sábado, 21 de dezembro de 2013

Aperitivo crocante (e picante) de grão de bico


Gente, e essa correria de final do ano? Não sei o que acontece nessa época, parece que o relógio acelera, a gente corre atrás para acompanhar, e tudo vira uma loucura! Tenho um monte de coisa para postar, mas cadê tempo? No meio dessa confusão toda, esse aperitivo de grão de bico foi uma grata surpresa. Rápido de preparar (basta misturar tudo e colocar no forno) e muito gostoso. Para comer no lugar da pipoca, assistindo a um filme, ou para servir como aperitivo, nas festas e encontrinhos de final de ano. A páprica (amo!) dá um gostinho especial, não deixe de colocar.

Aperitivo de grão de bico
(receita daqui)
rendimento: 2 xícaras

-      2 latas de grão de bico
-      3 colheres de sopa de azeite de oliva
-      1 1/2 colher de chá de sal grosso moído (usei sal rosa do himalaia- se for usar sal refinado diminua um pouco a quantidade)
-      1 colher de chá de páprica picante defumada

Preaqueça o forno a 230° (temperatura alta). Coloque o grão de bico em uma peneira, lave e escorra. Seque com papel toalha e transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga. Acrescente o azeite e mexa para distribuí-lo bem. Espalhe em uma camada única e asse, mexendo ocasionalmente, até dicar bem dourardo e crocante (cerca de 40 minutos, a depender do forno de cada um). Retire do forno, polvilhe o sal e a páprica, e deixe assar por mais 2-3 minutos. Transfira para uma vasilha forrada com papel toalha e deixe esfriar. O grão de bico pode ser guardado em um pote hermeticamente fechado por até 2 dias, em temperatura ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário