sábado, 22 de março de 2014

Muffins de blueberry com manteiga noisette


Vou direto ao assunto: essa receita é sensacional! Um dos melhores muffins que já fiz! A manteiga noisette ou queimada, ou ainda manteiga de avelã (beurre noisette ou beurre noir na França, brown butter nos Estados Unidos) dá um sabor todo especial à receita, por isso nem pense em pular esta etapa! Se você conseguir blueberries frescas, por favor, FAÇA ESTA RECEITA.

Muffins de blueberry e manteiga noisette
receita daqui
rendimento: 12 muffins

Bolo:
-      7 colheres de sopa de manteiga sem sal
-      1/3 xícara de leite
-      1 ovo grande, orgânico ou caipira
-      1 gema de ovo (não coloquei, o meu ovo era bem grande)
-      1 colher de chá de extrato de baunilha
-      1 1/2 xícara de farinha de trigo
-      3/4 xícara de açúcar cristal
-      1 1/2 colher de chá de fermento
-      3/4 colher de chá de sal
-      2 xícaras de blueberries frescas (o livro diz que poderiam ser congeladas, já descongeladas e escorridas, mas eu não testei)
Cobertura:
-      3 colheres de sopa de manteiga gelada em cubos
-      1/2 xícara de farinha de trigo
-      3 colheres de sopa de açúcar cristal


Preaqueça o forno a 190°. Coloque as forminhas de papel na forma de muffins, ou unte bem.

Para fazer a manteiga noisette: derreta a manteiga em uma panela pequena, em fogo médio. Fique de olho e não faça outra coisa enquanto isso. A manteiga vai derreter, espumar, e começar a crepitar (estalar). É a água saindo da manteiga. Os estalos vão persistir e a manteiga vai começar a escurecer rápido. Remova do fogo quando os pequenos sólidos da manteiga ficarem com um tom marrom médio, e a manteiga cheirar levemente a avelãs (daí o nome). Imediatamente passe para outra vasilha, para que não continue a queimar com o calor da panela. Deixe esfriar um pouco.

Em uma vasilha, misture o leite, o ovo, a gema, e a baunilha. Junte a manteiga e misture bem. Em outra vasilha, misture  a farinha, açúcar, fermento e sal. Junte a mistura de leite de uma vez, e mexa gentilmente. Acrescente as blueberries e continue mexendo gentilmente, só para espalhá-las pela massa. Coloque nas forminhas. 

Para fazer a cobertura, coloque todos os ingredientes em uma vasilha e vá esfarelando com a ponta dos dedos, até ficar como uma farofa grossa. Distribua igualmente sobre os muffins e leve para o forno. Asse por cerca de 20 minutos (pode ser mais ou menos, depende do forno de cada um - faça o teste do palito). Deixe esfriar por cerca de 15 minutos antes de retirar das forminhas. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Os muffins duram cerca de 3 dias, em temperatura ambiente, mas ficam melhor no dia em que foram feitos. Eu congelei uma parte e deu super certo. Na hora de servir é só aquecer no microondas (no meu são 20-30 segundos para 1 bolinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário