segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Bolo de Natal com frutas secas e nozes


Então é Nataaaaaal... Época de sofrer com a Simone tocando no último volume em todas as lojas de departamento, mas também um período de muita união. Hora de confraternizar, de dar e receber, não apenas presentes, mas carinho, amor e amizade; tempo de desejar e fazer o bem. Claro, praticar o bem deve ser feito o ano todo, não só no Natal, mas nessa época é inegável que esse desejo (e a boa vontade) afloram nas pessoas.

Esse bolo tem muito a ver com isso. As frutas secas e as nozes estão sempre associadas à abundância, à fartura, e a receita rende 2 bolos, o que já é um incentivo a partilhar, a presentear. Se forem usadas forminhas de bolo inglês, o rendimento é ainda maior (mais gente para distribuir). Pensando bem, talvez essas forminhas sejam até mais indicadas do que as formas redondas originais, pois esse é um daqueles bolos incrivelmente deliciosos, mas que satisfazem com uma fatia pequena, graças à imensa quantidade de frutas. O ideal é começar a fazer com antecedência, para que as frutas macerem bem. 

Bom, desejo a todos os leitores do blog um Feliz Natal, repleto de paz, saúde e alegrias! Boas Festas!


Bolo de Natal com frutas secas e nozes
(receita um nadinha adaptada daqui)
rendimento: 2 bolos com 20 cm ou 5-6 forminhas de bolo inglês

-      12 xícaras de frutas secas variadas (pode ser passas claras, escuras, damascos, tâmaras, cranberries, cerejas, frutas cristalizadas, ameixa, etc)
-      3/4 xícara de mel
-      1  1/2 xícara de conhaque
-      150gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente, mais um pouco para untar
-      2 1/4 xícaras de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar nas formas
-      1 colher de sopa mal cheia de sal
-      1 1/2 colher de chá de gengibre em pó
-      1 1/2 colher de chá de canela em pó
-      1 colher de chá de cravo em pó
-      2 xícaras de nozes grosseiramente picadas
-      1 1/4 xícara de açúcar
-      7 ovos grandes, orgânicos ou caipiras
-      raspas da casca de 1 laranja grande
-      1 1/2 xícara de geleia de damasco
-      frutas secas ou frescas variadas para decorar

Em uma vasilha bem grande, de cerâmica, vidro ou plástico (não use metal), misture as frutas secas, o mel e o conhaque. Cubra com filme plástico e deixe macerar, em temperatura ambiente, por no mínimo 1 dia, e no máximo 2 semanas. Eu usei uma mistura de passas claras, escuras e vermelhas, damascos, cerejas e frutas cristalizadas, e deixei apurar por 5 dias. Todos os dias eu dava uma mexida nas frutas, para evitar que a parte de cima ficasse ressecada, pois a quantidade de bebida utilizada não era suficiente para cobrir tudo.

Preaqueça o forno a 135°. Unte e enfarinhe generosamente 2 formas com 20cm (ou 5-6 forminhas de bolo inglês - se forem aquelas de papelão pule esta etapa). Peneire a farinha, sal, gengibre, canela e cravo em uma vasilha. Junte as nozes, misture e reserve.

Na batedeira, com o batedor de arame, bata a manteiga e o açúcar, em velocidade média, até ficar claro e fofo (2-3 minutos). Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição e raspando as laterais da vasilha sempre que necessário. Transfira para uma tigela bem grande. Com uma espátula de silicone, junte a mistura de farinha e nozes, e as frutas com as raspas da laranja (escorra qualquer excesso de líquido com uma peneira). Mexa até que as frutas e nozes fiquem bem distribuídas.

Divida a massa nas formas e leve para assar por cerca de 2 horas. Faça o teste do palito: ele deve sair ainda com algumas migalhas úmidas de massa (se você for usar as forminhas de bolo inglês, provavelmente levará menos tempo. Coloque sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Para decorar os bolos, coloque em uma panela a geleia de damasco com 1/2 xícara de água, e mexa até dissolver. Passe por uma peneira, para retirar os pedaços de damasco, e pincele a superfície dos bolos com a mistura ainda quente. Decore com frutas secas ou nozes, e pincele mais um pouco de geleia para deixar com um brilho bem bonito. Eu ainda arrematei o bolo com um laço de fita, e achei que ficou um charme! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário