quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Brownie de chocolate amargo com cerejas para um feliz aniversário



De volta a BH depois de férias deliciosas! Passeamos (eu e o meu Amoreco) pelas Serras Gaúchas, onde conhecemos Bento Gonçalves, Gramado e Canela, e depois fomos para Cabo Frio (em Minas não tem mar, mas mineiro que se preze ADORA uma praia...rs). Foi tudo muito bom, e depois vou tentar escrever um relato sobre os restaurantes e as vinícolas que visitamos no Sul.

Hoje trago uma receita de brownie, preparada especialmente em homenagem ao aniversário do blog Pecado da Gula, um dos melhores da blogosfera, fonte de inspiração e receitas. Ah! As receitas... Já fiz várias, sempre com muito sucesso. Akemi, nunca conversamos, mas gosto muito da sua forma de escrever, do blog alto astral, e das comidinhas que você prepara, por isso espero que goste do docinho de hoje.

A receita do brownie é da Dorie Greenspan, e eu encontrei em seu site oficial. O original levava framboesas frescas, mas na falta eu fui de cerejas secas. Também poderiam ser cerejas glaceadas, ou pecãs, ou damascos... A sua imaginação é o limite! 

Brownie de Chocolate Amargo com Cerejas
(receita daqui)

-      226gr de manteiga sem sal
-      255gr de chocolate amargo picado grosseiramente (usei um com 70% de cacau)
-      1 1/2 de açúcar refinado
-      4 ovos grandes
-      1 colher de chá de extrato de baunilha
-      1/2 colher de chá de sal
-      1 xícara de farinha de trigo
-      cerejas secas à gosto

Pré-aqueça o forno a 160°. Unte levemente uma assadeira de 23x33cm e forre com papel manteiga ou alumínio (não precisa untar demais, é só para o papel firmar). Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e retire do fogo. Junte o açúcar e vá mexendo com o fouet. Vai engrossar e ficar um pouco granuloso, mas é assim mesmo. Acrescente os ovos, um a um, misturando após cada adição. Junte a baunilha e bata bem.

Finalmente, junte a farinha e o sal, mexendo apenas até incorporar os ingredientes. Acrescente as cerejas picadas e verta a massa na forma, nivelando com uma espátula. A Dorie recomenda levar ao forno por 40 minutos, ou até que ao espetar uma faca no centro ela saia limpa. Eu prefiro os brownies um pouco mais úmidos, e retiro do forno quando, ao espetar um palito (achei que usar uma faca ia estragar o doce) ele sai com alguns pedacinhos de massa ainda grudados, o que levou uns 30-35 minutos no meu forno mequetrefe. Retire do forno e espere esfriar para desenformar e cortar. Rende 32 pedaços.

Obs.: para os brownie lovers, tem outra receita >>> AQUI

4 comentários:

  1. Oi, Samantha! Muito obrigada pela participação na "festinha" e pelos elogios ao meu cantinho! Fiquei com um sorriso de orelha a orelha ao ler suas palavras e confesso que tive que me segurar para não morder o monitor! Esse brownie deve ter gostinho de floresta negra, que delícia, adorei!!! Adorei tbm seu pratinho, lembra um que eu tinha e que não sobreviveu à viagem de navio até o Brasil, infelizmente... sniff
    Bjss e novamente obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço! Adoro mesmo seu blog, foi (e ainda é) uma grande inspiração para que eu também criasse um blog para chamar de meu. O pratinho foi pintado pela minha mãe, gosto muito dele!

    ResponderExcluir
  3. Oi Samantha,vim te conhecer e conhecer o seu cantinho e além das receitinhas gostosas,duas outras coisas me chamaram a atenção,seu nome,que é o mesmo que minha irmã,que eu amoooo...e sua viagem ao sul do Brasil.
    Explico...é que sou de Araranguá,Santa Catarina,mas já estou fora do país há um pouco mais que 14 anos,e mesmo sabendo que,provavelmente você não esteve na minha cidade,quando se trata em sul do país,falasse em minha casa,se é que me entende,pois tenhos culturas parecidas,e ótimas lembranças.Vou adorar ler seus relatos sobre lá...por isso,já virei seguidora pra não perder as novidades...adorei tudo que vi por aqui!


    Aqui está meu endereço,se quizer me visitar,vou adorar recebê-la por lá...

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  4. Olá, Shapalmas! Obrigada pela visita e pelos elogios! Passei pelo seu blog e achei muito bacana também! Minha mãe escolheu o meu nome (Samantha) por causa daquela série, A Feiticeira, que ela adorava...hehehehe. Eu AMEI conhecer o sul do país, infelizmente não passamos pela sua cidade, mas é tudo tão lindo, e as pessoas muito simpáticas e acolhedoras! Certamente pretendo voltar...

    Um abraço, e uma ótima semana para você!
    Samantha.

    ResponderExcluir