quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mousse de queijo com calda de goiabada


Essa foi a sobremesa que eu preparei para o dia das mães. É bem fácil e rende muiiiiiiiiito. Dá para servir em copinhos, em uma vasilha bem bonita, ou mesmo usar uma fôrma, para desenformar em uma bandeja bacana. Achei que ficou muito gostosa e diferente. Como sempre digo aqui, a qualidade dos ingredientes utilizados vai influenciar diretamente o resultado final. Neste caso, o que mais faz diferença é a goiabada. Escolha a melhor que puder, de preferência artesanal, ok? Se você não achar goiabada cremosa, pode comprar aquela em barra e levar ao fogo, com um pouquinho de água, até acertar a textura. Inclusive, se optar por fazer a mousse na fôrma, acho que ficaria mais interessante uma calda um pouco mais líquida, para um efeito visualmente melhor...

Mousse de queijo com calda de goiabada

-      500 gr de queijo minas frescal
-      1 lata de leite condensado
-      1 lata de creme de leite sem soro
-      2 colheres de sopa bem cheias de requeijão cremoso
-      1 envelope de gelatina incolor
-      1/3 xícara de água
-      400 gr de goiabada cremosa

Coloque a gelatina para hidratar na água e reserve. Bata no liquidificador o queijo em pedaços, o leite condensado, o creme de leite e o requeijão. Bata bastante, para que fique um creme bem liso e aveludado. Leve a água com gelatina ao microondas por cerca de 15 segundos, o suficiente apenas para dissolver, sem ferver. Acrescente à mousse e bata mais um pouco, para incorporar. Coloque na vasilha desejada e leve à geladeira para firmar. Na hora de servir, acrescente a goiabada cremosa por cima (se estiver muito grossa, misture um pouco de água). 


sábado, 25 de maio de 2013

Crepe de salmão com alho poró e milho verde



Promessa é dívida! Esse foi o prato que eu preparei com o resto do salmão em crosta de gergelim. O pedaço que sobrou era grande para uma pessoa só, e pequeno para duas, daí tive a ideia de desfiar e utilizá-lo em outra preparação. Além de usar o resto do salmão, também usei meia lata de milho que estava esquecida na geladeira, e leite coalhado para fazer a massa dos crepes, e assim aproveitei e limpei a geladeira desses restinhos, sem desperdiçar nada. Adooooooro!!!

Para o recheio, eu refoguei em azeite 1 alho poró grande, 1 cebola roxa pequena e 1 dente de alho picadinhos. Juntei a meia lata de milho verde escorrido, e o salmão desfiado (com gergelim e tudo). Temperei com lemon pepper, sal e pimenta-do-reino. Desliguei o fogo, acrescentei salsinha e cebolinha e, quando esfriou, coloquei 1 potinho de cream cheese (pode ser o light, ou, quem sabe, creme de ricota) e misturei bem.

A massa dos crepes é a mesma massa da panqueca, que apareceu aqui lá no início do blog. Como já disse, apenas substituí o leite comum pelo leite coalhado. Como ele é mais grosso, pinguei um pouquinho de leite (pode ser água) para deixar a massa no ponto certo. Preparei os crepes em uma frigideira antiaderente bem grande (unte só no primeiro crepe). Quando estiver bom de um lado, vire, coloque o recheio no meio e dobre, virando todas as pontas para dentro. Quem quiser, pode fazer um molho branco para colocar por cima, mas eu não acho necessário. Rende 5-6 crepes grandes.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Suco de tangerina, limão, couve, gengibre e broto de trigo


Essa receita é para começar bem o dia! Rápida, deliciosa, e mega saudável... Rapidinho mesmo, ó: bata no liquidificador os gomos de uma tangerina (mexerica), suco de um limão cravo, 3 folhas de couve (retirei os talos, mas pode deixar se quiser), um pedaço de gengibre com uns 2-3 cm, um punhado generoso de broto de trigo, gelo e mel a gosto (açúcar demerara deve ficar  bom também), mais um tantinho de água, só para ajudar a bater. Coe e sirva. Hummmmmmm!

Se você, como eu, também adora um suquinho verde, confira outras opções que já deram as caras por aqui:

-      Suco de abacaxi com manjericão e rúcula
-      Suco de laranja, salsa e aveia
-      Suco de maracujá com couve e limão
-      Suco de inhame com capim santo e limão cravo

Para outras bebidas (de outras cores também), basta clicar no marcador BEBIDAS, no lado esquerdo do blog.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Marmita: salmão com mel e mostarda em crosta de gergelim e legumes assados


Essa receita é a prova de que é possível comer bem sem gastar muito (dinheiro e tempo). Achei um filé de salmão em promoção no supermercado. Comprei 700gr por R$15,00, e resolvi que faria o peixe assado. Para começar, dei aquela temperada básica com sal, pimenta-do-reino, alho picadinho e limão, e deixei marinando, enquanto cuidava dos legumes. Piquei a batata e a cenoura (como eram orgânicas, deixei a casca) e levei para cozinhar rapidamente no vapor, o suficiente apenas para ficarem mais tenras. Se estivesse preparando uma carne, que demora mais para assar, poderia pular essa etapa. Acontece que o peixe cozinha rápido, e eu queria fazer tudo na mesma assadeira.

Enquanto os legumes cozinhavam, sequei bem o peixe com papel toalha, coloquei em uma assaseira com a pele virada para baixo, e espalhei por cima cerca de 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de mostarda l`ancienne (o sabor ficou bem discreto, da próxima eu dobraria essas quantidades). Coloquei por cima uma mistura de gergelim claro e escuro, pressionando bem para aderir ao peixe. Espalhei em volta as batatas e cenouras, e acrescentei ainda couve-flor e cebola roxa picadas. Como são legumes mais macios, podem ir ao formo ainda crus: a ideia é que fique tudo pronto ao mesmo tempo.Temperei os legumes com sal, pimenta, alecrim e azeite, e levei ao forno médio preaquecido. No meu forno, levou cerca de 30 minutos para ficar no ponto. Essa quantidade se peixe dá para umas 3 ou 4 porções, isso mais os legumes, vocês podem ver que cada porção deve sair por menos de R$7,00! No meu caso, como somos apenas 2, sobrou um bom pedaço de salmão, que usei para fazer uns crepes divinos (passo a receita depois, ok?).

PS: desculpa a foto uó! Tirei à noite, com o celular...rs

domingo, 5 de maio de 2013

Couve-flor assada com páprica

Já havia visto, aqui e ali, receitas de couve-flor assada, mas nunca havia experimentado. Para começar, escolhi a receita mais simples que encontrei, do livro Fresh Flavor Fast, que eu adoro e que nunca me deixou na mão. Gosto tanto deste livro que já comprei outro da mesma coleção, o Great Food Fast

Bom, daí você me pergunta: mas e a couve-flor? Ficou excelente! Muito melhor do que cozida, pois fica macia, tenra, mas ao mesmo tempo mais sequinha, já não absorve a água que seria utilizada para cozinhar.   E a receita é mesmo muito simples. Basta separar os floretes de 1 couve-flor grande, e acrescentar 2 colheres de sopa de azeite, 1 1/2 colher de chá de páprica (usei uma picante e defumada), mais sal à gosto. Se a sua páprica não for picante, coloque também pimenta-do-reino. Misture bem, coloque em uma assadeira, em camada única, e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos, ou até que fique al dente.


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Quibe de Abóbora



Essa é uma daquelas receitas que a gente prepara de improviso, e que se revelam um verdadeiro tesouro! Da próxima vez, vou experimentar a abóbora assada, para deixar o sabor ainda melhor... Ah! Como eu não tinha hortelã fresca em casa (combina demais com quibe), optei por hidratar o trigo no chá de hortelã. O sabor ficou discreto, mas fez diferença. Claro que se você tiver a erva fresca, é mais vantagem. Mas se não tiver nem fresca, nem seca, basta omitir esse ingrediente e prosseguir com o preparo.

No final da receita, uma variação, usando grão de bico. Não deixe de conferir!

Quibe de Abóbora

-      500 gr de abóbora moranga (sem casca e sementes)
-      1 xícara de trigo para quibe
-      2 cebolas
-      2-3 tomates picados, sem sementes
-      1 xícara de cubinhos de queijo minas
-      2 saquinhos de chá de hortelã (opcional)
-      azeite, salsinha, cebolinha, sal e pimenta a gosto


Preaqueça o forno a 180°. Ferva água suficiente para cobrir o trigo, pelo menos 1 dedo acima. Antes de despejar sobre o trigo, prepare o chá de hortelã. Tampe e deixe hidratar. Cozinhe a abóbora no vapor, escorra e amasse bem (se você estiver com tempo, melhor ainda seria assar a abóbora). Escorra e esprema o trigo, para retirar o excesso de chá, e misture à abóbora picada.

Pegue uma das cebolas, parta ao meio, e corte fatias finas, em meia lua. A outra cebola você vai picar em cubinhos. Tempere o quibe com sal, pimenta, um fio de azeite, e metade da cebola em cubinhos, salsinha e cebolinha (se tiver hortelã, misture também) . Coloque metade da mistura em uma travessa untada com azeite, amassando bem. Recheie com tomate, queijo, a outra metade da cebola em cubos, salsinha e cebolinha. Tampe com a outra metade do quibe, alisando bem a superfície. Cubra com as fatias de cebola em meia lua, e finalize com outro fio de azeite. Leve para assar até dourar a superfície, e chamuscar ligeiramente as cebolas, para que fiquem crocantes

Obs.: eu já fiz uma receita parecida, usando grão de bico cozido e amassado no lugar da abóbora (foto abaixo), e recheada com o antepasto de berinjela. Ficou bom também, embora eu ainda prefira o sabor da abóbora...