sábado, 26 de abril de 2014

Creme de couve-flor


Friozinho chegando (benzadeus!), é hora de começar a pensar em sopas, ensopados, crumbles... Eu adoro essa época! Esse creme de couve-flor é uma excelente opção para as noites frias. Possui sabor suave, delicado, e fica pronto em pouco tempo. Essa é a adaptação de uma receita francesa (encontrei aqui), chamada Potage à La Du Barry, em homenagem à Madame Du Barry, amante do Rei Luís XV. 

Creme de couve-flor
(receita adaptada daqui)
3-4 porções

-      300 g de couve-flor em pedaços
-      1 colher de sopa de manteiga
-      1 cebola pequena picada finamente
-      1 alho poró pequeno, em rodelas finas (só a parte clara)
-      500 ml de leite
-      250 ml de creme de leite fresco
-      azeite extravirgem
-      salsinha e cebolinha picadinhas
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora
-      torradas ou croûtons para acompanhar

Em uma panela, coloque a manteiga,  um fio de azeite e refogue a cebola e o alho poró, sem deixar dourar. Junte a couve-flor, acrescente o leite, o creme de leite e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Se estiver muito grosso, junte 100 ml de água. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Quando a couve-flor estiver cozida, bata no liquidificador (cuidado para não se queimar!), ou diretamente na panela, com o mixer. Polvilhe a salsinha e a cebolinha e sirva acompanhado de um fio de azeite e das torradas. 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Salada de brócolis com grão de bico e tomate


Essa salada é uma delícia, e vale por uma refeição! Ou então pode se transformar em uma charmosa entrada, se servida em verrines/copinhos. O preparo é muito rápido, em vinte minutinhos está tudo pronto.

Salada de brócolis com grão de bico e tomate
rendimento: 6 porções
receita daqui

-      450g de brócolis
-      1 colher de sopa de mostarda Dijon
-      2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
-      2 colheres de sopa de azeite extravirgem
-      1/2 cebola roxa pequena, picadinha
-      2 xícaras de tomatinhos cereja ou sweet grape
-      1 lata de grão de bico (lavar e escorrer bem)
-      sal e pimenta-do-reino

Corte os floretes e pique os talos mais finos dos brócolis (reserve as folhas e os talos mais grossos para usar em outros preparos). Arrume em uma vaporeira e cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até que fique al dente. Em uma vasilha grande, misture a mostarda, vinagre, azeite e cebola, e tempere com sal e pimenta moída na hora. Junte os tomates partidos ao meio, os brócolis e o grão de bico, e misture para distribuir bem o molho. Sirva frio ou em temperatura ambiente.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Chutney de amora


Encontrei amoras frescas, por um bom preço (milagre!), e resolvi levar para casa. De cara pensei em fazer algum doce, mas resolvi fugir do óbvio e pesquisar outras opções. Acabei encontrando essa receita de chutney no site BBC Good Food. Este site, aliás, é ótimo, tem muitas receitas interessantes. Vale à pena adicionar aos favoritos e dar uma fuçada de vez em quando. 

O chutney ficou bem bom! Parece que os ingredientes não combinam entre si, mas no final deu muito certo. Experimentei com queijo e com torradas, e adorei. Ainda não testei com carne, mas acho que pode dar certo. Também já posso imaginá-lo em um buffet de frios, servido por cima de um queijo brie. Hummmmm!

Chutney de amora
(um nadinha adaptado daqui)

-      500g de amoras frescas
-      140g de açúcar
-      220g de cebola roxa, cortadas ao meio e depois em fatias finas
-      2 colheres de sopa de gengibre ralado
-      2 colheres de sopa de mostarda Dijon
-      150ml de vinagre de vinho branco
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Misture todos os ingredientes, exceto o vinagre, em uma panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que as amoras comecem a se romper. Tempere com sal e pimenta a gosto, junte o vinagre e deixe ferver. Uma espuma irá se formar na superfície, e deve ser retirada com uma colher. Continue mexendo, esporadicamente, até que a mistura fique consistente. Retire do fogo e passe para potes esterilizados (eu confesso que não fiz isso, deixei em um pote de vidro limpo, mas não esterilizado, e fui consumindo aos poucos).