sábado, 9 de agosto de 2014

Lasanha de abóbora

Essa receita cai muito bem nesse frio que tem feito! Quentinha, cremosa, comfort food total! Tirei do ótimo livro Meatless, da Titia Martha. As receitas dela não falham nunca! Entretanto, por uma questão de gosto, da próxima eu trocaria parte do queijo parmesão por minas ou mozzarella (faço tudo para não escrever muçarela, com essa grafia uó...) e provavelmente aumentaria um pouco a quantidade. Afinal, eu sou mineira, uai! ;-)


Lasanha de abóbora
serve 8 pessoas

-      1 abóbora com cerca de 1,8 kg
-      3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
-      2 1/4 xícara de queijo parmesão ralado (ver observação acima)
-      1/4 xícara de folhas de sálvia frescas (troquei por folhas secas, e reduzi para metade)
-      1/2 colher de chá de noz moscada ralada
-      280 gr de folhas de lasanha (daquelas que não precisam ferver antes)
-      6 xícaras de leite (usei o normal, mas pode até ser o desnatado)
-      5 colheres de sopa de manteiga
-      1/4 xícara mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
-      sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preaqueça o forno a 200°. Parta a abóbora ao meio e retire as sementes. Pincele azeite e tempere com o sal e a pimenta. Coloque em uma assadeira  com a parte cortada virada para baixo e asse por cerca de 1 hora, ou até ficar macia. Deixe esfriar, retire a polpa e amasse/processe até virar um purê.

Enquanto a abóbora assa, prepare o molho béchamel: aqueça o leite em uma leiteira. Em uma panela, derreta a manteiga e misture a farinha. Abaixe o fogo e deixe cozinhar um pouco (cerca de 3 minutos), porém sem deixar a farinha escurecer. Junte o leite aos poucos, e vá misturando com um fouet, para que não empelote. Tempere com o sal, a pimenta e metade da noz moscada. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5-10 minutos, de modo que não fique com gosto de farinha, mexendo sempre para não queimar nem grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco antes de usar.

Em uma vasilha misture o purê de abóbora, 1 xícara de queijo, a sálvia, a outra metade da noz moscada e cerca de 1 colher de chá de sal. Não coloque o sal todo de uma vez, pois essa quantidade pode variar bastante, dependendo do tanto de sal polvilhado na abóbora, e também do queijo utilizado.

Abaixe a temperatura do forno para 190°. Espalhe uma fina camada do molho béchamel (cerda de 1/2 xícara) nos fundos e nas laterais de uma assadeira com 23 x 33 cm. Cubra com folhas de massa. Espalhe cerca de 3/4 xícara do recheio de abóbora e cubra com mais folhas de massa. Depois mais 3/4 xícara de béchamel e 2 colheres de sopa de queijo. Repita as camadas (massa, abóbora, massa, béchamel e queijo) mais uma vez. Coloque uma última camada de massa e por cima o resto do molho branco. Reserve o queijo restante. 

Cubra com uma folha de papel alumínio e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire o papel, polvilhe o queijo e volte ao forno para assar, até que esteja borbulhante e gratinado na superfície (cerca de 35 minutos). Deixe esfriar ligeiramente antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário