domingo, 13 de março de 2011

Frango Empanado na Farofa (assado)

Há tempos que eu estava com desejo de comer frango empanado, mas não queria que fosse frito. Alíás, raramente faço fritura em casa. Não que eu não goste, mas além de não fazer muito bem, suja a cozinha inteira...

Daí que eu estava na casa do meu namorado, preparando a quiche com massa de fubá, e resolvi aproveitar o forno e fazer o frango empanado. Acontece que ele só tinha em casa um resto de farofa, dessa mais simples, sem nada além de tempero e salsinha. Outra limitação é que também não tinham ovos em casa (tinham 2, na verdade, mas seriam usados na quiche). Então, fuçando na internet, encontrei essa receita, que era exatamente o que precisávamos: frango empanado na farofa, sem ovo, e assado. Só mudei duas coisas: troquei a margarina (detesto) por manteiga, e passei os filés pela farinha de trigo primeiro, para que ficassem mais sequinhos.




Frango Empanado na Farofa 

-      500 gr de filezinho de peito de frango
-      50 gr de queijo parmesão ralado
-      150 gr de farofa (pode ser da comprada pronta)
-      40 gr de manteiga derretida 
-      1/2 xícara de farinha de trigo
-      Sal, shoyu, pimenta-do-reino, alho e orégano à gosto

Tempere os filés de frango com sal, shoyu, pimenta-do-reino, alho e orégano à gosto. Se a farofa já estiver salgada, reduza (ou elimine) o sal. Passe os filés pela farinha de trigo, e retire bem o excesso. Passe pela manteiga derretida (se tiver pincel culinário,  melhor ainda) e cubra com a farofa misturada com o queijo, apertando bem. Seja generosa na farofa! Leve para assar em forno médio/alto, por 30-40 minutos, virando na metade do tempo. Use uma fôrma anti-aderente ou uma comum untada.



2 comentários:

  1. Adorei a premissa do post: somos idênticas! Meu problema com fritura é exatamente o mesmo, rs
    Achei bem legal a receita, mas a cara dela é estranha: fica preto! O.O
    Isso acontece por causa do Shoyu ou a farofa queima no forno?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá! Desculpe a demora em publicar o comentário e responder, é que tirei umas mini-férias...

    Na verdade a foto não ajudou muito...risos. Eu só publiquei porque o frango ficou bem gostoso, e achei que seria uma pena não postar. Ele não ficou tão escuro assim, se você clicar na primeira foto (que amplia bastante vai ver) mas tem que observar bem o tempo de forno, pois em baixo deu uma tostadinha. Outra coisa é que na farofa tinha salsinha e cebolinha picada, e essas escureceram (são os pontos mais escuros).

    Se você fizer a receita, volta para contar como foi, tá?

    Um abraço,
    Samantha.

    ResponderExcluir