Encontrei amoras frescas, por um bom preço (milagre!), e resolvi levar para casa. De cara pensei em fazer algum doce, mas resolvi fugir do óbvio e pesquisar outras opções. Acabei encontrando essa receita de chutney no site BBC Good Food. Este site, aliás, é ótimo, tem muitas receitas interessantes. Vale à pena adicionar aos favoritos e dar uma fuçada de vez em quando.
O chutney ficou bem bom! Parece que os ingredientes não combinam entre si, mas no final deu muito certo. Experimentei com queijo e com torradas, e adorei. Ainda não testei com carne, mas acho que pode dar certo. Também já posso imaginá-lo em um buffet de frios, servido por cima de um queijo brie. Hummmmm!
Chutney de amora
(um nadinha adaptado daqui)
- 500g de amoras frescas
- 140g de açúcar
- 220g de cebola roxa, cortadas ao meio e depois em fatias finas
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
- 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
- 150ml de vinagre de vinho branco
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
Misture todos os ingredientes, exceto o vinagre, em uma panela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que as amoras comecem a se romper. Tempere com sal e pimenta a gosto, junte o vinagre e deixe ferver. Uma espuma irá se formar na superfície, e deve ser retirada com uma colher. Continue mexendo, esporadicamente, até que a mistura fique consistente. Retire do fogo e passe para potes esterilizados (eu confesso que não fiz isso, deixei em um pote de vidro limpo, mas não esterilizado, e fui consumindo aos poucos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário