quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Salada de Folhas com Laranja, Gorgonzola e Avelãs


A salada de agrião com gomos de laranja já é praticamente um clássico. São sabores que combinam muito bem. Desta vez, eu mantive a base, mas acrescentei outros ingredientes, que deixaram o prato ainda mais saboroso e completo. Gente, salada não tem receita, você coloca o que você gosta, na quantidade que achar melhor, ok? Se você é fã de nuts, se ama queijo (quem é mineiro levana a mão! O/), ou ainda se prefere caprichar nas folhas e reduzir os extras, vai fundo. Aqui eu usei alface lisa, alface roxa, agrião, gomos de laranja, gorgonzola esfarelado e avelãs. Temperei com suco de laranja, azeite, sal, pimenta-do-reino moída na hora e um toque de balsâmico.

Dica n° 1: tostar ligeiramente as avelãs no forno antes de usar (coisa de 5-6 minutos), para que fiquem mais saborosas e crocantes.

Dica n° 2: para cortar gomos perfeitos de laranja, descasque-a completamente (inclusive a parte branca) e depois, segurando a laranja com uma das mãos, com uma faquinha afiada, corte rente às membranas para retirar os gomos (o corte fica em formado de "V") e aí tire as sementes. O que sobrar na sua mão você pode espremer e usar para temperar a salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário