sábado, 16 de julho de 2011

Chocolate Fudgy Brownies

Estava em casa com o meu sobrinho, e ele me perguntou se a gente não iria preparar nenhuma receita. Perguntei o que ele queria cozinhar, e ele respondeu: Bolo! Eu não tinha muitos ingredientes em casa, mas me lembrei de uma barra de chocolate amargo na despensa e resolvi preparar um brownie que eu vi no livro da Dona Martha, e que usa poucos itens no preparo (sem contar que suja apenas uma vasilha). Eu já falei aqui sobre o livro, mas aproveito pra repetir: comprem que vale muito à pena!

O brownie é muito, muito bom! Denso e  "chocolático" como deve ser, e com uma deliciosa casquinha crocante por cima. Entretanto, é preciso prestar atenção em algumas coisinhas: na primeira vez que eu fiz, por pura hipocrisia para reduzir um pouco a culpa, substituí o açúcar comum pelo light, coisa que já havia feito em outras receitas, sem problemas. Mas nesse caso realmente não ficou legal, talvez por causa do volume, já que o light vai só metade da quantidade indicada. Outra coisa: prestem muita atenção ao tempo de forno! Se, ao espetar o palito na massa, ele sair seco, é porque o browbie passou do ponto. O correto é sair úmido, com alguns pedaços de massa agarrados. Brownie que assa demais vira bolo comum, e fica ressecado... eca!



Chocolate Fudgy Brownies
Receita daqui

-      1 xícara de manteiga sem sal, mais um pouco para untar
-      225gr de chocolate amargo picado
-      1 1/2 xícara de açúcar
-      4 ovos grandes, orgânicos ou caipiras
-      1 colher de chá de extrato de baunilha (fui de essência mesmo)
-      3/4 xícara de farinha de trigo
-      1/2 colher de chá de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma 20x20 e cubra com papel manteiga, deixando uma folga nas laterais, como se fossem duas "alças". Isso facilita na hora de desenformar. Derreta a manteiga e o chocolate no microondas ou em banho maria. Se for utilizar o microondas, regule o tempo para 1 minuto na potência 70, e se não der ligue por mais 1 minuto (em geral é o suficiente). Deixe resfriar, em temperatura ambiente, por 10 a 15 minutos. Eu acho que não esperei nem 10 minutos (vai convencer uma criança de 5 anos!). 

Depois de resfriar, acrescente o açúcar e mexa até incorporar. Junte os ovos, um de cada vez, mexendo até ficar homogêneo, após cada adição. Misture a baunilha. Gentilmente, com uma espátula, junte a farinha e o sal. Não misture demais. Despeje a massa na assadeira e alise com a espátula. Asse  por 40-45 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia com algumas migalhas úmidas grudadas. Inacreditavelmente, no meu forno mequetrefe, levou 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Se você tiver uma gradinha, melhor ainda. Para desenformar, utilize as "alças" de papel. 


Essa é uma das melhores partes: raspar a vasilha! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário