura (cerca de 8 médias)
-      1/2 cebola vermelha picada em pedaços pequenos
-      suco de 2 limões sicilianos
-      2/3 xícara de azeite extravirgem
-      2 colheres de chá de sal
-      1 colher de chá de açúcar
-      pitada de pimenta-do-reino branca
-      1 pedaço de gengibre com uns 3 cm, finamente picado ou ralado
-      1/2 colher de chá de cardamomo moído
-      um punhado pequeno de folhas de hortelã (troquei por alecrim e gergelim escuro)

Corte as cenouras em pedaços grandes e leve ao processador para pulsar (não deixe picar demais para não perder a textura). Transfira para uma vasilha, e acrescente a cebola. Para fazer o molho misture o suco de limão, azeite, sal, açúcar, pimenta, gengibre e cardamomo. Misture à cenoura e cebola, mexa bem, e deixe descansar por algumas horas. Antes de servir, junte as folhas de hortelã picadas. Eu preparei 1/4 da receita, e serviu muito bem 2 pessoas, como acompanhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário