domingo, 9 de março de 2014

Pão integral de aveia


Depois de uma overdose de Lepo Lepo e Beijinho no Ombro, voltamos à nossa programação normal, e podemos dizer que o ano finalmente começou...

Há algum tempo venho tentando fazer o meu próprio pão, mas não sou nada particularmente boa em panificação, tanto que já pensei até em me inscrever em um desses cursos do SESC (ou seria SESI, ou SENAI... nunca sei qual). Entretanto, enquanto não acho tempo para fazer o curso, e depois de alguns fracassos retumbantes e muito desperdício, resolvi investir em alguns itens que poderiam me ajudar: comprei uma boa batedeira e um termômetro de forno. Como resultado, estou conseguindo fazer alguns pães comíveis, outros razoavelmente dignos, e alguns realmente bons, que me deixaram muito orgulhosa, como esse pão integral de aveia, um dos melhores que já fiz. O sabor é excelente, o miolo ficou fofinho, é ótimo para fatiar. Ah! Rende 2 pães, e eles congelam muito bem... Palmas para mim! =]

Pão integral de aveia
(receita do livro Gourmet Today, que eu encontrei aqui)
rendimento: 2 pães

-      2 xícaras de leite integral
-      1 xícara de aveia em flocos, mais um punhado para polvilhar (usei aveia em flocos finos na massa, e flocos grossos para  polvilhar)
-      1/2 xícara de água morna
-      2 colheres de sopa de fermento ativo seco
-      1/2 xícara de mel
-      4 colheres de sopa de manteiga derretida e fria, mais um pouco para untar
-      3 xícaras de farinha de trigo integral orgânica
-      cerca de 2 xícaras de farinha de trigo branca orgânica
-      1 colher de sopa de sal
-      1 ovo, ligeiramente batido com 1 colher de sopa água, para pincelar



Aqueça o leite em uma panela média em fogo baixo, até que esteja quente, mas não fervendo. Desligue o fogo, junte a aveia, tampe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que esteja morno. Em uma tigela, misture a água, o fermento e o mel, e deixe por 5 minutos, até espumar. Misture ao mingau de aveia, que deve estar morninho, e não quente, para não matar o fermento. 

Na tigela da batedeira (ou em uma vasilha grande, caso opte por fazer na mão) misture a farinha integral, 1 xícara da farinha branca e o sal. Junte o mingau, a manteiga, e bata na velocidade 1 ou 2 (ou misture com uma colher de pau) até formar uma massa macia. Se estiver muito mole, coloque mais farinha, 1 colher de cada vez, e bata por cerca de 8 minutos. Se estiver fazendo na mão, transfira para uma superfície enfarinhada e sove, juntando farinha o suficiente apenas para evitar que a massa grude nas mãos. Lembre-se que é preferível uma massa mais úmida do que uma seca e dura. Por isso, mão leve na farinha. No meu caso, devo ter colocado ao todo cerca de 1 1/2 xícara de farinha branca. 

Faça uma bola e transfira para uma tigela grande, untada com azeite (gire a massa para que fique coberta de óleo). Cubra com filme plástico e deixe fermentar até dobrar de tamanho (entre 60 e 90 minutos). Unte 2 formas de pão com manteiga. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove um pouco, para tirar as bolhas de ar. Divida ao meio e molde os pães para caber nas formas. Cubra com um pano de prato e deixe fermentar até dobrar de tamanho (cerca de 60 minutos).

Coloque a grade no meio do forno e preaqueça a 190°. Pincele o topo dos pães com o ovo batido e polvilhe a aveia. Leve ao forno e asse até que fiquem bem dourados. Um jeito de ver quando o pão está pronto é dar um soquinho na parte de baixo: o som deve ser oco (solte as laterais com uma faca, para poder retirar o pão e testar). Remova das formas e deixe esfriar em uma gradinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário